O que fazer no Parque Nacional do Jalapão

O Jalapão, ou Parque Estadual do Jalapão, como foi definido em 2001 com o intuito de preservar seus diversos recursos naturais, é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza. Um oásis localizado no coração do Brasil, no estado de Tocantins, o parque possui 34 mil quilômetros quadrados, sendo maior até que os estados de Sergipe e Alagoas, e abrange os municípios de Ponta Alta do Tocantins, Mateiros, São Félix do Tocantins, Lizarda, Novo Acordo, Rio Sono, Santa Tereza do Tocantins, Lagoa do Tocantins e Rio da Conceição.

O Jalapão, por ainda ser pouco conhecido e muito afastado, é um dos únicos locais do país onde a natureza ainda se encontra quase intocável e, por isso, é possível encontrar paisagens realmente exuberantes por lá. Com um cenário composto por cachoeiras com quedas d’água de grandes metros de altura, dunas de areia dourada, rios da água mais cristalina imaginável e uma mistura de vegetação de cerrado e caatinga, não faltam opções para se fazer no Jalapão para entrar em contato com a natureza e toda essa beleza cênica.

Como é uma região muito vasta e repleta de encantos naturais, há muitos passeios para fazer e você poderá optar tanto por atividades mais tranquilas ou então por aquelas com uma carga maior de emoção, dependendo de seu gosto e preferência pessoais.

É importante ressaltar que o Jalapão ainda está se abrindo para o turismo e por isso oferece uma experiência simples e autêntica. No Jalapão não existem hotéis ou resorts, toda acomodação fica por conta de pousadinhas simples, porém aconchegantes, como é o caso da Águas do Jalapão. O mesmo vale para os restaurantes, são cheios de simplicidade e acolhimento e especialistas em comida caseira.