10 passeios imperdíveis no Jalapão por Desviantes
03/11/2020

10 passeios imperdíveis no Jalapão por Desviantes

1. Pedra Furada

Essa fascinante formação rochosa se trata de um enorme conjunto de blocos de arenito esculpido pela ação da natureza há milhões de anos de atrás e, como consequência, formaram-se curiosos “furos” em suas rochas com formatos de arcos e, por isso, ficou com a aparência de uma “pedra furada” – daí a origem de seu nome. A melhor forma de conhecer esse atrativo interessante é no começo ou final da tarde, pois assistir ao nascer ou pôr-do-sol de seu topo é uma das paisagens mais impressionantes e marcantes que você presenciará.



2. Cachoeira da Velha

Essa é uma das mais famosas cachoeiras do Jalapão e o motivo disso provavelmente se deve ao fato de ser também a maior de todas, com 100 metros de largura e uma queda d’água de cerca de 20 metros, formando dois semicírculos que geram muita potência em suas quedas. Inclusive, por conta dessa grande força com que as águas caem, não é mais permitido mergulhar muito próximo da cachoeira, mas é possível praticar rafting para chegar bem próxima dela, mas com total segurança.



3. Prainha do Rio Novo

Apesar do Jalapão ter recebido o apelido de “deserto brasileiro”, há muitas provas que contestam isso, e uma delas é a praia fluvial do Rio Novo, considerado um dos maiores rios de água potável do mundo – por isso, é o ponto ideal para praticar mergulho, principalmente porque essa prainha conta com uma espécie de piscina natural translúcida que permite observar facilmente os peixinhos.



4. Pôr-do-sol nas dunas

Outro ponto espetacular para assistir o pôr-do-sol no Jalapão, as dunas formam o cartão-postal mais famoso da região e não é à toa – seus altos bancos de areias alaranjadas se estendem por milhares de quilômetros até desaparecerem de vista e é um cenário simplesmente encantador. Subir até os topos dessas dunas ao final da tarde para presenciar um dos pores-do-sol mais lindos do Brasil se tornou um dos principais atrativos para conhecer no Jalapão.



5. Mirante da Serra do Espírito Santo

Outro famoso cartão-postal da região, a Serra do Espírito Santo é um verdadeiro monumento natural e também o responsável pelas dunas alaranjadas – sua formação arenosa, juntamente com a ação dos ventos, acabou “levando” as areias até o ponto onde estão e dando forma a essas dunas de 40 metros de altura. Para alcançar seu mirante, que descortina a vista panorâmica mais privilegiada e deslumbrante do Jalapão inteiro, é necessário encarar uma trilha íngreme e desafiadora de aproximadamente oito quilômetros de extensão, mas acredite: o esforço vale a pena!




 Confira os pacotes para o Jalapão aqui



6. Fervedouro do Buritizinho

Os fervedouros são alguns dos atrativos mais populares do Jalapão – além de serem ótimos para um mergulho relaxante, já que se trata de pequenos poços com águas quentes e muito transparentes, são também fascinantes por conta de um fenômeno chamado ressurgência que impedem que as pessoas afundem. O fervedouro do Buritizinho ganha destaque especial por sua extrema beleza, o que se deve principalmente ao tom azul hipnotizante de suas águas.



7. Fervedouro Bela Vista

Outro fervedouro que merece destaque na lista é o da Bela Vista, pois além de ser o maior do Jalapão, com 15 metros de diâmetro de águas extremamente cristalinas e incrivelmente azuis, possui também um charme extra: uma escadinha que existe na beirada de seu poço e garante fotos muito legais e deslumbrantes.



8. Cachoeira do Formiga

Mais uma cachoeira que não pode de maneira nenhuma ficar de fora da lista é a Cachoeira do Formiga, que, apesar de ter uma queda pequena, tem um poço profundo e que ganha muito destaque aqui simplesmente por causa de suas águas de cores estonteantes, que variam do azul ao verde, e extremamente convidativas a um mergulho delicioso.



9. Comunidade Mumbuca

Esse vilarejo, moradia da maioria de descendentes de escravos e onde a tradição do famoso artesanato com capim dourado surgiu, é um passeio fascinante e maravilhoso para aprender um pouco mais sobre a cultura, história e vida cotidiana dessa população. Além disso, é possível também comprar os produtos que são feitos com sua matéria-prima por uma associação de artesãs desse povoado que produz e vende peças artesanais, como brincos, bolsas, chapéus, cestas, entre outras.


Artesanato com capim dourado

10. Serra da Catedral

Mais uma formação rochosa muito imponente e impressionante do Jalapão, a Serra da Catedral recebeu esse nome por causa de seu formato, que realmente lembra a fachada de uma catedral. É um dos melhores passeios para quem quer contemplar um cenário de tirar o fôlego a partir de uma vista panorâmica e extremamente privilegiada de toda a região.


Foto: Rogério S. Freitas

ATENÇÃO: DEVIDO A PANDEMIA DE CORONAVIRUS (COVID-19), ALGUMAS ATRAÇÕES ESTÃO SUSPENSAS PARA A SEGURANÇA DOS VIAJANTES E CIDADÃOS LOCAIS. PEDIMOS A COMPREENSÃO E ESTAMOS À DISPOSIÇÃO PARA QUAISQUER ESCLARECIMENTOS. 

Equipe Desviantes
O Desviantes é um portal de turismo de aventura e ecoturismo que surgiu para estimular o contato com a natureza através do turismo e dos esportes de aventura.