Capitólio o que fazer e pontos turísticos
Situado entre a Serra da Canastra e o Lago de Furnas, no estado de Minas Gerais, Capitólio é um pequeno município, também conhecido como a “Cidade Rainha dos Lagos”, que faz parte de uma região muito privilegiada, uma vez que a serra, ao encontrar a represa de Furnas, forma paisagens exuberantes. Capitólio reúne muitas opções do que fazer, entre elas seus atrativos naturais, como suas inúmeras cachoeiras, piscinas naturais, grutas, cânions e trilhas ecológicas, e atrativos históricos e culturais, que reúne muita tradição mineira, como suas lojas de artesanato, igrejas e o famoso condomínio Escarpas do Lago, que abriga bares, clubes, casas luxuosas, restaurantes, padaria e uma marina.
Além disso, o Lago de Furnas, um dos maiores lagos artificiais do mundo, dentro da represa de Furnas, forma um espelho d’água de tons verde-esmeralda tão grande, com quase 1.500 quilômetros quadrados, que é conhecido como o “Mar de Minas”, e é o principal ponto turístico de Capitólio.
Foto: Andreia Reis
-
Há inúmeras cachoeiras em Capitólio de diferentes tamanhos, mas igualmente deslumbrantes, que formam piscinas naturais de águas cristalinas e tons que variam do mais esverdeado ao azulado. A maioria delas podem ser acessadas através de trilhas e algumas delas, inclusive, podem ser visitadas em passeios de barco.
1. Cachoeira Lago Azul: Uma das mais procuradas e o cartão-postal de Capitólio, é, na verdade, um complexo com duas cachoeiras – a primeira é a do Lago Azul e a segunda é a queda debaixo que deságua direto na represa, ambas formando uma piscina de tons esverdeados com vários pontos para banho. É também de onde partem os passeios de escunas e lanchas pela represa de Furnas.2, Cachoeira Cascatinha: Uma das cachoeiras mais antigas, tem fácil acesso e é gratuita, portanto, costuma ser bastante frequentada. Suas várias quedas formam pequenos poços naturais que parecem banheiras de hidromassagem, e, logo ao lado, há trilhas que levam aos cânions, perfeitos para atividades de aventura, como escalada e rapel.
3. Cachoeira Diquadinha: Com diferentes quedas e um poço natural, é formada por um tipo de rocha chamada São Tomé, que dá uma coloração levemente alaranjada às suas águas, criando uma paisagem diferente das outras cachoeiras da região.
4. Cachoeira do Grito: Cartão-postal da Trilha do Sol, é uma das cachoeiras mais visitadas devido ao seu fácil acesso e à sua beleza. Seu nome é explicado pela teoria de que toda pessoa que toma banho em suas águas deixa os medos para trás com um grito que ecoa por todo o riacho.
5. Cachoeira do Poço Encantado: Para chegar à essa cachoeira, que também faz parte do roteiro da Trilha do Sol, é necessário fazer uma caminhada de 1.200 metros, passando por uma floresta repleta de rica flora, composta por bromélias, samambaias, orquídeas, violetas, musgos, etc.
6. Cachoeira Fecho da Serra: É uma das mais belas e de maior volume d’água de todas da região, com uma queda de aproximadamente 30 metros e uma grande piscina natural, perfeita para banhos. O acesso até essa cachoeira passa pelo vale do Fecho da Serra, composto por paredões de mais de 100 metros de altura e várias nascentes de água límpida.
7. Cachoeira do Filó: Localizada às margens da rodovia para Capitólio, sendo um dos principais pontos de parada para quem a atravessa, essa cachoeira possui uma queda d’água volumosa de cerca de 15 metros de altura, caindo sobre um poço cristalino e excelente para banhos.
-
1. Morro do Chapéu: Um dos pontos mais altos da cidade, a mais de mil metros, é possível observar uma incrível vista panorâmica do Lago de Furnas, de seus cânions e das cidades ao redor, além de poder ver, do seu topo, sua fauna rica em lobos, tatus e tamanduás, espécies de flores silvestres, e ainda diversas nascentes correndo por pedras e lajeados que formam cachoeiras.
2. Cascata Eco Parque: A principal atração desse parque é uma trilha que leva, na ida, por um passeio por cima das cachoeiras, e, na volta, por dentro das quedas d’água e piscinas naturais.
3. Paraíso Perdido: Complexo rodeado por cânions e com uma sequência de cascatas, cachoeiras e cerca de 18 piscinas naturais, é o lugar perfeito para qualquer pessoa que procura um passeio inesquecível para se fazer em Capitólio, como trilhas, mergulho, tirolesa, acampamento e rapel. -
1. Lago de Furnas: Passeio mais famoso de Capitólio, navega tranquilamente pelo “Mar de Minas” através de barcos, escunas, lanchas ou catamarãs, onde você poderá ter uma ótima vista das cachoeiras, piscinas naturais, grutas e dos incríveis cânions, alguns com paredões rochosos de mais de vinte metros de altura.
2. Balneário Escarpas do Lago: Esse condomínio luxuoso, a cerca de sete quilômetros do centro de Capitólio, é um grande polo de lazer que reúne mansões, jardins, restaurantes, bares, cachoeiras e ainda a maior marina de água doce do Brasil, onde pode-se fazer passeios de lancha.
3. Trilha dos Macacos: Essa trilha ecológica, feita pelo meio de mata preservada, é um excelente passeio pedagógico para famílias e crianças, onde pode-se observar uma mina d´água e macacos nos galhos das árvores (daí a origem do nome), entre outros bichos silvestres e inofensivos, como micos, gambás, lontras e muitos pássaros e borboletas.4. Praia Artificial: A Praia Artificial Municipal Domingos Gonçalves Machado possui cerca de 25 quilômetros quadrados banhados pelo Lago de Furnas e abriga um calçadão para caminhadas, quadras poliesportivas, restaurantes e uma ampla área para realização de eventos