Praia de Santiago – São Sebastião SP
17/01/2014

Praia de Santiago – São Sebastião SP

O Desviantes foi atrás de um lugarzinho especial para você curtir. Fora das rotas comuns e populares, nós encontramos a Praia de Santiago. Sabe aquelas de canto de estrada que as pessoas ficam temerosas de conhecer? Então, essa é uma delas.

Localizada a 28 Km do centro de São Sebastião, a praia de Santiago é um verdadeiro refúgio dentre grande parte do agitado litoral norte paulista. A menos de 4 km da Praia de Maresias, esse pedaço de sossego é famoso pelas sombras das árvores presentes à beira mar. Em um dia de baixo movimento não é necessário se preocupar com o guarda-sol porque os chapéus-de-sol, árvore de folhas largas, garantem a sombra durante a maior parte do dia.

A praia tem menos de 1 km de extensão e possui uma larga faixa de areia fina. O mar é calmo e as águas cristalinas. Ao redor, o vilarejo é formado basicamente por casas de veraneio e da população nativa.

Praia Santiago

Como chegar

É fácil chegar na Praia de Santiago. Não é preciso veículos 4x4 nem mesmo seguir a pé por algum trecho da trilha. A via de acesso para fica no km 148 da Rodovia Rio-Santos (BR-101), a menos de 10 minutos de carro partindo de Maresias sentido São Sebastião ou a aproximadamente 40 minutos saindo do centro de São Sebastião sentido Maresias.

Após sair da Rodovia Rio-Santos, você segue por um pequeno trecho em estrada de terra bem conservada, praticamente uma rua estreita com casas dos seus dois lados. Em 5 minutos, você chega à praia. Há a opção de estacionar o carro em alguma das ruas ou em um estacionamento no canto direto da praia.

Como chegar na praia santiago

Onde ficar

A única opção de hospedagem em Santiago é o Camping do Cacau. Para quem gosta de curtir a praia ao estilo Desviantes, essa é uma ótima opção: o camping é totalmente pé na areia, com vista para o pôr do sol; todo o espaço é coberto por árvores de boa sombra e aceita apenas barracas. A simplicidade e a natureza imperam no local.

Para aqueles que preferem um pouco mais de conforto, a praia de Maresias pode ser uma opção. É uma praia com mais alternativas de hospedagens e por ser muito próxima a praia de Santiago, você pode se hospedar em Maresias e curtir o dia em Santiago. Confira algumas opções de hospedagens em Maresias aqui. 

praia de santiago

O que fazer

A área da Praia de Santiago está próxima a um conjunto preservado da Mata Atlântica e por isso,  você pode aproveitar para usufruir atividades que têm tudo a ver com a natureza:

Surf: Em condições adequadas, a praia oferece um bom local para a prática do surf. É no costão direito que o pessoal se reúne para pegar ondas.

Praia de santiago

Mergulho livre: As águas cristalinas e os dois costões da praia são propício para a prática de mergulho livre, também conhecido como snorkeling. Podem ser avistadas várias espécies de peixes e crustáceos. As tartarugas são habitantes comuns entre as rochas da costa e em certas épocas do ano a praia recebe a visita ilustre de grupos de golfinhos.

Boulder: No costão do canto direito existem algumas rochas que permitem a prática do Boulder, escalada em rocha sem o uso de equipamentos, mas esse esporte é para pessoas com experiência.

Relaxar: A praia possui uma bica no canto direito, que permite refrescar e tirar a areia do corpo. É uma água gelada que desce direto da mata. O canto esquerdo da praia é mais reservado e vale uma visita, de lá avistamos a praia vizinha de Toque Toque Pequeno.  

Praia de Santiago

Comércio

A Praia de Santiago conta apenas com um bar ao lado do Camping do Cacau, que oferece bebidas e algumas porções simples.

Como os demais destinos Desviantes, esse é um local abençoado pela natureza, portanto com pouca infraestrutura e carência de serviços. Prepare sua mala com alimentos e medicamentos, caso não esteja disposto a ir até Maresias para se reabastecer

ica Desviantes 

Durante a manhã e ao entardecer, as nossas pernas e pés são cobiçados por borrachudos. Se você for alérgico a picadas, recomendamos incluir repelente na bagagem. Assim terá mais sossego para aproveitar o pôr do sol, que por sinal é belíssimo nos dias de céu claro.

Praia santiago

 

Silas Barbi

Praticante de trekking, escalada, mergulho livre e profissional de marketing por formação. Acredita em mundo com menos rotina e mais aventura. Suas duas paixões são o Brasil e a Natureza e não é por acaso que o seu principal objetivo de vida é levar as pessoas para conhecer as belezas naturais do Brasil.


Fatal error: Uncaught exception 'ErrorException' with message 'file_put_contents(): Only 0 of 183 bytes written, possibly out of free disk space' in /var/www/desviantes.com.br/system/classes/Kohana/Log/File.php:90 Stack trace: #0 [internal function]: Kohana_Core::error_handler(2, 'file_put_conten...', '/var/www/desvia...', 90, Array) #1 /var/www/desviantes.com.br/system/classes/Kohana/Log/File.php(90): file_put_contents('/var/www/desvia...', '?2020-10-25 22:...', 8) #2 /var/www/desviantes.com.br/system/classes/Kohana/Log.php(206): Kohana_Log_File->write(Array) #3 /var/www/desviantes.com.br/system/classes/Kohana/Session.php(377): Kohana_Log->write() #4 [internal function]: Kohana_Session->write() #5 {main} thrown in /var/www/desviantes.com.br/system/classes/Kohana/Log/File.php on line 90