As lagoas dos Lençóis Maranhenses
06/09/2016

As lagoas dos Lençóis Maranhenses

Foto de Capa: Fred Schinke

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é, sem dúvidas, uma das áreas mais exuberantes e únicas do Brasil – possui o ecossistema mais original do país e também algumas das mais belas paisagens, compostos por praias desertas, restinga, mangues, dunas que chegam até 40 metros de altura e diversas espécies de flora e fauna de três diferentes biomas brasileiros (da Amazônia, de Cerrado e da Caatinga). Com tamanha beleza espalhada por mais de 155 mil hectares, que abriga ainda três municípios do Maranhão, sendo eles Barreirinhas, Primeira Cruz e Santo Amaro, não é à toa que o parque se tornou principal destino de turismo do estado.

Mesmo com tantos encantos naturais reunidos em um só lugar, o maior atrativo dos Lençóis Maranhenses continua sendo suas lagoas de águas doces e extremamente cristalinas, cujos tons podem variar do verde-esmeralda ao azul-turquesa. Essas incríveis atrações são formadas após o período de chuva da região (fevereiro a maio), que pode durar até quatro meses, quando atingem o nível máximo de água e, consequentemente, apresentam o cenário típico e cartão-postal do parque: lagoas multicoloridas cercadas por dunas de areia branca.

São mais de quinze lagoas que podem ser aproveitadas para se banhar e se refrescar, principalmente após uma longa caminhada até o topo de suas dunas, e para lhe ajudar a decidir quais você não pode deixar de conhecer, nós reunimos as principais delas.

E lembre-se, se ao fim da leitura você ficar maluco para conhecer esse destino.
> Entre e veja os pacotes do Desviantes para os Lençóis Maranhenses

1. Lagoa Azul
Situada no município de Barreirinhas, é provavelmente a mais famosa e uma das mais belas lagoas dos Lençóis Maranhenses devido à mistura de cores que apresenta, entre o verde o azul profundos, além de ser uma das mais profundas, com até três metros de profundidade. O acesso até ela é fácil, sendo feito primeiramente de carro e então a pé em uma caminhada de poucos minutos, e faz parte de um circuito de mesmo nome (Circuito da Lagoa Azul) que inclui outras lagoas 3 lagoas, sendo elas a Lagoa da Preguiça, Lagoa da Esmeralda e a Lagoa do Peixe.

A melhor época para visitar a Lagoa Azul é no período logo após os meses de chuva, ou seja, junho a agosto. Ela é uma lagoa temporária e sofre diminuição de volume no período da seca.



2. Lagoa Bonita
Assim como a Azul, é uma das principais do parque e também faz parte de um circuito para conhecer outras lagoas no percurso e que leva seu próprio nome (Circuito da Lagoa Bonita). Está localizada a quinze quilômetros de Barreirinhas, é uma das mais extensas e possui águas de tons tão azulados quanto as do mar do Caribe. O acesso até ela é um pouco mais complicado, pois é necessário subir uma duna um tanto íngreme de cerca de 30 metros de altura, mas a beleza dessa lagoa vale cada passo dado para subir a duna.

A melhor época para visitar a Lagoa Bonita é no período logo após os meses de chuva, ou seja, junho a agosto. Ela é uma das lagoas temporárias que mais sofrem diminuição de volume no período da seca, chegando até mesmo a desaparecer durante novembro e dezembro.


Foto: Fred Schinke

  Os circuitos da Lagoa Bonita e Lagoa Azul estão contemplados nesse super pacote para os Lençóis Maranhenses


3. Lagoa da Betânia
Por se tratar de uma interrupção do curso do Rio Negro provocado pelo encontro com o campo de dunas e por causa da variação de cores de suas águas, a paisagem dessa lagoa é uma das mais belas da região. Está localizada no município de Santo Amaro, em uma comunidade ribeirinha de mesmo nome que possui ruas de areia e abriga apenas cerca de 25 famílias. A Lagoa da Betânia tem um ar selvagem e recebe menos visitas do que as tradicionais lagoas de Barreirinhas.

A melhor época para visitar a Lagoa da Betânia é entre os meses de junho a dezembro. A Lagoa da Betânia é uma lagoa perene, nunca ou raramente fica sem águas. Por isso a dica é visitá-la nos meses de pouca chuva.


Foto: Próximos Destinos

4. Lagoa do Murici
Situada a apenas trinta minutos de Betânia, é a mais profunda da região de Santo Amaro, podendo chegar até quatro metros de profundidade no período em que as lagoas estão mais cheias. Para ter acesso à ela, você precisará fazer uma pequena trilha onde poderá avistar peixes, plantas aquáticas e muitas das frutas que deram nome à essa lagoa, os muricis.

A melhor época para visitar a Lagoa do Murici é no período após os meses de chuva, ou seja, junho a agosto.



5. Lagoa da Gaivota
É também uma das mais profundas lagoas de todo o parque, cujas águas esverdeadas e extremamente transparentes serpenteiam as altas dunas ao redor. Está a pouquíssimos quilômetros da sede de Santo Amaro, podendo ser acessada através de carro 4x4 ou então a pé, e ganhou esse nome por estar situada em uma área de nidificação de gaivotas, possibilitando a observação das aves.

A melhor época para visitar a Lagoa da Gaviota é no período após os meses de chuva, ou seja, junho a setembro. Apesar de ser uma lagoa temporária, a Lagoa da Gaivota tende a segurar bastante o volume de suas águas, mesmo no mês de outubro, ainda há boas chances de encontrá-la com águas.


Foto: Antonio Azevedo Filho

6. Lagoa da Esperança
Assim como a Lagoa da Betânia, trata-se de um curso de rio interrompido pelo campo de dunas e é também uma das poucas lagoas perenes da região, o que significa que não seca e se mantém com água ao longo do ano inteiro. Diferentemente das outras, no entanto, não é cercada por dunas, tendo apenas um paredão de areia de um lado e a outra margem no mangue. Está localizada no limite geográfico dos municípios de Barreirinhas e Santo Amaro.

A melhor época para visitar a Lagoa da Esperança é entre os meses de junho a dezembro. A Lagoa da Esperança nunca seca e por isso não há a preocupação de encontrá-la com pouco volume de águas, por isso a dica é somente escolher os meses com menos chuva. Alias, ela recebe o nome esperança exatamente por esse motivo, você pode sempre ter a esperança se encontrá-la com bom volume de águas.



7. Lagoa dos Peixes
É também uma lagoa perene, que não seca, e ganhou esse nome justamente por abrigar a maioria das espécies de peixes dos Lençóis, que vivem em suas águas transparentes, mas de tons verdes mais escuros devido à sua vegetação aquática. Por ser mais afastada, o acesso é feito em veículos 4x4 a partir do município de Barreirinhas e então a pé através de uma trilha que dura trinta minutos.

A melhor época para visitar a Lagoa dos Peixes é entre os meses de junho a dezembro. A Lagoa dos Peixes, assim como a Esperança, nunca seca e por isso não há a preocupação de encontrá-la com pouco volume de águas, por isso a dica é somente escolher os meses com menos chuva.


Foto: Ju Zara

8. Lagoa Verde
Localizada no vilarejo de Atins, que pode ser acessado através de balsa, é uma lagoa também perene e que pode ser visitada em qualquer época do ano, com águas de tons verde claro muito intensos. Para chegar até lá, é necessário fazer o passeio de jipe pelo Canto de Atins e então uma caminhada pelas dunas que pode durar em torno de meia hora.

A melhor época para visitar a Lagoa Verde é logo após o período de chuvas, ou seja, entre junho e agosto. Apesar da Lagoa Verde praticamente nunca secar, ela tende a diminuir bastante de volume nos meses de seca.

É importante lembrar que de ano para ano existe muita variação de quantidade de chuvas e você pode encontrar lagoas com pouco volume de água mesmo nos meses de junho a agosto ou encontrar lagoas temporárias cheias mesmo nos meses de outubro a dezembro. É recomendável entrar em contato com o serviço de atendimento do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses para melhor definir a data de sua viagem.

  Gostou? Confira aqui nossas opções de pacotes para os Lençóis Maranhenses. Com opções de 4 a 8 dias!

Silas Barbi

Praticante de trekking, escalada, mergulho livre e profissional de marketing por formação. Acredita em mundo com menos rotina e mais aventura. Suas duas paixões são o Brasil e a Natureza e não é por acaso que o seu principal objetivo de vida é levar as pessoas para conhecer as belezas naturais do Brasil.