Gosta de viajar e se aventurar?
Preencha seus dados abaixo para receber dicas de destinos e ofertas de viagens na natureza
Cadastro efetuado com sucesso.
Praia de Santiago – São Sebastião SP
O Desviantes foi atrás de um lugarzinho especial para você curtir. Fora das rotas comuns e populares, nós encontramos a Praia de Santiago. Sabe aquelas de canto de estrada que as pessoas ficam temerosas de conhecer? Então, essa é uma delas.
Localizada a 28 Km do centro de São Sebastião, a praia de Santiago é um verdadeiro refúgio dentre grande parte do agitado litoral norte paulista. A menos de 4 km da Praia de Maresias, esse pedaço de sossego é famoso pelas sombras das árvores presentes à beira mar. Em um dia de baixo movimento não é necessário se preocupar com o guarda-sol porque os chapéus-de-sol, árvore de folhas largas, garantem a sombra durante a maior parte do dia.
A praia tem menos de 1 km de extensão e possui uma larga faixa de areia fina. O mar é calmo e as águas cristalinas. Ao redor, o vilarejo é formado basicamente por casas de veraneio e da população nativa.
Como chegar
É fácil chegar na Praia de Santiago. Não é preciso veículos 4x4 nem mesmo seguir a pé por algum trecho da trilha. A via de acesso para fica no km 148 da Rodovia Rio-Santos (BR-101), a menos de 10 minutos de carro partindo de Maresias sentido São Sebastião ou a aproximadamente 40 minutos saindo do centro de São Sebastião sentido Maresias.
Após sair da Rodovia Rio-Santos, você segue por um pequeno trecho em estrada de terra bem conservada, praticamente uma rua estreita com casas dos seus dois lados. Em 5 minutos, você chega à praia. Há a opção de estacionar o carro em alguma das ruas ou em um estacionamento no canto direto da praia.
Onde ficar
A única opção de hospedagem em Santiago é o Camping do Cacau. Para quem gosta de curtir a praia ao estilo Desviantes, essa é uma ótima opção: o camping é totalmente pé na areia, com vista para o pôr do sol; todo o espaço é coberto por árvores de boa sombra e aceita apenas barracas. A simplicidade e a natureza imperam no local.
Para aqueles que preferem um pouco mais de conforto, a praia de Maresias pode ser uma opção. É uma praia com mais alternativas de hospedagens e por ser muito próxima a praia de Santiago, você pode se hospedar em Maresias e curtir o dia em Santiago. Confira algumas opções de hospedagens em Maresias aqui.
O que fazer
A área da Praia de Santiago está próxima a um conjunto preservado da Mata Atlântica e por isso, você pode aproveitar para usufruir atividades que têm tudo a ver com a natureza:
Surf: Em condições adequadas, a praia oferece um bom local para a prática do surf. É no costão direito que o pessoal se reúne para pegar ondas.
Mergulho livre: As águas cristalinas e os dois costões da praia são propício para a prática de mergulho livre, também conhecido como snorkeling. Podem ser avistadas várias espécies de peixes e crustáceos. As tartarugas são habitantes comuns entre as rochas da costa e em certas épocas do ano a praia recebe a visita ilustre de grupos de golfinhos.
Boulder: No costão do canto direito existem algumas rochas que permitem a prática do Boulder, escalada em rocha sem o uso de equipamentos, mas esse esporte é para pessoas com experiência.
Relaxar: A praia possui uma bica no canto direito, que permite refrescar e tirar a areia do corpo. É uma água gelada que desce direto da mata. O canto esquerdo da praia é mais reservado e vale uma visita, de lá avistamos a praia vizinha de Toque Toque Pequeno.
Comércio
A Praia de Santiago conta apenas com um bar ao lado do Camping do Cacau, que oferece bebidas e algumas porções simples.
Como os demais destinos Desviantes, esse é um local abençoado pela natureza, portanto com pouca infraestrutura e carência de serviços. Prepare sua mala com alimentos e medicamentos, caso não esteja disposto a ir até Maresias para se reabastecer
ica Desviantes
Durante a manhã e ao entardecer, as nossas pernas e pés são cobiçados por borrachudos. Se você for alérgico a picadas, recomendamos incluir repelente na bagagem. Assim terá mais sossego para aproveitar o pôr do sol, que por sinal é belíssimo nos dias de céu claro.