O que fazer em Petrópolis - RJ
Petrópolis mistura história com muita natureza. É o destino perfeito para curtir a natureza e depois relaxar em uma cidade de estilo colonial com muitas atrações que vão te mergulhar em um Brasil Imperial, ainda governado por D. Pedro II, cheio de palacetes, casarões e palácios. A mesma natureza que atraiu os nobres do passado, continua a atrair os turistas de hoje. Petrópolis abriga o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, um dos melhores locais do país para a pratica de esportes de montanha, caminhada e rapel. O Parque tem a maior rede de trilhas do Brasil. São mais de 200 km em trilhas de todos os níveis. E ainda guarda um cenário fantástico, uma paisagem cheia de montanhas e pontões, que marcam a clássica travessia Petrópolis – Teresópolis. É lindo!
Além das trilhas, existe muito mais o que fazer em Petrópolis quando o assunto é natureza. Petrópolis é referência no Voo de Parapente e você poderá fazer um Voo Duplo e curtir a paisagem de Petrópolis lá de cima. O Campo de Aventuras também oferece Tirolesa, Circuito de Arvorismo e Paintball.
-
A cidade é o ponto inicial da travessia que é considerada por muitos como a caminhada mais bonita do Brasil, a clássica Petrópolis – Teresópolis. O percurso é de 30 km, considerado difícil, mas o esforço é compensado por uma paisagem incrível, com passagem pelo Castelos do Açu a 2245m de altitude e pela Pedra do Sino. Existem também trilhas leves e de curta duração, como a trilha para a Cachoeira Véu da Noiva, de 27 metros de altura e a Trilha Cartão Postal, que tem 1.200 metros de percurso, sempre subindo, até um mirante com vista para as principais montanhas da região: Escalavrado, Dedo de Nossa Senhora, Dedo de Deus, Cabeça de Peixe e Santo Antônio. A visão que se tem do mirante é exatamente a mesma imagem do principal cartão postal do parque.
-
Experimente o contato com a natureza curtindo o visual das montanhas de Petrópolis vistas lá de cima, voando em um parapente. Em Petrópolis, você pode fazer o chamado Voo Duplo, onde passageiro e piloto voam juntos, e não é necessária nenhuma experiência prévia, todo o comando do parapente é feito pelo piloto. Qualquer pessoa que não tenha grandes dificuldades de locomoção pode realizar o passeio. Voar de parapente já é uma experiência sensacional e tendo o cenário de Petrópolis de fundo, a experiência fica fantástica. (Foto: Renata Schiffer)
-
Os passeios de Jipe de Petrópolis misturam as belezas naturais da região serrana com os pontos turísticos da cidade imperial. Os principais destinos são: Uma visita a zona rural do distrito de Itaipava; O Circuito do Bonfim, com passagem pelo Parque Nacional da Serra dos Órgãos; Circuito da Fazenda Inglesa, que reserva cachoeiras e passagem por uma cervejaria. Os passeios de jipe são uma maneira fácil e inusitada de conhecer as belezas de Petrópolis e aguçar o paladar com as delícias produzidas em sua zona rural. (Foto: Jeep Eco Tour)
-
Com tamanha quantidade de pedras e cachoeiras, Petrópolis é um paraíso para praticar Rapel. E você não precisa ser experiente no assunto para vivenciar o esporte. A Via Ferrata na Pedras Compridas é ideal para iniciantes. Você vai acompanhado de instrutores, que te levam para uma caminhada de 10 minutos até o início da via, para então fazer uma escalada por uma escada de cabo de aço, corrimão e degraus de ferro e finalizar com uma descida de rapel de 32 metros de altura. Esse roteiro é feito pela empresa Campo de Aventura. Se você gosta de fazer rapel em cachoeiras (Cachoeirismo), você terá a chance de descer os 27 metros de altura da Cachoeira Véu de Noiva e se refrescar em suas águas. Empresas especializadas oferecem esse roteiro. (Foto: Campo de Aventuras)
-
Essa é uma atividade diferente para fazer em Petrópolis. O Arvorismo consiste na travessia de plataformas montadas no alto de árvores, e para evoluir no percurso, você precisa vencer diferentes obstáculos. Em Petrópolis, você poderá praticar Arvorismo no Campo de Aventuras, tendo a mata nativa como paisagem marcante durante a atividade.