Conheça o Highline - Slackline nas alturas
13/02/2014

Conheça o Highline - Slackline nas alturas

O Highline é uma das quatro modalidades de Slackline, sendo uma das vertentes mais desafiadoras. O esporte basicamente consiste em equilibrar-se em uma fita ancorada a mais de 10 metros de altura e pode ser feito entre formações rochosas, canyons e prédios.

O Slackline surgiu no final dos anos 70, entre os escaladores do Parque de Yosemite (EUA). Quando as condições climáticas não eram favoráveis para a escalada ou nos momentos de tempo livre, os escaladores esticavam suas cordas entre dois postes para se equilibrarem em cima delas, como uma forma de aumentar o equilíbrio e a concentração. O Highline surgiu quando os praticantes de Slackline começaram a ancorar as suas cordas em lugares cada vez mais altos por influência de artistas de corda bamba que chamaram a atenção ao cruzar, em cabos de aço, alguns pontos famosos, como as Torres Gêmeas e o Canyon Eldorado.

Do Slackline para o Highline

Apesar de ser uma das modalidade de Slackline, o Highline tem suas particularidades como esporte. A diferença da altura da fita em relação ao solo gera riscos que precisam ser conhecidos e superados com equipamentos e preparação. Para equilibrar-se em uma corda ancorada a mais de dez metros de altura, é preciso estar por dentro das seguintes informações:

A exigência de segurança no Highline é muito maior e por isso exige experiência. A montagem do Highline deve ser feita com todo o cuidado possível, já que sem equipamentos de segurança qualquer queda pode levar a ferimentos graves ou até mesmo a morte. Para isso é necessário ter equipamentos de escalada e saber como utiliza-los para fazer a segurança em caso de algum imprevisto. Nesse texto não vamos descrever como é montada uma fita segura para Highline, pois acreditamos que é necessário o suporte pessoal de um profissional com experiência para explicar a montagem, onde os mínimos detalhes é que vão garantir a sua segurança.

O Highline exige que o atleta esteja preparado para lidar com mudanças e imprevistos. Cada travessia é sempre única: os locais de ancoragem, as condições climáticas, o tensionamento da fita, a distância entre as duas pontas e as condições do local (tipo de rocha, exposição ao vento, etc) variam dependendo do local e do momento.

O Highline exige técnicas e movimentos não utilizados no Slackline. Por exemplo, em casos de quedas é importante você tentar se segurar na fita, pois a queda brusca pode danificá-la, já que uma grande força é exercida no equipamento. O ideal é começar a prática com fitas bem próximas ao chão para você aprender as técnicas e o equilíbrio. Fique atento com as extremidades da fita, quedas próximas a elas são perigosas. A distância entre a fita e as pedras pode ser menor nas extremidades e você corre o risco de bater em uma rocha. A pressão gerada na fita, também é maior quando ela é tensionada em suas extremidades.

Apesar de todos esses detalhes técnicos, o que vai levar a você a ser um bom highliner parte da sua cabeça. Não é fácil para ninguém equilibrar-se sabendo que está em uma fita ancorada a dezenas de metros do chão. Por isso, o seu desempenho vai depender muito da sua perseverança e da sua habilidade de se concentrar em uma situação de stress. O ideal é progredir lentamente, começando com alturas menores e aos poucos aumentando o seu limite.

Onde praticar Highline no Brasil

O Brasil possui diversos lugares em meio à natureza para praticar o esporte, principalmente nas regiões próximas ao litoral, onde o relevo é mais acidentado. No mapa, feito pela equipe SlackBrasil, estão diversos pontos de Slackline e Highline no Brasil.

 

O Highline também é praticado em espaços urbanos, na maioria das vezes ele é feito entre prédios. Como nesse vídeo feito em Balneário Camburiú:

 

 

Recordes estabelecidos no Highline

- O mais longo Highline foi feito nos  Estados Unidos por Jerry Misewski, a travessia foi chamada de “The 13 crossing” e tinha 215 metros.

- O Higline mais longo feito por uma mulher tinha 96.5 metros, a travessia chamada de “Master of the Universe” foi realizada por Faith Dickey em setembro de 2012.

- O mais longo free solo highline, modalidade em que nenhuma corda de segurança prender o Highliner a fita, foi feita por Andy Lewis na travessia de 55 metros chamada de ‘’The Great Bongzilla”.

- O Highline mais alto já realizado foi feito por Christian Schou na Noruega, a travessia estava a 1000 metros do chão.

- O Highline mais alto feito em áreas urbanas foi realizada por Reinhard Kleindl em uma fita esticada a 185 metros do chão.

 

icas Desviantes

Aqui estão algumas dicas para você começar o Highline:

  • É muito importante ter experiência prévia com Slackline. O tempo de prática em fitas baixas irá te passar confiança para que você possa se equilibrar nas alturas.
  • Utilizar todos os equipamentos de segurança e averiguar antes da montagem se eles estão em boas condições e montados adequadamente.
  • Verificar as condições do tempo antes de montar o Highline, chuva e ventos fortes irão impossibilitar a travessia.
  • Acompanhe alguém que já pratica o esporte para apreender pessoalmente sobre as técnicas de segurança.
  • Como o esporte pode exigir que você suba montanhas, é imprescindível ter conhecimento de escalada e montanhismo.
Flavio Nodomi

Praticante de mergulho autônomo, trekking e escalada. Amante de fotografia, viagem e natureza, já viajou para diversos países e cidades brasileiras registrando em fotos alguns dos cenários naturais mais bonitos do mundo.