Passaporte de trilhas em São Paulo
26/04/2014

Passaporte de trilhas em São Paulo

Você mora ou está no estado de São Paulo e é do tipo de pessoa que está sempre à procura de locais para realizar trilhas ou entrar em contato com a natureza? Se a resposta é sim, então existe um projeto que pode te agradar! O projeto Trilhas de São Paulo, que foi criado pela Secretaria do Meio Ambiente e pela Fundação Florestal, oferece um acervo de 40 trilhas, divididas por grau de dificuldade e por região.

O projeto procura promover o ecoturismo nessas regiões e foi feito para todas as pessoas, independentemente da idade ou da sua condição física. Todas as 40 trilhas estão classificadas pelo grau de dificuldade, assim você pode escolher a mais próxima ao seu perfil. Inclusive, algumas delas estão adaptadas para pessoas com dificuldade de locomoção.

 Como Funciona o Projeto?

Para incentivar os aventureiros a conhecer as trilhas do projeto, foi criado um “passaporte”, que é basicamente um livreto com todas informações de cada trilha: como chegar, distância do trajeto, tempo gasto, grau de dificuldade, etc. Ao adquirir o passaporte, a cada trilha feita, você recebe um carimbo no seu passaporte, com esses carimbos você consegue retirar os seguintes brindes:

-        Todas trilhas dificuldade baixa = Squeeze de alumínio

-        Todas trilhas dificuldade média = Pochete

-        Todas trilhas dificuldade alta = Mochilas

-        Todas as trilhas = Camiseta do projeto (bem bacana por sinal!)

Premio Passaporte de Trilhas

O passaporte tem o valor de R$5,00 e pode ser adquirido na sede da Fundação ambiental, em qualquer uma das 19 Unidades de Conservação participantes e na Secretaria de Estado do Meio Ambiente. No site do projeto diz que podemos comprar o passaporte pelo site: intranet.seade.gov.br/publishop. No entanto, o site está com acesso restrito impossibilitando a compra no momento.

 

Modelo do Passaporte de Trilhas

 

O projeto em números

  • No ar desde 2008
  • R$ 5,00 é o valor do passaporte
  • 19 Unidades de Conservação
  • 23 cidades diferentes
  • 40 trilhas cadastradas
  • Mais de 200 KM de trilhas
  • 731.000 hectares de remanescentes de Mata Atlântica

O Desviantes vistou a Trilha do Pai Zé, famosa trilha do Pico Jaguaré, que fica localizado na Zona Norte da cidade de São Paulo. A trilha do Pai Zé faz parte das 40 trilhas que englobam o projeto. Se você quiser mais informações sobre a Trilha do Pico do Jaraguá, clique no link e veja o relato feito pelo Desviantes. Para ver a lista com todas as trilhas que fazem parte do projeto, clique aqui.

 

ica Desviantes:

Conheça as Trilhas em São Paulo oferecidas pelo Desviantes

Trekking e Aventura de São Paulo  CONFIRA AQUI as trilhas em São Paulo disponíveis no Desviantes

Flavio Nodomi

Praticante de mergulho autônomo, trekking e escalada. Amante de fotografia, viagem e natureza, já viajou para diversos países e cidades brasileiras registrando em fotos alguns dos cenários naturais mais bonitos do mundo.