Rota das Emoções - O que saber e Dicas
23/08/2016

Rota das Emoções - O que saber e Dicas

A Rota das Emoções é um bom resumo do nosso incrível Nordeste brasileiro. Essa região abençoada é um daqueles lugares do mundo que atraem todos os tipos de turistas, brasileiros e estrangeiros, independente do seu gosto, pois reúne várias atrações tão belas que ganharam destaque tanto nacional quanto internacional. As atrações são inúmeras: Muito sol presente em suas praias paradisíacas com a proteção de altos coqueiros, mares de águas cristalinas, dunas de areias douradas, flora e fauna ricas e únicas, gastronomia típica e variada, e muitos atrativos histórico-culturais considerados patrimônios da humanidade pela Unesco.

São tantas coisas para ver e lugares para visitar, que o Sebrae e o Ministério do Turismo juntaram aos prestadores de serviços turísticos de Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba e Jericoacoara para criar um projeto para turistas que gostariam de reunir alguns dos mais incríveis destinos do Nordeste em uma só viagem. Esse roteiro único, considerado um dos melhores e mais bem estruturados do Brasil, integra três estados (Ceará, Piauí e Maranhão) e cerca de dez municípios, como Delta do Parnaíba, Lençóis Maranhenses, Jericoacoara, São Luís, Fortaleza, Barra Grande, Tutóia, entre muitos outros. O resultado foi um sonho de viagem para qualquer turista criando um pacote com lençóis maranhenses e jericoacoara e muitos outros atrativos para conhecer entre os dois.

Se estiver curioso, clique no link para ver os pacotes de viagem do Desviantes para a Rota das Emoções.

A viagem pode começar ou por São Luís, no estado do Maranhão, ou em Fortaleza, no Ceará. Caso escolha começar por São Luís, você passará seu primeiro dia por lá para conhecer algumas das principais atrações, como seu Centro Histórico e o Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho. A partir do segundo dia, o roteiro segue em direção à Barreirinhas, porta de entrada para Lençóis Maranhenses, onde você poderá caminhar pela orla da cidade e fazer os passeios clássicos como o das lagoas, que incluem as Bonita e Azul; de voadeira pelo rio Preguiças; e pelas dunas, que podem chegar até 40 metros de altura. Nesse ponto da viagem já irá ficar claro o porquê do nome Rota das Emoções, será um dos vários momentos emocionantes durante a viagem de São Luís para Fortaleza.


Foto: Lagoa Lençóis Maranhenses

Já ali por perto, você também terá a oportunidade de conhecer Atins, um pequeno vilarejo localizado fora do Parque Nacional de Lençóis, mas muito próximo, logo em frente à foz do rio Preguiças. É extremamente rústico e bonito, com lagoas, povoados de pescadores, praias tranquilas (ideais para a prática de kitesurf devido às suas grandes extensões de águas planas e pouco profundas) e ainda um dos pratos de camarões mais deliciosos e famosos da região. Você pode também passar por Caburé, praia muito calma com ótima infraestrutura e que tem acesso através de voadeira e atravessa o rio e mangues, onde você poderá avistar pássaros, répteis e mamíferos pelo percurso.


Foto: Rio Preguiças em Atins

Ainda em Maranhão, o próximo destino é o município de Tutóia, situado na divisa com o Piauí e na união entre as regiões dos Lençóis Maranhenses e Delta do Parnaíba (três das cinco baías do Delta do Parnaíba ficam em Tutóia). Por aqui, você poderá conhecer os vinte quilômetros de praias de mares muito calmos, como as lagoas e o famoso passeio de barco pelo delta do rio Parnaíba, que passa pelas ilhas e dunas.


Foto: Tutóia - Christophe Marchal

Já para o lado do estado do Piauí, a primeira parada é em Luís Correia, município com o maior número de praias e de extensão de litoral, com cerca de 46 quilômetros. Você poderá conhecer suas falésias e dunas, o Farol de Itaqui e a casa de arquitetura moderna, e, é claro, as praias de águas mornas e claras, algumas muito urbanizadas e com ótima infraestrutura de bares e restaurantes, e outras mais tranquilas e rústicas, mas todas oferecendo excelentes condições para a prática de mergulho.


Foto: Luís Correria - Otávio Nogueira

De lá, segue-se para o Delta do Parnaíba, um dos mais famosos deltas (foz de um rio que se subdivide em vários braços, formando um triângulo semelhante à letra grega que dá nome ao fenômeno) do Brasil. Está situado entre os estados do Maranhão e Piauí, tendo em Parnaíba sua porta de entrada, e sua paisagem é composta por espelhos d’água, lagoas, praias, animais silvestres e mangues e dunas em contraste com as ilhas, sendo possível fazer passeios de barco para conhecer toda a região desse santuário ecológico. Esse é um pedacinho não tão conhecido pelos turistas, mas é um dos passeios da Rota das Emoções que mais impressionam. São mais de 70 ilhas, sendo as Ilhas do Caju e Canárias as principais delas, na última existem restaurantes, pousadas e uma vila de pescadores.


Foto: Delta do Parnaíba

Em seguida, parte-se para Barra Grande, na cidade de Cajueiro da Praia, recém-descoberta pelos amantes de kitesurf por causa de seus bons ventos, sendo considerado um dos melhores lugares do mundo para a prática desse esporte. Além disso, a praia conta com um ambiente rústico com mar calmo de águas azul-turquesa e ruas de areia, mas sem perder seu charme e conforto com diversos hotéis e restaurantes. Você pode também fazer o famoso passeio de barco até a Ilha do Cavalo-Marinho, onde as criaturas podem ser coletadas em pequenos aquários para observação dos turistas (daí a origem do nome).


Foto: Barra Grande

A penúltima parada é em Jericoacoara, uma antiga vila de pescadores que hoje é considerada a quarta melhor praia do mundo inteiro e foi até transformada em Parque Nacional. Por aqui, você poderá praticar o windsurf e kitesurf também, pois é outra região conhecida por seus bons ventos, além de descansar em suas praias e lagoas de água doce, subir ao topo da Duna do Pôr-do-Sol para assistir ao espetáculo e ainda fazer uma tranquila caminhada até a Pedra Furada, formação rochosa em forma de arco.


Foto: Pedra Furada em Jericoacoara -  G B

Finalmente, o roteiro acaba em Fortaleza, onde você poderá passar um pouco do seu dia passeando pela cidade antes de finalizar sua viagem de vez e seguir para o aeroporto. Lembrando novamente que também é possível fazer o sentido inverso, começando o roteiro por Fortaleza e terminando em São Luís.

Super Dicas do Desviantes para a Rota das Emoções

1) Leve roupas leves, repelente, óculos de Sol, chapéu, muito protetor solar. Você irá passar a maior parte dos passeios exposto ao sol, que é uma das principais belezas da rota das emoções. Não se esqueça de tomar muita água, leve sempre uma garrafinha de água nos passeios e obrigue-se a consumir bastante líquido.

2) Você terá trechos de travessia de rios e o transporte ocorre em veículos off-road, faça o possível para reduzir o tamanho da sua bagagem.

3) Programe sua viagem com antecedência, o roteiro envolve pernoites em diferentes hospedagens e uma gama muito grande de passeios. Quanto antes nos procurar, maior a chance de ter todas as opções à sua disposição.

4) Em algumas localidades não existem agências bancárias e caixas eletrônicos. O uso do cartão de crédito também é limitado em alguns destinos. Peça orientações ao seu guia logo no início da viagem para se planejar em Fortaleza ou São Luís.

5) Para aproveitar o melhor da Rota das Emoções, é aconselhável separar ao menos 8 dias para o passeio. São muitos belezas. O ideal são as opções de mais de 8 dias. Quer dicas? Rota das Emoções 8 dias e Rota das Emoções 10 dias

6) Se quiser ver as lagoas dos Lençóis Maranhenses cheias, o ideal é ir logo após a época das chuvas. Evite Novembro a Janeio se a idéia é nadar nas principais lagoas.

7) A Rota das Emoções é um passeio tranquilo, recomendado para todas as idades.

Silas Barbi

Praticante de trekking, escalada, mergulho livre e profissional de marketing por formação. Acredita em mundo com menos rotina e mais aventura. Suas duas paixões são o Brasil e a Natureza e não é por acaso que o seu principal objetivo de vida é levar as pessoas para conhecer as belezas naturais do Brasil.