As cidades da Serra da Canastra
29/11/2016

As cidades da Serra da Canastra

 Serra da Canastra, ou Parque Nacional da Serra da Canastra, situado em Minas Gerais, é um dos parques mais importantes de todo o Brasil, abrigando em seus 200 mil hectares as mais incríveis paisagens naturais como cachoeiras, mirantes, imensos paredões rochosos, vales, riquíssima flora e fauna, além de ser localização da nascente histórica do rio São Francisco, um dos mais importantes cursos d’água da América do Sul. Por ser uma área muito extensa que chega a abranger seis municípios do estado, nós reunimos as principais cidades da Serra da Canastra para que você conheça um pouco mais sobre a região.

Sacramento: Localizada entre a região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, a cidade dá principal acesso para que vem pelo lado oeste do Parque da Serra. Além de suas belezas naturais, que contam com diversas cachoeiras, córregos, ribeirões, lagos artificiais e ainda a maior gruta de arenito das Américas, seu turismo é também muito focado na riquíssima história e cultura da época colonial, quando o município foi pioneiro na exportação de café. Antigamente, costumava ser um distrito de Desemboque, povoado mais antigo da região, durante a época do garimpo do ouro, mas, hoje, o vilarejo se tornou distrito de Sacramento e atrai muitos turistas com suas importantes construções históricas.


Foto: Tatu na Rede

São Roque de Minas: Uma cidade muito tipicamente mineira, que mantém os costumes e as tradições do interior, a região abriga a maior parte do Parque Nacional da Serra da Canastra e também onde estão suas maiores atrações, como a nascente histórica do rio São Francisco e a sexta maior cachoeira do Brasil. Além disso, conta ainda com outras centenas de cachoeiras belíssimas, trilhas em meio à vegetação de transição entre cerrado e mata atlântica, imensos paredões rochosos, piscinas naturais de águas cristalinas e muitas outras paisagens de tirar o fôlego. O município também tem ótima infraestrutura turística e é famoso pela sua produção do tradicional queijo canastra, produzido há mais de 200 anos na região.


  Quer ir mais a fundo? Conheça nossos pacotes de viagem para Serra da Canastra com base em São Roque de Minas



Foto: SCastro

Capitólio: Localizado entre o Parque da Serra da Canastra e o Lago de Furnas (conhecido como o “Mar de Minas”), faz parte de uma região muito privilegiada, pois a serra, ao encontrar a represa de Furnas, que é um dos maiores lagos artificiais do mundo, ganha impressionantes paisagens, como imensos paredões de pedra, cachoeiras, piscinas naturais, grutas, cânions e uma praia artificial. O município é também chamado de “Rainha dos Lagos” devido ao tamanho de sua represa, mas seu turismo vai muito além de sua natureza – a cidade conta ainda com diversas atrações históricas e culturais, como suas lojas de artesanato e igrejas, que reúnem muita tradição mineira.


Foto: icapitolio

Delfinópolis: Situada entre a Represa de Peixoto e o Parque da Serra, nos arredores das serras da Canastra e da Babilônia, esse pequeno município do sudoeste de Minas Gerais é outra região privilegiada do estado, já que abriga mais de cem cachoeiras, inúmeras trilhas ecológicas, vales, algumas das mais belas paisagens de cerrado e uma rica e diversificada fauna e flora. A cidade também dispõe de boa infraestrutura turística com pousadas, restaurantes e um centro de informações logo no portal de sua principal via, além de atrair diversos fãs de esportes de aventura, pois oferece excelentes condições para a prática de atividades como canionismo, rapel, tirolesa, trekking, entre outras (por isso ganhou o apelido de “Paraíso do Ecoturismo”).


Foto: Minas Gerais Brasil

Vargem Bonita: Essa é a primeira cidade em que passa o rio São Francisco, além de ser um dos pontos de partida para chegar à mais famosa cachoeira da Serra da Canastra (e sexta maior do Brasil), por isso, assim como São Roque de Minas, é um dos melhores lugares para se hospedar, devido à facilidade de acesso ao Parque Nacional e suas principais atrações. O município é também cortado por vários riachos que formam praias de água doce, muitas outras cachoeiras e corredeiras de águas cristalinas originadas desse histórico rio, o que a torna um ótimo lugar tanto para descansar e se aventurar. Outro famoso atrativo da região é seu artesanato de produtos e o garimpo artesanal de diamantes.

Flavio Nodomi

Praticante de mergulho autônomo, trekking e escalada. Amante de fotografia, viagem e natureza, já viajou para diversos países e cidades brasileiras registrando em fotos alguns dos cenários naturais mais bonitos do mundo.