Lugares de mergulho em Bombinhas
13/05/2014

Lugares de mergulho em Bombinhas

A cidade de Bombinhas, localizada no litoral Norte de Santa Catarina, é considerada a Capital do mergulho Ecológico e o melhor local para mergulho na região Sul. O município tem 60% do seu território rodeado pela Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, a única reserva marinha no Sul do país, por isso grande parte da área de Bombinhas é de preservação permanente.

Vista do Morro do Macaco BombinhasCidade de Bombinhas SC

Fotos: Turismo Bombinhas

A reserva fica localizada à apenas 3 Km de Bombinhas e por isso a cidade atrai muitos mergulhadores que pretendem explorara-la. A reserva é composta pelas ilha de Galés, Ilha Deserta, Calhau de São Pedro e Ilha do Arvoredo e possui cerca de 17.800 hectares. O local é encontro de duas correntes marinhas, uma corrente fria vinda das Ilhas Maldivas e a outra mais quente que é brasileira. Esse encontro de correntes, proporciona uma condição perfeita para formar uma rica e diversificada fauna e flora marinha, na qual é possível encontrar desde seres típicos de água quente, como também os de água fria como os pinguins, lobos-marinhos e baleias brancas.

A visibilidade da água chega até 21 metros, um pouco inferior com outros pontos de mergulho no Brasil como Fernando de Noronha (até 50 metros) ou Abrolhos (até 30 metros). Porém, a diversidade marinha e a presença de naufrágios no local compensam a visibilidade. Além disso, a cidade tem 20 praias com águas cristalinas como as do Mariscal, Canto Grande, Tainha e Quatro Ilhas. A infraestrutura turística é bem desenvolvida na parte de serviços, com bons restaurantes, centro de compras e mais de 5 mil leitos distribuídos em hotéis, pousadas campings.

Mergulho em Bombinhas Peixe

Mergulho em Bombinhas Fauna

Mergulho em Bombinhas Tartaruga

Vida da Marinha Mergulho em Bombinhas

Fotos: Sabores e Ondas e Rogerio Rupollo

 

Melhores lugares para mergulho em Bombinhas

Ilha do Arvoredo: É o principal local de mergulho da região, onde pode ser encontrado mais de 200 espécies de animais como anchovas, arraias, badejos, garoupas gigantes, tartarugas e tainhas. A profundidade nessa região pode variar de 5 a 20 metros com visibilidade de 18 metros.
A ilha é coberta por mata atlântica e para ter acesso ao se interior é necessária uma autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Geralmente, as escolas de mergulho cuidam da questão de acesso e autorizações.

Pontos liberados para mergulho na Ilha do Arvoredo 

  • Cordilheira do Sul 
  • Parcel do Boi 
  • Saco do Capim 
  • Saco do Batismo 
  • Baia das Tartarugas 
  • Baia do Engenho 
  • Saco do Farol 
  • Saco do Vidal 
  • Ponta do Farol

Ilha das Galés: É o local onde pode ser explorado o naufrágio mais conhecido da região. Em 1958, durante um nevoeiro o cargueiro Lili de 80 metros acabou afundando na região. A profundidade na região é de 5 a 17 metros com visibilidade de até de 12 metros. A região também é importante pelo fato de ser um dos principais locais de acasalamento de aves marinhas do Brasil.

Costa de Bombinhas: Bombinhas tem tantos locais de mergulho que não é necessário ir muito longe da costa para fazer um mergulho de qualidade. Segue a lista de locais em que pode ser feito o mergulho na própria costa: Sepultura, Palmeiras, Caraolho, Costão de Bombas, Praia da Lagoinha, Praia do Embrulho e Praia da Tainha.

Fotos: Rogerio Rupollo

 

ica Desviantes:

Quer mergulhar em Bombinhas?

Arvorismo Desviantes  CONFIRA AQUI as opções de Mergulho em Bombinhas do Desviantes

hospedagem  Saiba onde se hospedar nos lugares mencionados aqui.

Flavio Nodomi

Praticante de mergulho autônomo, trekking e escalada. Amante de fotografia, viagem e natureza, já viajou para diversos países e cidades brasileiras registrando em fotos alguns dos cenários naturais mais bonitos do mundo.