O que fazer na Chapada dos Guimarães - MT

Foto de Capa: Enric Gelabert

A Chapada dos Guimarães é um município do estado de Mato Grosso, já havendo sido considerado um dos maiores do mundo devido à sua grandeza, com uma área de cerca de 269 mil quilômetros quadrados. Hoje, esta área deu origem a outros municípios do estado, mas por causa de sua imponência natural e com o intuito de proteger seu ecossistema, foi criado, em 1989, o parque nacional que leva seu nome.

Dono de uma beleza exuberante, este parque nacional está localizado no centro de Mato Grosso, entre a capital Cuiabá e a cidade da Chapada dos Guimarães, com uma área total de 32.630 hectares. A grande maioria dos pontos turísticos estão situados aqui e agradam a todos os gostos dos viajantes amantes da natureza, uma vez que há muitas opções de passeios para fazer na Chapada dos Guimarães: são inúmeras cavernas, sítios arqueológicos, diversas cachoeiras, trilhas ecológicas, mirantes e piscinas naturais, e, seja para onde for, pode-se observar sua riquíssima fauna e flora.

A Chapada dos Guimarães possui tantos atrativos que é possível passar uma semana por lá e ainda não ter conhecido todas as suas belezas. Para otimizar a viagem é recomendável fechar um pacote de passeios e hospedagem antes da partida.

A região tamém oferece ótimas opções quando o assunto é gastronomia. O restaurante Morro dos Ventos, por exemplo, encanta com os pratos e a paisagem. O estabelecimento no alto da serra, bem de frente com os paredões da Chapada.