Caminhos da aventura na Chapada dos Guimarães
03/11/2020

Caminhos da aventura na Chapada dos Guimarães

O verão é a estação mais aguardada pelos amantes dos esportes de aventura. A estação mais quente do ano desperta maior desejo de contato com a natureza e a prática de esportes radicais e ecoturismo, tanto pelos dias quentes quanto pelos dias de chuva que proporcionam a cheia de rios e cachoeiras para a prática de modalidades como canoagem e rafting.

A Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, é famosa por reunir os amantes dos esportes de aventura nacionais. Uma mostra de paraíso para os que praticam trekking, rapel, mountain bike, apreciando cenários apaixonantes formados por cadeias de montanhas, rochas, rios e cachoeiras.



Os rios da região são convidativos à prática da flutuação de forma a descobrir belezas submersas como a diversa vegetação aquática e seus peixes coloridos.

O Hurb selecionou algumas atividades na Chapada dos Guimarães:

1. Mountain Bike: Tanto no interior como no exterior do parque é possível encontrar excelentes trilhas para pedalar. Muitas dessas trilhas terminam em cachoeiras perfeitas para se refrescar ou em mirantes alaranjados ideais para contemplação.



2. Flutuação: Em rios cristalinos, como o Poço da anta e o Poço verde, a prática da flutuação é praticada no circuito do vale do Rio Claro. A reserva concentra a vegetação de cerrado. Os poços são como aquários naturais com peixinhos coloridos!

3. Trekking: Um trekking perfeito no caminho dos Bororos rumo a caverna Aroe Jari – a maior caverna de arenito do Brasil - travessia da caverna Kiogo Brado, visitação da Gruta Pobe Jari até a cachoeira do Almíscar.



4. Rapel: Há diversos lugares para a prática da modalidade na chapada, mas a esplendorosa Cachoeira do Marimbondo é um dos mais indicados. Cerca de 20m de altura e uma descida deliciosa. Os sentidos agradecem.



A flora e a fauna local também são dignas de nota. Toda a diversidade ambiental própria do cerrado proporciona paisagens únicas num cenário que vale a pena conhecer.

Aproveite as férias e venha curtir um dos cenários naturais mais preservados do Brasil, mas não se esqueça de contratar os serviços especializados de um guia local, que conheça bem a região, para que sua aventura seja feita de forma segura.

O Hurb valoriza o que é mais importante: Você!

Equipe Desviantes
O Desviantes é um portal de turismo de aventura e ecoturismo que surgiu para estimular o contato com a natureza através do turismo e dos esportes de aventura.