Ilha Grande o que fazer e passeios
Maior das ilhas da baía de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro, faz parte de um arquipélago com mais de 187 ilhotas e reúne em cerca de 190 quilômetros quadrados cachoeiras, montanhas, lagoas, mirantes e mais de cem praias, sendo algumas delas consideradas as mais belas do sudeste brasileiro. Além disso, é formada por quatro unidades de conservação (o Parque Estadual de Ilha Grande, o Parque Estadual Marinho do Aventureiro, a Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul e a Área de Proteção Ambiental dos Tamoios) que servem para proteger a grande reserva de mata atlântica e da rica vida marinha da região, que conta com corais, peixes coloridos, tartarugas, polvos, cavalos-marinhos e golfinhos.
Há muito o que fazer na Ilha Grande quando o assunto é atividades ao ar livre, atendendo tanto ao viajante que quer apenas relaxar, até quem quer se aventurar pelas trilhas e praias da ilha. E o mesmo acontece com relação à infraestrutura turística. Existem pousadas mais simples e até hotéis luxuosos. A maior parte dos serviços é oferecido na Vila do Abraão, onde estão os restaurantes mais famosos da Ilha Grande, mas também existem opções muito interessantes pelas praias, no estilo caiçara.
-
Foto: The Futuristics
1. Praia do Caxadaço: Apesar de ser uma praia pequena, com apenas quinze metros de extensão, é, sem dúvidas, uma das mais belas da ilha. Por ser escondida, é bastante deserta e selvagem, tendo acesso através de uma trilha de mais de três horas, mas todo o esforço vale muito a pena quando se chega nesse pequeno paraíso de mar verde-esmeralda rodeado por vegetação densa e dois costões.2.Cachoeira da Feiticeira: Esse é um dos principais pontos turísticos da Ilha Grande para quem gosta de aventura. Após uma trilha íngreme de cerca de uma hora e meia, chega-se a uma queda d’água de quinze metros de altura que forma uma piscina e escorregador naturais. No percurso até lá, é possível ainda avistar a Enseada das Estrelas e, andando por mais alguns minutos, você chegará na Praia da Feiticeira.
3.Gruta do Acaiá: A cerca de oito metros abaixo do nível do mar fica essa impressionante gruta de trinta metros de largura e apenas um metro de altura, e, por isso, é necessário descer uma escada improvisada e passar por uma fenda estreita e escura, onde, em alguns trechos, não há luz. Sua recompensa será ver seu belíssimo salão subterrâneo e nadar em um lago com tons fluorescentes, fenômeno provocado pela incidência da luz do sol.
4.Pico do Papagaio: Segundo ponto mais alto de Ilha Grande, com cerca de 980 metros de altura, oferece uma incrível vista panorâmica da região (sem nebulosidade, pode-se até mesmo avistar a Pedra da Gávea, na cidade do Rio de Janeiro). No entanto, para chegar até seu topo, é necessário encarar a trilha mais difícil de todas da ilha, feita em mata fechada e terreno íngreme e pedregoso.
-
Foto: Hélio Araujo
1.Praias: São inúmeras opções de praias para visitar na ilha, algumas mais calmas e rústicas, ideais para a prática de mergulho, e outras mais badaladas e ótimos pontos para turistas e para surfar, mas cada uma oferecendo suas próprias qualidades e abrigando muita beleza. As de mais destaque são as praias Lopes Mendes, do Aventureiro, Dois Rios e do Abraão.2.Lagoa Azul e Lagoa Verde: O passeio mais pedido da Ilha Grande! Ambas são pontos perfeitos para praticar mergulho, pois são piscinas naturais de águas extremamente cristalinas e de mesmos tons que seus nomes sugerem. São destaques da ilha, considerados passeios imperdíveis para qualquer turista, e possuem fácil acesso através de barco.
3.Saco do Céu: Essa pequena baía forma uma exuberante piscina natural que abriga as mais diversificadas espécies de vida marinha, como peixes, corais, crustáceos, conchas, ostras, entre muitos outros, e, por isso, é um dos melhores pontos da ilha para prática de mergulho.
4.Passeio de lancha: É a maneira mais rápida e confortável de conhecer os principais pontos turísticos da Ilha Grande – você passará pelas praias do Cachadaço, Dois Rios, Ilha de Jorge Grego e Lopes Mendes, fazendo paradas para mergulhar nas piscinas naturais e para refeição.