10 trilhas no Rio de Janeiro para os amantes de Trekking
11/04/2017

10 trilhas no Rio de Janeiro para os amantes de Trekking

Trilhas exigem esforço, mas são sempre recompensadoras. Conheça 10 trekkings no Rio de Janeiro que farão uma lágrima escorrer dos seus olhos de tanta beleza que você vai encontrar:

1. Pedra da Macela
Uma impressionante montanha que chega a mais de 1.800 metros de altitude, a Pedra da Macela está localizada na Serra da Bocaina, na divisa entre os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, e, de seu topo, se tem uma belíssima vista de 360º da Ilha Grande e das baías de Angra dos Reis e Paraty. Para admirar essa paisagem é muito fácil e um ótimo começo para quem quer experimentar essa atividade de aventura, pois trata-se de uma trilha leve de cinco quilômetros (ida e volta) em estrada asfaltada e que leva até menos de uma hora para completá-la. O Início da trilha fica em uma estrada de terra acessada através da famosa Cunha-Paraty, rodovia que interliga os dois munícipios.


Foto: Gabriel Toledo

2. Morro Dois Irmãos
Um dos cartões-postais do Rio de Janeiro, o Morro Dois Irmãos é uma bela formação rochosa situada no bairro do Vidigal que, a partir de seu cume, a mais de 500 metros de altitude, fornece uma impressionante vista de 360º de onde é possível observar diversas áreas da cidade, desde Ipanema, Leblon e Lagoa até as Ilhas Cagarras, Niterói e o Oceano Atlântico. O trekking é considerado fácil e possui menos de dois quilômetros de extensão, podendo completá-lo em duas horas.


Foto: Finestrino

3. Pico da Tijuca
A montanha mais alta do Parque Nacional da Tijuca, com um pouco mais de mil metros de altitude, o Pico da Tijuca descortina uma vista panorâmica muito privilegiada de todos os cantos da cidade do Rio de Janeiro. Apesar de ser tão alta, a trilha até seu topo é considerada fácil por ser curta (são menos de três quilômetros com duração de cerca de uma hora e meia), muito bem sinalizada e também protegida do sol durante a maior parte do percurso.


Foto: Vitor Marigo

   Clique e Conheça os roteiros de Trekking do Desviantes!


4. Ponta da Joatinga
Em uma península situada em Paraty, ao sul do Rio de Janeiro, esse é um dos trekkings mais cênicos do Brasil, passando por praias desertas e exuberantes, montanhas que escondem cachoeiras e por uma vasta área coberta de mata atlântica. Tudo isso poderá ser visto durante a trilha de vinte quilômetros e alguns trechos de barco. A duração média é de três dias e o nível é de moderado a difícil, dependendo da experiência do praticante.



5. Petrópolis-Teresópolis
Situado no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, é considerado um dos trekkings mais bonitos do Brasil e também se tornou uma atração muito popular entre os praticantes de trekking por causa do seu alto nível de dificuldade – são trinta quilômetros que podem durar até três dias de caminhada, mas a recompensa é muito grande durante o percurso inteiro. A grande maioria dos viajantes inicia a trilha por Petrópolis, que é a opção mais tradicional.



6. Volta da Ilha Grande
Ilha Grande, no estado do Rio de Janeiro, é a maior das ilhas da baía de Angra dos Reis, reunindo nada mais, nada menos que cem praias, e a melhor maneira para conhecê-las é através da trilha que dá a volta “360” pela região. O trekking é considerado difícil, pois tem um percurso de mais de cinquenta quilômetros de distância que pode durar de três a cinco dias para realizá-lo por completo, mas o esforço físico é totalmente recompensado com o paraíso natural que você encontrará lá. É importante saber que veículos não podem circular dentro da ilha (é apenas acessível por barco) e não existem balsas para veículos.


Foto: Expedição Andando por Aí

7. Pico das Agulhas Negras
Situado no primeiro Parque Nacional do Brasil, o de Itatiaia (que se estende pelo estado do Rio de Janeiro e de Minas Gerais até a divisa com São Paulo), a trilha do Pico das Agulhas Negras é o ponto mais alto do RJ e o quinto maior do país, com cerca de 2.790 metros de altitude. O trekking é de nível moderado/difícil com alguns trechos de escalaminhada que exigem o uso de cordas. O percurso inteiro tem onze quilômetros (ida e volta), podendo levar de três a quatro horas para fazer o caminho até seu topo – são 45 minutos de caminhada moderada até a base da trilha e, então, duas a três horas de subida íngreme e pedregosa.


Foto: Montanha Ativa

8. Travessia Ruy Braga
Também localizada no Parque Nacional de Itatiaia, sendo sua base no mesmo local, o Abrigo Rebouças, essa trilha tem grau de dificuldade moderado/difícil, principalmente por se tratar de uma travessia com quase trinta quilômetros de extensão. Você pode escolher entre completá-la em um dia, o que levaria cerca de dez horas, ou em dois dias (neste caso, é possível fazer pernoite no Abrigo Massena, dentro do Parque).



9. Pedra da Gávea
A bela e clássica trilha que escala o maior bloco de pedra à beira-mar do mundo, a famosa Pedra da Gávea, na “Cidade Maravilhosa”. Apesar de ser uma trilha bastante famosa, ela possui trechos técnicos que exigem o uso de equipamentos de segurança. A vista da Pedra da Gávea é uma das mais belas de toda a cidade do Rio, de lá de cima, não há como não concordar que o Rio de Janeiro é realmente a "cidade maravilhosa"!


Foto: Sereiando

10. Trilha Transcarioca
Essa é a trilha mais extensa da lista e isso se deve ao fato de que, com ela, o praticante irá atravessar a cidade do Rio de Janeiro em um percurso de 180 quilômetros de extensão, o que pode levar até dez dias para completá-la. Essa travessia liga a Barra de Guaratiba ao Pão de Açúcar, e é uma ótima maneira de conhecer a Cidade Maravilhosa a fundo e ainda ter a oportunidade de explorar paisagens turisticamente pouco conhecidas. Há diversos pontos de acesso espalhados pela cidade para começar a trilha.



   Gosta de Trekking? Clique e Conheça os roteiros de Trekking do Desviantes!

Silas Barbi

Praticante de trekking, escalada, mergulho livre e profissional de marketing por formação. Acredita em mundo com menos rotina e mais aventura. Suas duas paixões são o Brasil e a Natureza e não é por acaso que o seu principal objetivo de vida é levar as pessoas para conhecer as belezas naturais do Brasil.