Pantanal o que fazer e pontos turísticos
Foto: Tambako
O Complexo do Pantanal, chamado apenas de Pantanal, é uma região que abrange dois estados do Brasil, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e também o norte do Paraguai e leste da Bolívia em uma extensa área de mais de 200 mil quilômetros quadrados. É um dos ecossistemas mais ricos e diversificados do país, pois abriga uma grande variedade de animais, alguns ameaçados de extinção, que vivem em perfeito equilíbrio ecológico, além de diversos tipos de vegetações da Amazônia, do Cerrado e do Chaco Boliviano, portanto, foi considerado pela Unesco como Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera.
O bioma Pantanal é também considerado a maior planície de inundação contínua do mundo, e, com uma área tão vasta, existem centenas de atrações e atividades para fazer no Pantanal. Além disso, como abrange diversos municípios (mais de vinte), oferece ainda várias opções de atrativos culturais e de lazer.
-
1. Safári fotográfico: Veículos adaptados percorrem trajetos pelas reservas de matas nativa para dar aos turistas uma excelente oportunidade de observarem e capturarem imagens dos mais variados tipos de animais, como tuiuiús (símbolo da região), capivaras, jacarés, veados, garças, tamanduás, porcos-do-mato, sucuris, onças-pintadas, lobos, entre muitos outros.
2. Passeio de barco: Outra ótima alternativa para observar os animais da região é o passeio de barco, normalmente oferecidos pelos hotéis e pousadas, que são feitos com acompanhamento dos guias nativos e navegam em pequenas embarcações que percorrem rios ou baías do Parque. É possível observar diversas espécies de aves, lontras, ariranhas, jacarés e onças-pintadas.
3. Trem do Pantanal: Em um percurso de 220 quilômetros que liga a capital do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, à Miranda, no leste, você poderá admirar algumas das mais bonitas paisagens da região e do Brasil, como grandes pastagens com rebanhos de gado, formações rochosas, planícies, morros e riachos.
4. Museu de História do Pantanal: Situado no município de Corumbá, o museu conta com um acervo composto por peças arqueológicas que retratam a história dos humanos na região pantaneira em mais de seis mil anos. Além das exposições, como fotos, painéis, telas pintadas e obras cerâmicas, o visitante também irá se deparar com efeitos sonoros e estímulos sensoriais que irão lhe remeter à natureza do Pantanal.
Foto: Miquitos -
1. Focagem noturna: É um dos principais passeios do Parque Nacional, onde percorre-se as áreas de produção de arroz irrigado ou de florestas de preservação ambiental para poder observar animais com hábitos alimentares noturnos, como as jaguatiricas, antas, jacarés, capivaras, cervos, corujas, onças-pintadas e várias espécies de pássaros.
2. Trilha da Vazante: Trata-se de uma caminhada de aproximadamente 900 metros de extensão em trilha de madeira por uma reserva florestal que sobrepõe área de vazante, ora inundada ora seca. Durante o percurso, é possível observar a flora e fauna da região e, ao final, há um mirante de dez metros de altura que proporciona uma belíssima vista da trilha e de parte do Pantanal.
4. Canoagem: Passeio feito no Corixo São Domingos, braço do rio Miranda, que pode durar até duas horas e permite aos visitantes entrar em contato direto com a natureza e observar sua fauna local de perto, uma vez que é muito comum encontrar animais como jacarés, capivaras e ariranhas nas margens do rio.Foto: Rosângela Bueno