As cachoeiras da Chapada dos Guimarães
24/10/2016

As cachoeiras da Chapada dos Guimarães

Parque Nacional da Chapada dos Guimarães protege uma área de mais de trinta mil hectares que conta com 60 nascentes de águas cristalinas, 50 sítios arqueológicos e paleontológicos, mais de 150 quilômetros de paredões de arenito e cerca de 480 cachoeiras, muitas delas ainda desconhecidas. De todas essas cachoeiras, existem algumas muito famosas que fazem parte de um circuito conhecido como o “Circuito das Cachoeiras” ou “Caminho das Águas”, mas há diversas outras fora desse percurso que também merecem destaque. Com isso, nós reunimos sete das que consideramos as mais bonitas cachoeiras da Chapada dos Guimarães para que você saiba quais não pode deixar de visitar.

1. Cachoeira Véu da Noiva
Mesmo não fazendo parte do Circuito das Cachoeiras, o Véu da Noiva é uma das mais famosas da região, com uma incrível queda livre de mais de 80 metros, emoldurada pelo vale e pelas escarpas de um morro de arenito que fazem a beleza do lugar ainda maior. É possível observar toda a sua imponência tanto por baixo, após uma trilha, quanto por cima, a partir de um mirante próximo à cachoeira e que fornece uma paisagem tão privilegiada que se tornou cartão-postal da Chapada.



2. Cachoeirinha
Por causa da facilidade de acesso, feita através de uma caminhada tranquila entre o cerrado e a mata de galeria, a cerca de apenas mil metros de distância da Véu da Noiva, a Cachoeirinha é uma das mais populares cachoeiras da Chapada dos Guimarães. Possui uma queda de aproximadamente vinte metros de altura, de onde você poderá ficar em pé logo sob ela para receber uma massagem natural, e um poço não muito profundo que é perfeito para pessoas acompanhadas por crianças ou idosos.


Foto: Redescobrimento

  Está gostando da seleção? Lembre-se de ver os roteiros do Desviantes para a Chapada dos Guimarães


3. Cachoeira das Andorinhas
É a penúltima cachoeira do Circuito do Circuito das águas que você visitará, mas a última que poderá se banhar (a última do percurso é fechada para visitação por questões de segurança). Sua queda tem cerca de trinta metros de altura, sendo uma das mais bonitas, e proporciona também uma excelente massagem natural. O lugar é cercado por altos paredões rochosos de onde pode-se observar diversas andorinhas em certas épocas do ano, por isso ganhou esse nome.


Foto: 1000dias

4. Cachoeira dos Marimbondos
Situada em propriedade particular, a apenas doze quilômetros de distância do centro da cidade da Chapada dos Guimarães, tem acesso muito fácil e, por isso, é uma cachoeira muito frequentada por todos os tipos de viajantes. Além disso, é também uma excelente opção para quem quer fugir do calor da região, pois sua queda de quinze metros de altura forma um poço de águas cristalinas e geladas, com cerca de dez metros de diâmetro, perfeito para banhos refrescantes.


Foto: Caiubi

5. Cachoeira da Martinha
Localizada entre as cidades da Chapada dos Guimarães e de Campo Verde, à beira da rodovia, é a cachoeira de maior volume d’água de todas por ser um conjunto de três quedas que forma poços muito profundos perfeitos para nadar (mas é necessário tomar cuidado com as pedras). Tem acesso fácil, portanto, é muito popular e costuma lotar nos fins de semana, mas é uma cachoeira que não se pode deixar de conhecer tanto pelos banhos quanto pela bela área em que se encontra.


Foto: Hélia Vannuchi

6. Cachoeira da Prainha
Essa cachoeira é muito popular por dois motivos: o primeiro é que, apesar de ter a menor queda do Circuito das Cachoeiras, forma o maior poço natural de todos; e o segundo motivo é que, como suas margens e o fundo de seu poço são formados por areia, o lugar ficou parecido com uma espécie de “mini praia” (por isso ganhou seu nome), o que lhe deu uma ótima fama entre visitantes que procuram relaxar dentro e fora da água e para quem está acompanhado por crianças ou idosos. É uma das cachoeiras mais relaxantes da Chapada dos Guimarães.


Foto: 1000dias

7. Cachoeira da Geladeira
É também uma das mais frequentadas da região, principalmente por quem visita a Cachoeira dos Marimbondos, uma vez que estão a menos de um quilômetro de distância, sendo possível conhecer ambas no mesmo dia. A caminhada até ela é curta, levando apenas cerca de quinze minutos para chegar até sua queda d’água de nove metros de altura e ao seu poço profundo, cercado por rochas que formam “bancos” naturais para você sentar e relaxar.


Foto: Caiubi

  Quer conhecer essas maravilhas? Confira os roteiros do Desviantes para a Chapada dos Guimarães

Flavio Nodomi

Praticante de mergulho autônomo, trekking e escalada. Amante de fotografia, viagem e natureza, já viajou para diversos países e cidades brasileiras registrando em fotos alguns dos cenários naturais mais bonitos do mundo.