Chapada das Mesas o que fazer e pontos turísticos
Foto: Otavio Nogueira
A Chapada das Mesas fica no estado do Maranhão, na divisa com o Tocantins, e abrange em sua área de 160 mil hectares os municípios de Carolina, Estreito, Imperatriz e Riachão, além de formações rochosas de mais de 60 milhões de anos que possuem formatos de mesas – daí a origem de seu nome. A Chapada das Mesas guarda uma infinidade de opções para se fazer e conhecer, a região é uma mistura de três diferentes biomas (Cerrado, Caatinga e Amazônia), portanto, consegue abrigar uma riquíssima biodiversidade de fauna e flora, incluindo alguns animais em extinção como o tamanduá-bandeira, a onça-pintada e o lobo-guará, e de paisagens naturais, composta por cânions, cachoeiras, piscinas naturais, cavernas e paredões.
A Chapada é ainda considerada um dos maiores polos de ecoturismo do Brasil por causa da quantidade de atrações que levam o turista a entrar em contato direto com a natureza e toda sua exuberância. Os pontos turísticos da Chapada das Mesas não são ainda muito conhecidos, mas surpreendem quem experimenta o turismo na Chapada das Mesas.
Carolina é a cidade base para o Parque Nacional da Chapada das Mesas. É uma cidade de 25 mil habitantes e com boa infraestrutura para os turistas. Entre um dia de passeio e outro, é possível aproveitar a rica gastronomia dos restaurantes de Carolina, com pratos à base de peixes de água doce e macaxeira frita e se deliciar nas lojas de doces, que oferecem doces caseiros feitos à base de laranja, jaca, buriti e banana. A maior parte das pousadas da Chapada das Mesas também fica em Carolina. Normalmente os passeios partem de manhã e retornam no fim do dia para pernoite na própria cidade.
O Desviantes facilita a organização da sua viagem, Confira para conhecer nossos pacotes na Chapada das Mesas
-
1. Cachoeiras: A maioria das cachoeiras da região é acessada somente por trilhas, algumas feitas por dentro de vegetação típica do Cerrado e outras pelos cânions ou pelas margens dos rios, mas todo o esforço vale a pena ao chegar em suas belas quedas d’água, perfeitas para banhos e massagens naturais. As de maior destaque são as cachoeiras da Prata e São Romão, pois são os pontos ideais para a prática de rapel e canionismo.
2. Pedra Caída: Esse santuário ecológico é o cartão-postal da Chapada, pois além de ser o complexo mais longo do Brasil, com 1.400 metros de comprimento e cerca de 300 metros de altura, conta também com três quedas d’água para a prática de rapel e tirolesa, piscinas com tobogãs, passeios para as cascatas, restaurantes e vestiários. Esse é um dos passeios que você não pode deixar de fazer na Chapada das Mesas.
3. Morro do Chapéu: É o ponto mais alto da Chapada, com 365 metros de altura, e a trilha até seu topo, inclui uma subida íngreme em rocha arenítica, e é muito popular, principalmente entre os praticantes de trekking. Se você gosta de ver tudo do alto para entender a região, esse é um ponto turístico que você precisa ir na Chapada das Mesas. Além da incrível vista que proporciona, o passeio é também interessante por causa das lendas místicas que envolvem esse morro (de acordo com elas, esse era o principal ponto dos ritos indígenas da região). -
1. Poço Azul e Encanto Azul: Localizados no município de Riachão, esses dois belíssimos poços tem águas extremamente cristalinas e também mornas, o que as tornam excelentes lugares para se banhar e praticar mergulho com máscara e snorkel para observar seus peixinhos, como piaus, lambaris e cascudos.
2. Portal da Chapada: Um de seus principais atrativos, trata-se de uma formação rochosa cuja forma se assemelha à uma “pedra furada”, servindo como mirante natural para os turistas admirarem a mais bela e privilegiada vista de toda a região. Pode ser acessada primeiramente por carro e então por um curta e tranquila caminhada, e o passeio é muito popular principalmente ao final da tarde, quando os visitantes vão para lá para assistir ao espetáculo do pôr-do-sol. Um ótimo local para você tirar uma foto e guardar de lembra da Chapada das Mesas.
3. Parques Itapecuru e Santa Bárbara: São parques particulares, o primeiro a trinta quilômetros de Carolina e o segundo em Riachão, e contam com ótima infraestrutura de restaurantes, vestiários, locais para fazer piquenique e para brincar com crianças, etc. São fáceis de achar, sendo acessados de carro, e abrigam cascatas que formam piscinas naturais ideais para se banhar e descansar.