Fim de semana perto de São Paulo: 6 destinos de aventura
24/08/2022

Fim de semana perto de São Paulo: 6 destinos de aventura

Fim de semana perto de São Paulo: 6 destinos de aventura

A marca registrada de qualquer bom paulista é fugir, sempre que possível, do agito da cidade. Mesmo que isso signifique correr até um destino de aventura perto de São Paulo e encher o corpo de adrenalina, ocitocina, serotonina, dopamina, endorfina e toda a lista de hormônios para recarregar as energias e curtir a vida. Para quem curte essa dose de felicidade, o final de semana, literalmente, significa estar a dois passos do paraíso. Se identificou? Então dá uma olhada na lista que preparamos com 6 destinos de aventura para uma escapada com dose generosa de contato com a natureza.

#1 São Thomé das Letras

Mística, rústica e com ar romântico, São Thomé das Letras é considerada uma das cidades mais altas do Brasil (são mais de 1.400 metros acima do nível do mar)l. A apenas 350 km de São Paulo, é a escapada perfeita para se aventurar. As cachoeiras estão entre seus principais atrativos. A da Lua, de 3 metros de altura, é ideal para um mergulho e é possível saltar nela com uma corda que fica presa nas árvores. Já a Cachoeira do Flávio, a 6 km da cidade, é um convite para usar sua queda d’água como uma hidromassagem natural. Outra opção é a Cachoeira de Antares, um pouco mais distante da cidade, onde é possível fazer rapel. O Vale das Borboletas, com duas quedas d’água, é uma pequena toca onde você encontra samambaias e uma diversidade de borboletas em determinadas épocas do ano. A Cachoeira Véu da Noiva oferece quedas de aproximadamente 8 metros e é preciso percorrer uma trilha de 4 km a partir do centro de visitantes para chegar até ela. Invista um tempo para conhecer outros pontos incríveis, como as grutas, o pôr do sol da casa da pirâmide ou do mirante Antônio Rosa e a Ladeira do Amendoim, uma parada obrigatória para quem curte desafiar a gravidade. Se quiser praticidade na sua viagem, a gente tem um pacote perfeito para um final de semana em São Tomé das Letras aqui.

#2 Parque de Itatiaia

Patrimônio histórico na Serra da Mantiqueira, o Parque de Itatiaia fica entre Rio de Janeiro e Minas Gerais, a cerca de 270 km de São Paulo. É um lugar incrível para

fazer trilha, conhecer as piscinas naturais, as cachoeiras e acampar. Entre as quedas d’água de destaque estão a de Itaporani, a das Flores e a de Aiuruoca. Na lista de piscinas naturais, vale colocar no roteiro a do Maromba e a do Lago Azul. Para os mais aventureiros, têm a opção de conhecer os Maciços das Prateleiras e das Agulhas Negras, composições rochosas para quem curte trilhas desafiadoras e vista panorâmica. As Agulhas Negras ficam no quinto lugar da lista de cumes mais altos do país, com 2.791 metros de altitude. Mas atenção, porque subir até seu pico é só com o acompanhamento de guia! Outra opção para um fim de semana no Parque de Itatiaia é a Travessia Rancho Caído, uma caminhada de 27 km feita em 2 dias. Já o Cume dos Três Picos, outra trilha para curtir a paisagem, fica a 7 km do centro de visitantes. Seu trajeto é íngreme e requer quase um dia inteiro de caminhada. Não encerre a trip antes de conhecer o Mirante do Último Adeus para se despedir em grande estilo da vista única que a Serra da Mantiqueira proporciona. A gente tem um pacote de final de semana no Parque Itatiaia na medida certa para os amantes de aventura. Veja aqui.

#3 São Bento do Sapucaí

Localizado na Serra da Mantiqueira, São Bento do Sapucaí fica a 200 km de São Paulo e garante um fim de semana de muitas trilhas, cachoeiras, paz, aconchego e natureza. O pacote completo para quem deseja fugir da correria paulistana. Uma das suas principais atrações é escalar a Pedra do Baú, com paredes de 400 metros e rotas famosas de escalada esportiva (não à toa que esse é um dos principais pontos de escalada do Brasil). Entre as opções de trilha, a mais leve é a do Bauzinho, com apenas 1 km ida e volta. Já a trilha da Ana Chata é mais desafiadora, com 3,8 km percorridos em cerca de 2 horas. Nela será preciso usar as mãos para uma parte de escalada e aguentar uma subida puxada de degraus de pedras. A trilha do Baú tem ao todo 4 km, que são percorridos em cerca de 3 horas. O auge da dificuldade é enfrentar seus 600 degraus em uma parede de 350 metros e, por isso, é indicado contratar um instrutor e equipamentos de segurança.

#4 Ilha do Cardoso

Esse é o destino perfeito para quem busca uma conexão genuína com a natureza e um bom banho de mar. A Ilha do Cardoso fica a 245 km da capital paulista, no litoral sul. Para ter acesso a ela é necessário atravessar a partir de Cananeia em uma embarcação. Há saídas diárias. Por lá existem 10 trilhas incríveis para percorrer, como a do Manguezal, a do Morro das Almas, a do Costão Rochoso e a do Sambaqui. A trilha da Praia da Laje é imperdível, com 1,5 km e um visual incrível dos 7 km de extensão do litoral. O destino também é repleto de cachoeiras e, claro, praias para relaxar. A trilha da Cachoeira Grande, com uma queda d’água de 11 metros de altura, é uma opção de dificuldade moderada para quem quer se desafiar. Já a trilha do Morro das Almas, com 2 km de extensão, oferece uma caminhada em torno de 3 horas cercada de muita natureza. Na Trilha do Sambaqui e do Costão do Rochoso, a caminhada tem 2 horas de percurso com dificuldade moderada. É ideal para quem gosta de misturar natureza e história, já que é possível encontrar artefatos arqueológicos e ossos dos nativos da Ilha. Para aproveitar ao máximo o fim de semana na Ilha é possível se hospedar nas pousadas locais ou acampar. Há opção de camping na Praia do Pereirinha. Para embarcar para a Ilha do Cardoso com conforto e segurança, dá uma olhada no nosso pacote de final de semana para o destino aqui.

#5 Rio de Janeiro

A pouco mais de 400 km de São Paulo, o Rio de Janeiro é um destino conhecido entre os paulistas que querem dar uma escapadinha de alguns dias, seja em busca de praias ou de badalação. Mas para além do agito e das faixas de areia, as terras cariocas também oferecem opções de trekkings que trilheiro nenhum coloca defeito. Por isso, não podíamos deixar a Cidade Maravilhosa de fora dessa lista de destinos de aventura perto de São Paulo. Dentre as opções de trilhas a se considerar no Rio de Janeiro está a Pedra da Gávea. Sendo a maior composição rochosa do mundo à beira-mar, a vista que se tem do alto dos seus 840 metros é fora do comum. Outra tilha imperdível para o seu roteiro de aventuras na cidade é a da Pedra Bonita, localizada dentro do Parque Nacional da Tijuca. São cerca de 50 minutos morro acima de onde se tem uma visão panorâmica lindíssima da capital carioca. Dá uma olhada no nosso pacote de fim de semana para Rio de Janeiro aqui.

#6 Iporanga

O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, o Petar, fica na cidade de Iporanga, Serra da Paranapiacaba, a cerca de 320 km da capital paulista. Ele é famoso pela sua riqueza espeleológica já que tem catalogadas quase 500 cavernas. Literalmente, o paraíso das cavernas. O parque é dividido em 4 Núcleos, o que facilita bastante a vida do turista: Caboclos, Casa da Pedra, Ouro Grosso e Santana. O Núcleo Santana tem roteiros para todos os perfis de aventureiros: a Caverna de Santana, a trilha do Betari (Caverna Água Suja, Caverna do Cafezal e cachoeiras das Andorinhas e do Beija-flor) e a trilha do Morro Preto Couto (Caverna do Morro Preto, cachoeira do Couto e Caverna do Couto). Além das trilhas terem fácil acesso, a entrada do Núcleo Santana fica ao lado do bairro da Serra, em Iporanga, onde está a maioria das pousadas. É nesse Núcleo que fica um dos cartões-postais do Petar, a Caverna do Morro Preto, onde foram encontrados vestígios de uma civilização primitiva. 

Seja qual desses 6 destinos você escolher, eu garanto, a sensação de alma lavada e energias recarregadas é certa! Você voltará para a selva de pedras muito mais leve e preparado para uma sua semana. E, claro, já querendo planejar sua próxima escapadinha!

Gostou? Compartilhe com seus amigos.

Equipe Desviantes
O Desviantes é um portal de turismo de aventura e ecoturismo que surgiu para estimular o contato com a natureza através do turismo e dos esportes de aventura.