Gosta de viajar e se aventurar?
Preencha seus dados abaixo para receber dicas de destinos e ofertas de viagens na natureza
Cadastro efetuado com sucesso.
Bonito e a melhor época para ir
A cidade de Bonito, no estado do Mato Grosso do Sul, é um dos principais destinos de ecoturismo de todo o Brasil, e isso se deve principalmente ao fato de contar com uma quantidade surpreendente de paisagens e atrações naturais de tirar o fôlego e que parecem ter saído de um filme – não é à toa que tem esse nome que explica bem a beleza que esse lugar possui. E por ser um destino tão incrível, que viajante algum pode deixar de conhecer, o Desviantes reuniu aqui algumas informações para que você saiba quando ir para Bonito, já que entender qual é a melhor época para visitar a região é importante para que você possa aproveitar ao máximo tudo que Bonito tem de melhor a oferecer.
Foto: Caio Vilela
Antes de qualquer coisa, vale a pena ressaltar que realmente não existe nenhuma época considerada ruim para visitar Bonito, pois cada atrativo é único e, dependendo do mês ou da estação, pode impactá-los em diferentes maneiras, fazendo com que fiquem em condições mais ideais.
Período de Chuvas
Por exemplo, para quem gostaria de ter como o foco da viagem passeios nas águas, como o rafting, o período perfeito é o chuvoso (Novembro a Janeiro), que ocorre nos meses do verão, pois as quedas d’água e os poços ficam bem mais caudalosos, enquanto no período seco, que ocorre nos meses de inverno, as cachoeiras e balneários ficam com pouco volume de água. O mesmo vale para suas exuberantes piscinas naturais (principalmente durante os meses de Dezembro e Janeiro), como a da Gruta do Lago Azul, quando os raios solares iluminam a gruta e deixam as águas (que já são sempre muito cristalinas) ainda mais claras, aumentando a visibilidade para flutuação, e também com um tom azulado profundo e muito impressionante.
Gruta do Lago Azul - Foto: Everton Zanella Alvarenga
Rafting - Foto: Everton Zanella Alvarenga
Período de Seca
No entanto, diferentemente da Gruta do Lago Azul, outros poços e cursos de água ficam em melhores condições na estação seca (Junho a Setembro), como nos casos do Rio da Prata e da Lagoa Misteriosa, quando suas águas ficam bem mais cristalinas, uma vez que não há riscos de chuvas que podem deixá-las mais turvas e, com isso, a visibilidade para atividades como mergulho e flutuação é perfeita.
Foto: Fernando Peres
Rio da Prata - Foto: Fernando Peres
Por isso, se a ideia é aproveitar a transparência das águas, a melhor época do ano em questão de clima é entre os meses de Junho a Setembro, quando a temperatura varia de 15ºC a 25ºC e o risco das chuvas é quase escasso. Principalmente em Setembro, logo ao fim da estação da seca, as águas dos poços se encontram mais cristalinas e tem outra vantagem muito importante, os atrativos ficam com menos visitantes, uma vez que não é um mês de alta temporada.
Crédito: Climatempo
Alta Temporada
Inclusive, vale lembrar que mesmo Julho sendo uma das melhores épocas para conhecer Bonito por conta da escassez de chuvas, é importante ressaltar que, por ser um mês de alta temporada (assim como Janeiro e também datas de feriados, principalmente Ano Novo e Carnaval), além dos preços aumentarem até 20% do valor médio comparado com a baixa temporada (demais datas), pode haver também um número grande de visitantes na cidade, o que irá dificultar na hora de explorar as atrações e conseguir vagas para os passeios mais concorridos. E, falando nisso, mesmo se você pretende viajar na época de baixa temporada, lembre-se de fazer suas reservas com antecedência de pelo menos um mês para garantir sua vaga nos passeios mais procurados.
Flutuação - Foto: Mark Hillary