Filme The Way retrata Caminho de Santiago
25/02/2014

Filme The Way retrata Caminho de Santiago

“The Way” ou “O Caminho”, em português, é um daqueles filmes que você assiste e gruda na sua cabeça, contando os dias para a sua próxima viagem. O filme conta a história de um oftalmologista chamado Tom, interpretado por Martin Sheen, que viaja para Sr. Jean Pied de Porte na França depois de saber que o seu filho Daniel, interpretado por Emilio Estevez, morrera durante o trajeto de Santiago de Compostela. Toda trama se desenvolve quando Tom decide fazer o caminho pelo seu filho.

O enredo do filme tem fortes referências do Mágico de Oz. Os dois filmes retratam 4 desconhecidos que acabam se tornando amigos durante uma longa caminhada, sendo 3 homens e uma mulher. Cada um possui um problema e espera que a jornada ajude a resolvê-lo.

Filme The Way

Como em muitos filmes desse gênero, a mensagem transmitida é a de que o caminho em si é mais importante que o ponto de chegada. O objetivo da jornada/expedição não é, simplesmente, sair do ponto A para chegar ao ponto B e sim todos os momentos que fazem parte da viagem. No fim, chegar ao ponto B é apenas um mero detalhe da viagem. O que realmente importa em uma viagem são os amigos que você faz, os perrengues que você acaba passando, seu autoconhecimento e as experiências únicas que são vividas.

 “You don´t choose a life. You live one.” (Você não escolhe uma vida. Você vive uma). Esta é a última frase dita por Daniel para o seu pai Tom antes de se aventurar no Caminho de Santiago. A frase é umas das mais emblemáticas do filme, em poucas palavras consegue transmitir aquilo que muitos viajantes e aventureiros não conseguem responder quando são indagados do porquê de viajar o mundo ou fazer esportes radicais. Talvez, possa não ser muito bem entendida para aqueles que ainda estão fechados em sua zona de conforto e ainda não deram as caras para o mundo, mas entre a comunidade viajante/aventureira essa frase basta para mostrar o seu espírito.

Filme The Way - Caminho de SantiagoTrilha Caminho de Santiago de Compostela

O filme entra em uma discussão sobre o que é o verdadeiro peregrino. Segundo o enredo, o verdadeiro é aquele que tem que sofrer durante todo o trajeto, acampando ao invés de ficar em hotéis, ir a pé em vez de utilizar bicicleta ou depender totalmente do que a terra pode proporcionar e da bondade das pessoas ao invés de utilizar o seu cartão de crédito para comprar os seus suprimentos, assim como os antigos peregrinos faziam. Na nossa opinião, como dito no filme, o Caminho de Santiago tem que ser feito para você e não pelos outros, por isso você tem que saber o que é, de fato, para você ser o verdadeiro peregrino. No fim da sua jornada, o que realmente importa é o SEU autoconhecimento, os SEUS objetivos realizados e os amigos feitos durante o SEU caminho.

Raio X do Caminho de Santiago de Compostela

Para aqueles que assistiram ao filme e ficaram com uma imensa vontade de fazer o caminho, segue algumas informações e dicas da trilha:

  • O caminho mais tradicional é o Caminho Francês, que sai de Sr. Jean Pied de Porte  na França. Com cerca de 800 km, o tempo médio para percorrer a rota é de 30 dias (vai depender muito do seu ritmo).
  • Não existe apenas o Caminho Francês, mas vários outros caminhos com o mesmo destino. Segue os mais conhecidos:  O Caminho de Finisterre - Finisterre à Santiago, O Caminho Inglês - Ferrol à Santiago, O Caminho do Norte - Ribadeo à Santiago, O Caminho Português - Lisboa ou Porto à Santiago e O Caminho Primitivo - Porto do Acebo à Santiago.
  • Em relação aos gastos da sua viagem, isso vai depender de quão confortável você quer ficar. Como referência, é possível gastar entre 1.000 e 1.400 euros para fazer o caminho com pouco conforto, fora a passagem de avião.
  • Prepare-se! Antes de fazer o caminho, planeje tudo. Ganhe condicionamento físico, pois você vai precisar. Procure absorver todas as informações sobre o caminho antes de ir, assim você irá aproveitar melhor a viagem.
  • Esteja aberto para conversar com outros peregrinos. Assim como no filme, conhecer pessoas e novas culturas é uma das partes mais importantes da viagem. Porém, guarde um tempo para caminhar sozinho e aproveitar o momento para refletir, no nosso cotidiano não temos muito tempo para fazer isso, então aproveite a chance.
  • Por fim, não fique desesperado para chegar logo ao seu destino, cada um tem o seu ritmo e isso não é uma corrida. Aproveite cada momento em que estiver lá. Lembre-se “It´s all about the journey”, ou seja, chegar ao destino é o que menos importa, a viagem em si que fará valer a pena.

 

ica Desviantes:

Gosta de Trekking?

Trekking do Desviantes 123  CONFIRA AQUI nossos roteiros de Trekking!

Flavio Nodomi

Praticante de mergulho autônomo, trekking e escalada. Amante de fotografia, viagem e natureza, já viajou para diversos países e cidades brasileiras registrando em fotos alguns dos cenários naturais mais bonitos do mundo.