Conheça os 5 melhores hotéis de selva na Amazônia
09/09/2022

Conheça os 5 melhores hotéis de selva na Amazônia

Conheça os 5 melhores hotéis de selva na Amazônia

Exótica e com uma riqueza incomparável, a Amazônia é uma região para ser vivida. Mas antes de se aventurar floresta adentro, é importante entender como funcionam e quais são os melhores hotéis de selva da Amazônia. Isso porque sua experiência na floresta está diretamente ligada ao hotel que escolher. Com diárias vendidas no esquema ‘pacotes’, elas incluem não só os pernoites, mas as refeições, o transfer e os passeios. Então, vem com a gente. Vamos te ensinar como desbravar esse autêntico cartão-postal do nosso país e dar uma lista dos melhores hotéis de selva da Amazônia.

Juma Amazon Lodge

No coração da floresta Amazônica, em uma região remota e preservada, está o Juma Amazon Lodge. Ele fica a 100 km de Manaus, é um aconchegante e confortável hotel integrado à floresta e garante o melhor da experiência imersiva na selva.

Entre seus diferenciais está sua construção sustentável. Os materiais utilizados, abundantes na região, foram criteriosamente extraídos da própria floresta no mesmo processo utilizado pelas populações ribeirinhas. Além disso, toda a sua estrutura usa a energia solar, faz coleta seletiva de lixo e tem uma central para tratamento do esgoto.

Os bangalôs são um charme a parte. Cobertos com palha e suspensos por palafitas, ficam a 15 metros do chão. Contam com varanda, rede, ventilador e banheiro. Toda a experiência foi criada para que, do lodge, você se sinta dentro da floresta.

Entre as atrações oferecidas pelo hotel estão a escalada em árvores gigantes, as piscinas de rio, as aulas de artesanato e as palestras com pesquisadores. Tem também o telescópio do hotel que, graças a escuridão da selva, permite ter uma visão do céu como poucos lugares do mundo.

Quer visitar a Amazônia com praticidade? Nós temos um pacote completo para o Hotel de Selva Juma Lodge aqui!

Amazon Tupana Lodge

Essa hospedagem é aventura do começo ao fim. Até o Amazon Tupana Lodge são três horas e meia de viagem desde Manaus, revezando entre lanchas voadeiras e vans natureza adentro. Logo de cara, a primeira aventura do deslocamento até o hotel é feita pelo encontro das águas dos Rios Negro e Solimões, que, juntos, formam, o grandioso Rio Amazonas.

O Amazon Tupana Lodge tem uma estrutura simples, mas muito aconchegante e bem planejada. Uma arquitetura rústica, desenhada por ribeirinhos para não agredir a
natureza, com o propósito de oferecer o conforto básico durante sua aventura na selva Amazônica. Aqui, o grande diferencial não é oferecer luxo em acomodação, mas o luxo da floresta que a rodeia.

Além da agenda de passeios padrões da hospedagem, você pode dobrar a sua dose de aventura. Em uma verdadeira experiência de sobrevivência na selva, você tem a oportunidade de montar um acampamento com recursos que a própria natureza oferece para pernoitar na floresta.

O hotel oferece, ainda, uma experiência única de turismo solidário na Amazônia. Junto com a equipe do hotel, você participa de ações de desenvolvimento cultural e social para a comunidade local. São atividades como restauração da escola da Vila do Tupana e construções para as famílias ribeirinhas da região.

Dá uma olhada no nosso pacote para o Hotel de Selva Tupana Lodge aqui e viaje para a Amazônia com segurança e praticidade.

Dolphin Lodge

Pulsando no coração da Amazônia, o Dolphin Lodge fica no Rio Mamori, uma região bastante preservada e rica em biodiversidade. Fica em Careiro, a 3 horas de viagem de Manaus, a exatos 78 km de distância.

Os encantos da floresta estão por toda parte, desde a simplicidade dos quartos que focam na beleza da selva amazônica e oferecem vista para o rio até os sabores amazonenses nas refeições.

Além de viver a experiência de contato com a população local, observação de vida selvagem e excursões de baixo impacto ambiental, se hospedar no Dolphin Lodge é uma verdadeira imersão no turismo sustentável. Os bangalôs ficam sobre o rio durante o período das cheias (março a agosto) e não há acesso ao sinal de internet e de celular.

O passeio de barco é um dos mais requisitados do local, quando é possível imergir na floresta e conhecer espécies de animais raros, como o mata-mata, uma tartaruga que faz parte do bioma da Amazônia.

Também temos uma opção de pacote completo para o Hotel de Salva Dolphin Lodge aqui.

Uakari Lodge

No melhor exemplo de ecoturismo, a pousada Uakari está localizada no meio da floresta amazônica, a 600 km de Manaus, na Reserva de desenvolvimento sustentável Mamirauá entre os Rios Solimões, Japurá e Auati-Paraná.

Para chegar à pousada, é preciso pegar um voo da Azul que faz ponte entre Manaus e Tefé. Do aeroporto de Tefé até o Lodge, são aproximadamente 1h30 de trajeto de lancha, subindo o Rio Solimões.

Trata-se da maior reserva em ecossistema de várzea na Amazônia brasileira com seus 1.124.000 hectares de extensão.

O hotel de selva Uakari é composto por um flutuante central e cinco bangalôs com duas suítes cada. Nas suítes, você tem uma vista incrível da floresta a partir da varanda de frente para o rio. É uma experiência bastante intimista, já que a pousada oferece 10 quartos e capacidade para apenas 24 hóspedes.

Dos destaques de atrações está o birdwatching tour, uma imersão privativa para os aficionados em aves (são mais de 400 espécies no local); a jaguar expedition, uma expedição científica para monitorar onças-pintadas; o “nas pegadas de Henry Bates”, uma visita aos locais que inspiraram o naturalista inglês e a oportunidade de conhecer o simpático macaco uacari, que dá nome à pousada, além de botos e tucuxis.

Quer conferir mais detalhes dessa experiência?! Clique aqui para conhecer nosso roteiro.

Tariri Amazon Lodge

Essa é uma versão familiar de um hotel de selva da Amazônia. A 70 km de Manaus, no Lago de Acajatuba, no Rio Negro, o Tariri Amazon Lodge é um hotel ecológico de arquitetura e aconchego únicos. Um dos seus grandes diferenciais é a administração dos anfitriões: Fabíola e Germano, que atuam como guia de selva e chef de cozinha.

O hotel oferece 10 cabanas independentes construídas sobre palafitas em um ambiente rústico, com simplicidade, mas muito conforto. Tem eletricidade, chuveiro quente e redário. Não tem Wi-Fi.

O despertador fica por conta do canto das araras e dos papagaios que tornam o céu um cenário de festa colorida. Dentre os passeios, prepare-se para visitas às comunidades locais, pesca de piranhas, nado no rio com os botos cor-de-rosa, caminhada pela selva e passeio noturno para ver jacarés.

Como escolher a melhor hospedagem?

Para decidir a melhor hospedagem de acordo com seu perfil, a dica é fazer um checklist do que você não abre mão.

Comece pelo valor que quer investir na sua viagem à Amazônia. Depois, pense nos passeios que não abre mão e no seu tempo de viagem – para entender até qual distância de Manaus vale a pena chegar.

Por fim, compare as opções de hotéis de selva quanto ao nível de conforto, a alimentação e a vibe da hospedagem. Tenho certeza, a experiência de emergir nessa natureza tão única será inesquecível!

Gostou? Compartilhe com seus amigos.

Equipe Desviantes
O Desviantes é um portal de turismo de aventura e ecoturismo que surgiu para estimular o contato com a natureza através do turismo e dos esportes de aventura.