5 Trilhas perto de São Paulo para um bate e volta
11/08/2022

5 Trilhas perto de São Paulo para um bate e volta

#1 Trilha da Pedra do Elefante

Com localização privilegiada na Serra do Pau D’Alho, em Andradas, começamos nossa lista com a trilha da Pedra do Elefante. Distante 230 km de São Paulo, espere uma vista deslumbrante do alto dos seus 1.460 metros acima do nível do mar.

Mas para chegar ao topo da pedra, é necessário encarar quase 4 km de trilha morro acima com desníveis de até 520 metros. Não precisa ser um expert para abraçar o desafio, mas vale ter em mente que este trekking é considerado intermediário. Ou seja, exigirá um certo esforço.

A Pedra do Elefante também e conhecida pelas demais atividades de esportes de aventura que oferece no seu entorno. O local é ideal para escalada, tirolesa, rapel, canionismo e cascading. Um prato cheio para os aventureiros!

 Confira o bate e volta de 1 dia para a Trilha da Pedra do Elefante aqui!

#2 Trilha do Pico do Lopo

Na divisa entre Minas Gerais e São Paulo, a apenas 100 km da capital paulista, Extrema guarda gratas surpresas para quem busca um dia de trilha na natureza. Uma delas é o Pico do Lopo.

O trekking tem ao todo 8 km ida e volta que se revesam entre sobes e desces. O primeiro desafio é chegar à Pedra das Flores, um lindo mirante. A partir dele, a trilha dificulta um pouco e passa a ter partes de escalaminhadas leves, quando é necessário usar as mãos em alguns trechos.

O objetivo final é alcançar a Pedra do Cume, a 1.780 metros de altitude e com uma vista surpreendente do mar de montanhas do entorno. Para adicionar ainda mais aventura no passeio, por que fazer uma descida de rapel de 13 metros? Quero ver não voltar para São Paulo de alma renovada!

 Confira o bate e volta de 1 dia para a Trilha do Pico do Lopo aqui!

#3 Trilha para a Cachoeira do Elefante na Serra do Mar

Apenas 95 km separam São Paulo da próxima trilha desta lista, a Cacheira do Elefante. Ela fica no município de Biritiba-Mirim, na Rodovia Mogi-Bertioga.

A trilha não é longa. São 3 km ida e volta. Mas com subidas e descidas íngremes, não espere moleza no trajeto. O ponto inicial é no mirante da Cachoeira Véu da Noiva, na serra do mar. A partir dele começa a descida no trekking que segue integralmente em meio à mata.

No caminho, será preciso atravessar o Rio Itapanhaú. Uma travessia de cerca de 30 metros com altura da água que ultrapassa os joelhos. Mas a recompensa é grande. A Cachoeira do Elefante é uma das mais bonitas do Parque Estadual da Serra do Mar – núcleo Bertioga, com poços perfeitos para banho.

 Confira o bate e volta de 1 dia para a Cachoeira do Elefante na Serra do Mar aqui!

#4 Trilha no Vale Escondido de Paranapiacaba

A deslumbrante Trilha do Vale Escondido fica em Paranapiacaba, mas começa no território de divisa entre Paranapiacaba e Santo André, no ABC Paulita. São 6 km de trilha circular de nível intermediário.

A caminhada segue por todo o percurso em meio à Mata Atlântica e tem como ponto auge a Cachoeirinha. Uma parada estratégica para descansar e renovar a alma na queda d’água.

Quando encerrar a trilha, aproveite para completar o dia de passeio na vila histórica de Paranapiacaba. Escolha um dos agradáveis restaurantes do centrinho e garanta um merecido almoço pós trilha.

 Confira o bate e volta de 1 dia para Trilha no Vale Escondido de Paranapiacaba aqui!

#5 Trilha no Vale das Ostras até a Queda do Meu Deus

Entre 150 mil hectares de restinga e 17 mil hectares de manguezais está um dos Patrimônios Naturais da Humanidade segundo a UNESCO: o Vale das Ostras. Esse paraíso dos amantes da natureza fica em Eldorado, no Vale do Ribeira, no sul do estado de São Paulo.

O trekking do Vale das Ostras, considerado de nível intermediário, tem 6 km de extensão e se divide entre agradáveis caminhadas pelo leito do Rio das Ostras e pelas trilhas ao seu redor.

Aqui, o ditado que o melhor do trajeto não é a chagada, mas sim o caminho se confirma. São 12 cachoeiras e piscinas naturais durante a trilha. Sem falar na incrível Caverna do Diabo, que é preciso atravessar.

A aventura se encerra na Cachoeira de Meu Deus, a cereja do bolo da trilha. São 53 metros de altura e uma forte queda d’água pra trilheiro nenhum colocar defeito!

 Confira o bate e volta de 1 dia para Trilha no Vale das Ostras até a Queda do Meu Deus aqui!

Todas essas trilhas ficam bem próximas a São Paulo e podem ser feitas em um dia. Ou seja, sem ir muito longe você dá aquela escapadinha da selva de pedras, respira ar puro, vive um dia de imersão na natureza e volta com energias recarregadas para tocar a semana.

Vai dizer que não são pausas perfeitas para uma rotina puxada?!

 Confira todas as nossas saídas a partir de SP por aqui!

Equipe Desviantes
O Desviantes é um portal de turismo de aventura e ecoturismo que surgiu para estimular o contato com a natureza através do turismo e dos esportes de aventura.