O que fazer em Carrancas - MG
Carrancas é cortada pela Estrada Real, antigo caminho entre Ouro Preto e Paraty usado como rota do comércio de ouro e que hoje forma um dos maiores complexos turísticos do Brasil, famoso pelas belezas naturais e pela história que guarda desde o século 17. Passada a febre do ouro, Carrancas está imersa em uma grande tranquilidade de uma típica cidadezinha do interior mineiro com menos de 4 mil habitantes e repleta de belas serras e cachoeiras. São tantas cachoeiras, que a cidade recebeu o apelido de “Terra das Cachoeiras”.
Procurar o que fazer em Carrancas, poderá te levar a pequenos paraísos escondidos. O Poço da Esmeralda é um deles. Um local de águas calmas, cristalinas e esverdeadas, que lembram realmente a coloração de esmeralda e faz jus ao nome, sem dúvida alguma.
A população muito criativa e hospitaleira criou diversas formas de aproveitar a natureza local. Carrancas oferece Passeios de Jipe, Rapel nas Cachoeiras, Passeios de Quadriciclo, Voos de Parapente e o exótico Canionismo, onde você poderá seguir o caminho de um rio dentro de um cânion. Confira os detalhes das principais atrações do que fazer na terra das cachoeiras.
-
A posição entre serras faz de Carrancas um ótimo cenário para passeios de quadriciclo. Você pode esperar atravessar rios, visitar cachoeiras e apreciar um belo pôr do sol. Existem passeios com diferentes durações, desde 1 hora até 5 horas. Todos os passeios são acompanhados por guia e você pode levar alguém na garupa, pois os valores são cobrados por quadriciclo. Os roteiros envolvem trechos de estrada de terra e trilhas. O percurso mais tradicional vai até o Complexo da Esmeralda, que abriga um lindo poção esverdeado, considerado um dos mais belos do Brasil.
-
A cidade já foi palco de gravação de diversas novelas da Globo, sendo a última delas a novela Império (2014). No passeio de jipe, você irá visitar a paisagem que serviu de cenário e inspiração para a gravação. O roteiro soma um total de 50 km pela vegetação do cerrado mineiro com paradas em 3 cachoeiras totalmente preservadas devido à baixa visitação. Uma curiosidade é que neste passeio você terá a oportunidade de avistar formações rochosas que lembram cabeças e rostos de pessoas, que são verdadeiras carrancas naturais e que deram origem ao nome da cidade.
-
Caminhar pode ser uma das melhores formas de descobrir os atrativos e o que fazer por Carrancas. Cada esforço da caminhada é recompensado por uma nova vista ou por uma cachoeira. Vários roteiros diferentes são possíveis, os mais tradicionais são o trekking para o “Complexo da Fumaça/Esmeralda” e para o “Complexo da Zilda I e II”. Ambos percursos têm 12 km e passam por mais de 13 atrativos, incluindo cachoeiras, poções, cânions e pinturas rupestres. As últimas são uma atração à parte, as pinturas datam mais de 3.500 anos atrás e vão te fazer voltar no tempo, em busca do significado das formas.
-
Voar é um sonho de muitas pessoas, e se esse for o seu caso, Carrancas pode te ajudar a realizá-lo. A rampa de voo de parapente fica a 5 km de distância do centro da cidade e o voo tem duração média de 15 a 20 minutos, de onde será possível avistar a cidadezinha rodeada pelas montanhas e os paredões da serra. E não se preocupe, o voo duplo é instrucional, ou seja, você vai junto com um piloto que conduzirá o parapente a todo o momento, e antes da decolagem, há uma aula teórica para entender melhor como funciona o voo.
-
O canionismo consiste em explorar o rio a pé, a nado, saltando, flutuando e utilizando técnicas verticais, normalmente envolvendo travessia de cânions. Falando em cânions, os rios de Carrancas formam inúmeros deles, como o Cânion do Paredão, o Cânion da Canoa e o Cânion da Racha da Zilda. Nesse último, você poderá explorá-lo de dentro de suas paredes, em um corredor de pedras com águas cristalinas. A aventura tem duração de 2 horas, inclui visitação de cachoeira, em um lugar lindo. Sem dúvida um passeio refrescante, que vale o esforço mesmo durante o inverno.
-
Você gosta de atividades verticais? Ficar pendurado nas alturas? Em Carrancas existe a opção de descer paredões ou mesmo cachoeiras, na modalidade conhecida como cachoeirismo ou cascading. Os pontos de descida têm em média 25 metros de altura e todo o percurso é feito com o acompanhamento de um instrutor e com todos os equipamentos de segurança necessários.