Trekking no Vale do Pati - Como funciona e Dicas
14/03/2017

Trekking no Vale do Pati - Como funciona e Dicas

Considerada a trilha mais bonita do Brasil e até da América do Sul a trilha do Vale do Pati percorre uma área do Parque Nacional da Chapada Diamantina, região riquíssima e de muita exuberância do estado da Bahia e passa por vales, montanhas e vegetação densa. Faz parte de uma das atrações principais da Chapada e é uma experiência única que todo viajante, seja ele apaixonado por trekking ou não, deveria vivenciar. Nesse trajeto cada esforço é muitíssimo recompensado com belezas naturais e culturais de tirar o fôlego.

   Caso queira ver o Vale do Pati mais a fundo, conheça nossos roteiros



Foto: Bart van Dorp

Opções de Rotas

Existem três opções de acesso para começar e terminar a trilha do Pati, Vale do Capão, Guiné e Andaraí, mas seja qual for a escolhida a travessia possui nível moderado a difícil, são setenta quilômetros percorridos em altitude de mais de mil metros. O mais recomendado é a saída do Vale do Capão que é o trajeto menos íngreme.

O visitante também poderá escolher entre diferentes roteiros – alguns mais leves e curtos, com duração de 2 dias, e outros de maior duração com 3 a 4 dias de viagem e, consequentemente, maior quantidade de atrativos. Já os que fazem o percurso completo ficam até 5 dias na região e conhecem ainda mais atrativos.


Foto: Goto Gate Brasil

Atrativos

Entre os principais atrativos da Chapada Diamantina que podem ser visitados na Travessia do Vale do Pati estão o Vale do Capão, as Águas Claras, os Gerais do Vieira e o Mirante do Pati. Esses passeios citados estão em todos os três trajetos, desde o trajeto mais curto ao mais longo.  Nas rotas mais longas são adicionados atrativos como o Morro do Castelo, o Cachoeirão e a Cachoeira do Funil.

Perceba o quão eclético é a Chapada Diamantina, em um percurso de menos de uma semana o turista que se aventurar nesse trajeto poderá conhecer cachoeiras como o Cachoeirão que possui uma queda d' água de quase 300 metros; trilhas como a trilha do Morro do Castelo que tem no caminho uma surpresa, para se chegar até o mirante do morro é preciso atravessar uma caverna por cerca de 300 metros.
Além de lindas vistas como a vista do Mirante do Vale do Pati que é uma das mais belas caminhadas do Vale do Pati que chega em um destino belo para os olhos.



Acomodação

As acomodações também fazem parte do passeio e são consideradas uma atração à parte já que são feitas nas casas dos nativos da região tornando desta experiência ainda mais especial. Você irá conhecer de perto todos os costumes e tradições dos moradores do Vale do Pati, mas vale lembrar que as condições de hospedagem são simples – são utilizadas placas de energia solar, pode ser que seja à luz de velas, a água para tomar banho é normalmente fria, e apesar de haver poucas tomadas elas podem ser usadas para recarregar baterias de celulares, máquinas, etc. Mesmo sendo lugares com estrutura simples vale a pena a experiência já que é possível não só entrar em contato com a cultura rica dos nativos como também com a natureza ao redor.



O que levar
Para fazer essa travessia com segurança e conforto, deve-se levar na viagem alguns itens importantes como mochila própria para caminhada; botas confortáveis; capa de chuva; calças confortáveis para evitar machucados nas pernas; chapéus ou bonés; camisetas de manga comprida; filtro solar; roupas de banho; par de chinelo; repelente de insetos; kit de higiene pessoal; canga ou toalha de secagem rápida; garrafa de água e lanches extra; lanterna; sacos para o lixo; e remédios e medicamentos de uso pessoal (não há farmácias no Vale do Pati).

Super Dicas do Desviantes para o trekking do Vale do Pati

1) Clima: O Vale do Pati pode ser visitado durante todo o ano, em geral o período de seca vai de abril a outubro, no entanto, essa é a época em que as cachoeiras estarão com pouco volume de água e há boas chances do Cachoeirão estar seco. Vale ressaltar, no entendo, que região é influenciada por microclimas e por isso a previsão do tempo não consegue prever com exatidão as condições no interior do vale.

2) Equipamentos: Para as chuvas é essencial levar uma capa de chuva ou um corta vento, blusa impermeável já para o sol é essencial vestir um chapéu/boné, mas em qualquer época do ano é bom se preparar para todos os climas possíveis.

3) Quilômetros: A quantidade de quilômetros andados por dia varia bastante de acordo com o roteiro escolhido. Pode-se esperar uma média de 16 a 25 quilômetros por dia

4) Altimetria: A altitude varia de 1000 a 1600 metros. O Morro do Castelo está a 1.470 metros de altitude e a subida até o seu cume é considerada o trecho mais difícil de todo o trajeto do Vale do Pati.

5) Recomendação de dias: Um roteiro de 4 dias e 3 noites é o mínimo recomendado para quem quer conhecer os principais atrativos da caminhada e fazer uma imersão no ambiente do Vale do Pati.

6) Trocas culturais: Além da troca cultural com os moradores da região a Travessia do Vale do Pati garante troca com diversas culturas do mundo. É comum se deparar com viajantes de diversos países já que é uma trilha consideravelmente movimentada, por isso é importante respeitar o tempo e os limites dos demais caminhantes.


   Conheça nossos pacotes de 3 a 8 dias para o Vale do Pati

Silas Barbi

Praticante de trekking, escalada, mergulho livre e profissional de marketing por formação. Acredita em mundo com menos rotina e mais aventura. Suas duas paixões são o Brasil e a Natureza e não é por acaso que o seu principal objetivo de vida é levar as pessoas para conhecer as belezas naturais do Brasil.