O que fazer na Ilha do Bananal - TO
Considerada a maior ilha fluvial do planeta, a Ilha do Bananal conta com uma extensa área de cerca de 25 mil quilômetros quadrados, cercada por dois grandes rios, o Javaés e o Araguaia, que abrangem os estados de Tocantins com Goiás e Mato Grosso, e algumas cidades tocantinenses, como Pium, Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia, Caseara, Peixe, Gurupi e Marianópolis. Por estar situada na faixa de transição entre a Floresta Amazônica e o cerrado, a região abriga riquíssimas e diversificadas flora e fauna, sendo um dos maiores santuários ecológicos do Brasil, e tem também grande relevância cultural para o país por se tratar de uma importante área de habitação indígena. Por ser um local privilegiado com diversas belezas naturais e ainda alguns tesouros históricos, a ilha pode oferecer tanto aventura quanto sossego com muitas opções de atividades e atrativos que irão agradar até o viajante mais experiente.
-
1. Praias fluviais: A maioria das mais belas praias da Ilha do Bananal estão situadas em Caseara, que se formam ao longo dos rios Caiapó, Coco e Araguaia, sendo as principais dela as praias Travessão, Paredão, do Sol, do Avião e do Gado. Outra famosa praia é também a que deu nome ao município Lagoa da Confusão, uma das poucas que não fica nos rios Araguaia ou Tocantins.
2. Observação de aves: Essa atividade é muito popular na ilha, principalmente na cidade de Formoso do Araguaia, o maior município da região, por abrigar uma abundância das mais variadas espécies de pássaros. Como a Ilha do Bananal abrange três diferentes biomas (cerrado, floresta amazônica e pantanal), sua avifauna é muito diversificada, onde pode-se observar harpias, araras-azuis, emas e codornas, entre muitos outros.
3. Pesca esportiva: Essa é uma atividade extremamente popular da Ilha do Bananal devido à grande variedade e quantidade de peixes que habitam o rio Araguaia. Pode ser praticada tanto no Parque Estadual do Cantão ou na lagoa da cidade de Lagoa da Confusão.
4. Projeto Quelônio: Projeto de grande destaque do município de Lagoa da Confusão, tem como seu objetivo proteger e preservar os filhotes das tartarugas-da-Amazônia, que desovam nas praias da região. Os visitantes podem observar esses incríveis animais e aprender um pouco mais sobre eles e sobre a história da ilha. -
1. Parque Estadual do Cantão: Com uma área de aproximadamente 90 mil hectares, abrangendo os municípios de Caseara e Pium, esse parque é considerado um santuário ecológico de vida silvestre situado no entorno da Ilha do Bananal que contém mais de mil lagos e florestas inundáveis, típicos dos igapós amazônicos, que permitem trilhas e expedições em canoas ou caiaques para que todos seus visitantes possam observar a riqueza local de suas diversas espécies.
2. Parque Nacional do Araguaia: Abrangendo parte dos municípios de Pium e de Lagoa da Confusão, essa importante unidade de conservação, ao norte da Ilha de Bananal, divide sua área com aldeias indígenas e abriga inúmeras espécies de vegetação e de animais, muitos, inclusive, ameaçados de extinção. Em meio à mata nativa, o visitante poderá admirar toda essa biodiversidade, como ainda praticar pesca esportiva e algumas atividades radicais, como rafting e arvorismo.
3. Trilhas: Existem várias opções de trilhas ecológicas na ilha que podem ser feitas tanto a pé quanto a cavalo, algumas sendo feitas em parte através de barcos também, passando por pântanos, lagos, morros e muita vegetação nativa. Uma das opções mais populares de trilha entre os viajantes é o trekking fotográfico, onde se vê algumas das paisagens mais deslumbrantes.