Conhecendo as cidades da Chapada Diamantina
18/02/2016

Conhecendo as cidades da Chapada Diamantina

Por: Isabela Rios

Saiba quais são principais cidades para explorar o destino

No centro do estado da Bahia está localizado um dos destinos brasileiros que faz (ou deveria fazer) parte da lista dos sonhos de todo aventureiro.  > Veja pacotes de viagem para Chapada Diamantina

A Chapada Diamantina é uma região de serras recheada de cachoeiras, grutas, cânions e vales. Um dos melhores lugares para trekking no país.

A região é composta por 24 municípios e uma das maiores dúvidas dos turistas que viajam à Chapada é qual cidade deve ser a base para conhecer as principais atrações do parque nacional.

Entre as cidades da Chapada Diamantina, seis delas dividem a atenção da maior parte dos viajantes e oferecem opções de hospedagem e restaurantes, além de servirem de base para as saídas para os principais atrativos da região. Lembrando que é muito importante fazer as trilhas da Chapada acompanhado de guias com experiência.

icon name Lençóis

A cidade de Lençóis é a porta de entrada para visitar a Chapada Diamantina. Além de receber voos regulares vindos de Salvador, o local apresenta uma boa infraestrutura para o viajante. É considerada a principal cidade da Chapada Diamantina

Antes de se tornar referência turística, a cidade era conhecida como a capital do diamante, herdando a história e a cultura do garimpo. Lençóis tem um charme próprio com ruas de paralelepípedo e construções do século 19.

Algumas das principais atrações da região estão a apenas alguns quilômetros do município como o Morro do Pai Inácio, um dos principais cartões postais do parque.

icon name Vale do Capão

Foto: Gabriel T Almeida

O Vale do Capão, ou simplesmente Capão como é conhecido, não tem construções históricas e nem cara de cidade. A vila atrai visitantes que procuram ter mais contato com a natureza e aproveitar o ambiente de espiritualidade e autoconhecimento. É a cidadezinha mais hippie da região, fato que atrai muitos jovens e adultos em busca de ecoturismo e atividades exclusivas como tratamentos da medicina holística e sessões de sauna indígena.

Se hospedando na cidade você garante fácil acesso à algumas atrações famosas como a Cachoeira da Fumaça, com 380 metros, e o Morrão.

icon name Mucugê

Foto: Ricardo Kuehn

Mucugê possui uma atração diferente das outras cidades da Chapada Diamantina. Ao chegar na cidade é difícil não se encantar com as muitas igrejinhas brancas uma ao lado da outra, é o único cemitério de estilo bizantino do Brasil. Também foi lá que foram descobertos os primeiros diamantes da região nos anos 80.

A cidade a 900 metros de altitude é rodeada de grutas, rios e cachoeiras, incluindo o famoso Poço Encantado.

icon name Ibicoara

Foto: João Ibicoara

O município está localizado a 1.700 metros de altitude. Sua principal atração é a Cachoeira do Buracão com cerca de 85 metros de altura. Além dela, a cidade também é base para quem quer conhecer a Cachoeira Fumacinha.

icon name Andaraí

Foto: Ruiz Bahia

Localizada na região central da Chapada Diamantina, a cidade de Andaraí tem pouca infraestrutura para visitantes, porém, fica próxima a algumas das atrações naturais mais encantadoras da região como o Poço Azul, uma caverna inundada por águas cristalinas, os Marimbus, trecho alagado da região que também é conhecido como Pantanal da Chapada, e o Cachoeirão. Além de ser um dos acessos para o Vale do Pati.

icon name Igatu

Foto: Rick Rodrigs

Cerca de 15 quilômetros adiante de Andaraí está o distrito de Igatu, que funciona como uma alternativa de hospedagem. A pequena vila possui sinais da história do garimpo por suas ruas como um museu a céu aberto e as ruínas das casas de pedra, que apelidaram o destino como Machu Pichu brasileira.

Outras cidades da Chapada Diamantina

Outras cidades da Chapada Diamantina como Palmeiras e Conceição dos Gatos também possuem opções de restaurantes e hospedagem e estão ganhando cada vez mais espaço no turismo local.

Se apaixonou pelo destino? Veja pacotes de viagem do Desviantes para a Chapada Diamantina

Isabela Rios

Jornalista com experiência em matérias sobre turismo e esportes no Brasil e no exterior. Apaixonada por aventura, pratica escalada, mergulho, snowboard e qualquer outro esporte que seja na natureza. Entre seus hobbies estão a meditação e a fotografia. Devido a sua profissão e a vontade de conhecer o mundo visitou nove países em 2015.