O que fazer no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza que tem como objetivo proteger suas flora, fauna e belezas naturais. Está localizado no litoral ao nordeste do estado de Maranhão, sendo seu principal destino de turismo. Com uma área de mais de 155 mil hectares, abriga os municípios de Barreirinhas, Primeira Cruz e Santo Amaro do Maranhão, e possui ainda o ecossistema mais original do Brasil, composto de mangues, restinga e dunas.

A paisagem dos Lençóis Maranhenses é formada por lagoas de águas doce, cristalina e de tons de cor que variam do azul-turquesa ao verde-esmeralda, por praias desertas e por imensos bancos de areia branca dos campos de dunas, que podem chegar até 40 metros de altura. Independente do passeio, seja de jipe ou de barco, ou caminhando, este local guarda centenas de opções de passeios para se fazer e não é à toa que o Lençóis Maranhenses é classificado por muitos viajantes como a melhor viagem de suas vidas.

É recomendável passar pelos menos 4 dias nos Lençóis Maranhenses para poder conhecer alguns dos principais pontos turísticos dos Lençóis, mas o ideal são os pacotes de mais de 5 dias para ter tempo suficiente de conhecer Barreirinhas, as lagoas do Parque Nacional e as praias do Caburé e Atins.

As opções de pousadas e hotéis são bem diversas na região. Lençóis Maranhenses é um destino consagrado e existem tanto resorts de luxo, como pousadas bem simples. Uma curiosidade é que o viajante em busca de novas experiências pode inclusive optar por dormir em redários na casa de moradores. Essa diversidade é um barato!