7 Viagens de Expedição com saída no Brasil
02/03/2017

7 Viagens de Expedição com saída no Brasil

Em uma viagem de expedição sempre existe um objetivo a ser alcançado. Esse pode ser chegar a um destino, ver uma espécie da fauna/flora ou simplesmente completar uma rota. E independente do objetivo, uma expedição é, por si só, uma grande viagem de aventura, onde conhecemos e dormimos em diferentes localidades, interagimos com diferentes culturas e ficamos em contato direto com a natureza e seus imprevistos.

Conheça 7 expedições turísticas para se fazer a partir do Brasil:

1. Jalapão
Esse é um dos lugares mais exuberantes e bonitos do Brasil, com belezas naturais ainda quase virgens, portanto, vem crescendo cada vez mais como um novo destino do ecoturismo. Para quem tem interesse em explorar esse oásis escondido no estado do Tocantins, nossa expedição pelo seu Parque Estadual é a melhor opção, onde o visitante poderá conhecer incríveis atrações como a Pedra Furada, suas altas dunas alaranjadas de onde é possível assistir ao pôr-do-sol, cachoeiras como a da Formiga e da Velha, os fervedouros de águas mornas, a Serra do Espírito Santo, o Morro Vermelho, entre diversas outras. Você pode escolher entre alguns tipos de roteiros, entre 3 e 6 dias de duração. A expedição clássica tem duração de quatro dias e passa por cidades tocantinenses como Ponte Alta, Mateiros e São Felix para fazer as pernoites, com saída de Palmas, além de incluírem hospedagem, alimentação completa, taxas de entrada nos atrativos, transportes e guias turísticos.



   Veja as Opções de Expedições para o Jalapão


2. Rota das Emoções
Essa expedição é muito popular e o motivo é bem simples – ela passa por algumas das regiões mais bonitas de três estados do Nordeste brasileiro em uma só viagem, sendo eles o Ceará, o Piauí e o Maranhão. A “Rota das Emoções”, como é conhecida, trata-se de um projeto do Sebrae e do Ministério do Turismo, juntamente a alguns prestadores de serviços turísticos de Lençóis Maranhenses, Jericoacoara e Delta do Parnaíba, para criar um roteiro único onde turistas poderiam conhecer, de uma só vez, algumas das cidades mais visitadas desses estados; hoje, esse roteiro já é considerado um dos melhores de todo o Brasil. Há diferentes opções de expedições com durações podem variar de sete a treze dias e, dependendo de qual delas você escolher, poderá passar por até dez municípios, como Fortaleza, São Luís, Barra Grande, Lençóis Maranhenses, Jericoacoara, Luís Correia, Delta do Parnaíba, Atins, Tutóia e Caburé. Todos roteiros incluem famosas atrações como as lagoas Azul, dos Peixes, da Preguiça, da Esmeralda, entre outras; dunas altas de onde se pode assistir ao pôr-do-sol do topo; vilarejos e povoados de pescadores; belíssimas praias como as de Tatajuba, de Jeri, de Atalaia, de Guriú, entre outras; e muitos outros atrativos de tirar o fôlego, além de hospedagem traslados, passeios de carro e de lancha, etc.



   Veja as Opções de Expedições na Rota das Emoções


3. Volta a Parque da Chapada Diamantina
Conhecer toda a região do Parque Nacional da Chapada Diamantina é praticamente impossível em uma única viagem, pois além de possuir uma área total de cerca de setenta mil quilômetros quadrados distribuídos em 24 municípios baianos, conta também com inúmeras opções de atrativos como imensos paredões e desfiladeiros, mais de trinta grutas e cavernas, cânions, poços cristalinos, rios e muitas cachoeiras, incluindo a segunda maior do Brasil (são 380 metros de queda d’água). Por isso, o melhor jeito de explorá-la por completo é através das expedições que dá a volta pelo Parque em oito dias, onde turistas farão pernoites em cidades como Lençóis, Igatu, Mucugê e Vale do Capão e conhecerão suas mais incríveis atrações, como as cachoeira da Fumaça, do Buracão, das Orquídeas e várias outras, os rios Preto e Lençóis, o mirante do Vale do Pati, a Gruta do Lapão, os poços Azul e Encantado, etc. Como se trata de uma extensa área, o roteiro também inclui transporte de carro entre um atrativo ao outro e traslados privativos, seguro viagem, taxa de entrada para os passeios, alimentação, hospedagem e guias experientes.



   Conheça mais detalhes da Expedição de Volta ao Parque da Chapada Diamantina


4. Serra da Canastra
O Parque Nacional da Serra da Canastra é um dos mais importantes parques não só do estado de Minas Gerais, mas também de todo o Brasil, pois é onde está a localização da nascente histórica do rio São Francisco, um dos principais cursos d’água da América do Sul. Abrange seis municípios mineiros, com uma área de mais de 200 mil hectares, e está dividido entre as partes Alta e Baixas, que estão inclusas nas expedições e podem ser percorridas através de passeios de bicicleta, um roteiro diferente e único que fará dessa experiência ainda mais especial – são três dias de duração, sendo dois deles feitos de bike, meio dia feito a pé com trekking e o restante feito em veículos 4x4 adaptados para carregar as bicicletas durante a viagem e também para os safáris fotográficos. O viajante fará pernoites em cidades como Vargem Bonita e São Roque de Minas, onde passará pelos principais atrativos (as cachoeiras Casca D’Anta, da Chinela, do Capão Forro, do Lobo, da Mata e do Pilão; o Mirante da Canastra; a nascente do rio São Francisco; etc.)



   Veja as Opções de Expedições na Serra da Canastra


5. Salto Angel
Trata-se de nada mais, nada menos do que a maior cachoeira existente no mundo, com quase mil metros de altura e uma queda sem interrupção de mais de 800 metros – toda essa imponência chegou, inclusive, a inspirar vários trabalhos e obras, como o famoso filme animado “Up – Altas Aventuras!”. Quem quiser conhecer esse Patrimônio da Humanidade da Unesco deverá atravessar um dos maiores e melhores parques nacionais, o Parque Nacional Canaima, localizado na Venezuela, que reúne fascinantes formações rochosas milenares, selvas, savanas e florestas, inúmeros rios e riquíssimas fauna e flora, fazendo dele um verdadeiro mosaico de belezas naturais. É possível escolher entre diferentes opções para explorar a região até chegar à cachoeira, mas as expedições podem durar de três a cinco dias, com saída pela cidade de Boa Vista, em Roraima, passando por Santa Elena de Uairén e fazendo pernoites em Ciudad Bolivar; os pacotes incluem também transportes terrestre e aéreo (de Santa Elena de Uairén para o Canaima), passeios, guias, alimentação e hospedagem. Durante a viagem, você conhecerá algumas das principais atrações do Parque Nacional, como as cachoeiras da Lagoa da Canaima, as formações rochosas conhecidas como Ayuantepuy, as ilhas Anatoliy e Ratoncito e, é claro, o Salto Angel.



   Veja as Opções de Expedições para a Cachoeira Salto Angel


6. Serra do Roncador
Localizada no ponto mais central do país, em meio à floresta amazônica no estado do Mato Grosso, a Serra do Roncador é, até hoje, a mais desconhecida da selva sul-americana, sendo formada por uma imensa cordilheira da era plutônica que pode atingir até 700 metros de altitude em alguns pontos e se estende por 800 quilômetros. Por isso, a expedição por essa região é uma das mais exuberantes, pois, em uma viagem de até oito dias, o viajante conhecerá alguns dos principais e mais belos atrativos da Serra, como o Arco de Pedra, a Gruta da Estrela Azul, as cachoeiras Gêmeas e do Bateia, as cascatas do Barreirão, o Bico da Serra do Roncador e, é claro, o Domo do Araguainha (maior cratera da América do Sul, com mais de quarenta quilômetros de diâmetro e formada pela colisão de um meteoro). O roteiro começa na cidade de Barra do Garças, no Mato Grosso, onde os visitantes passam cinco noites, e então vai para Ponte Branca para mais duas noites; hospedagem, alimentação, passeios guiados e transporte estão inclusos.



   Conheça mais detalhes da Expedição na Serra do Roncador


7. Ilha do Bananal e Cantão
A Ilha do Bananal é a maior ilha fluvial do mundo e um dos santuários ecológicos mais importantes do Brasil, possuindo uma enorme relevância ambiental e cultural para o país; já o Parque Estadual do Cantão é uma região muito rica e de elevado interesse científico, econômico e social, pois une dois biomas diferentes (de Cerrado e Floresta Amazônica) e abriga ainda mais de 800 lagos – juntas, ambas essas regiões formam a Área de Proteção Ambiental Ilha do Bananal/Cantão, lugar de uma impressionante expedição com duração de três a cinco dias. Nela, o turista chegará pela capital de Tocantins, Palmas, para então seguir para outras cidades do estado, como Caseara e Lagoa da Confusão, onde irá conhecer a fauna rica local através de safáris de barco e trekkings a pé, tomar banhos refrescantes nas praias desertas, lagos e no rio Araguaia, visitar aldeias indígenas e comunidades ribeirinhas, entre muitos outros atrativos – tudo isso incluindo hospedagem, alimentação, transporte, seguro viagem e passeios guiados.



   Veja as Opções de Expedições da Ilha do Bananal e Cantão

Silas Barbi

Praticante de trekking, escalada, mergulho livre e profissional de marketing por formação. Acredita em mundo com menos rotina e mais aventura. Suas duas paixões são o Brasil e a Natureza e não é por acaso que o seu principal objetivo de vida é levar as pessoas para conhecer as belezas naturais do Brasil.