The Wildest Dream - Filme sobre o Everest
11/03/2014

The Wildest Dream - Filme sobre o Everest

O início do século XX foi conhecido por ser a época de ouro das explorações, onde o polo Norte e o polo Sul foram conquistados. Mas ainda faltava um desafio, talvez o maior na época, que era a conquista do ponto mais alto do planeta, o Monte Everest. The Wildest Dream retrata a história de George Mallory e Andrew Irvine, dois ingleses que podem ter sido as duas primeiras pessoas a pisar no cume da montanha mais alta da Terra em 1924, ou seja, 29 anos antes do neozelandês Edmund Hillary e o Sherpa nepalês Tenzing Norgay que tiveram a primeira ascensão comprovada. No entando, Mallory e Irvine nunca retornaram do desafio e por isso a verdadeira história ainda está para ser contada.

Mallory e Ervine Everest - Wildest Dream Filme

Mallory e Irvine em fotos tiradas no Everest em 1924

A produção feita pela National Geographic, junto com a emissora BBC, tem como protagonista Conrad Anker, alpinista americano líder do time de escalada da North Face, que encontrou o corpo congelado de Mallory, 75 anos depois da sua morte.

A descoberta do corpo de Mallory deixou muitas pistas que levam a crer que ele possa ter sido o primeiro a subir o Everest. O corpo foi encontrado abaixo da região da onde eles foram avistados pela última vez, o que mostra que Mallory poderia já estar descendo a montanha após atingir o cume. Além disso, apesar de todos os seus pertences terem sido encontrados, a foto da sua mulher Ruth não estava lá, Mallory havia prometido deixar a foto de Ruth no cume da montanha.

Para provar que o feito é possível, Anker faz uma expedição ao cume seguindo o mesmo trajeto que Mallory teria feito 75 anos atrás. Muitos não acreditavam que Mallory teria passado pelo “Second Step” fazendo free-climbing (escalada sem a utilização de cordas). Para passar por esse ponto, hoje, é utilizada uma escada deixada pela expedição chinesa em 1975. Além de seguir o mesmo trajeto, em alguns trechos Anker veste as roupas de alpinismo da época de Mallory para se aproximar das condições tecnológicas daqueles anos. E adivinhe? Anker cumpriu o percurso e mostrou que o trajeto de Mallory era possível.

Conrad subindo Everest

Alpinista Conrad Anker repetindo o trajeto de Mallory em busca de respostas

Em paralelo, o filme retrata a história de Mallory, a sua infância, os seus feitos e como ele se tornou obcecado pelo Monte Everest. O alpinista vivia um triangulo amoroso entre a montanha e a sua mulher, que se preocupava muito com as ideias arriscadas do marido. Algumas cenas são recriadas a partir das cartas escritas para ela durante a subida para o cume, onde Mallory contava os seus feitos e ao mesmo tempo tranquilizava a esposa.

Uma discussão importante é levantada sobre qual é o limite seguro do esporte. No filme vemos, claramente, Mallory ultrapassando esse ponto para conseguir o seu objetivo, pois as condições já não eram mais favoráveis. John Noel, cameraman da expedição de 1924, disse ter avistado os dois homens em um ponto da montanha onde ainda seriam preciso 11 horas para atingir o cume, sendo que eles tinham apenas 8 horas de oxigênio.

O que levou Mallory e Irvine a tomar a decisão de continuar na ascensão, mesmo com condições desfavoráveis? Talvez o ego de Mallory pedindo para ser o primeiro homem a estar no ponto mais alto do planeta, talvez o mal da montanha tenha afetado a sua capacidade de tomar decisões assertivas já que estava tão próximo ao cume ou a sua vontade de terminar logo aquilo e voltar para os braços da sua amada. Nunca saberemos essa resposta e fica difícil julgá-lo pela sua atitude, pois todos aqueles que sobem montanhas, provavelmente, já passaram por situações simliares e acabaram decidindo seguir em frente, mesmo essa não sendo a opção mais segura.

Mallory e Irvine fizeram um feito grandioso chegando tão próximo ao cume ou até mesmo atingido o cume (esperamos que essa pergunta possa ser respondida um dia), em uma época em que não havia nenhuma rota traçada e a tecnologia não era de grande ajuda aos montanhistas. Mas em nossa opinião, concordamos com o filho de Mallory quando disse: “To me the only way you achieve a summit is to come back alive. The job is half done if you don´t get down again”. Em português - “Para mim a única maneira de atingir o pico é voltar vivo. O trabalho está pela metade se você não retorna vivo.”

Monte Everest - Desviantes Aventuras

 

Raio X Monte Everest

  • Ponto mais alto da terra com 8.848 metros de altura.
  • Existem duas rotas principais: a face norte que sai pelo Tibet, a rota retratada no filme e considerada a mais difícil e a face sul, tecnicamente mais fácil, que sai do Nepal e é a mais utilizada.
  • O custo da permissão para você subir o Everest é de U$ 25.000
  • 219 pessoas morreram (dados de 2010) tentando subir o Monte. A taxa de sucesso na escalada é de 30% (dados 2006).
  • 4042 pessoas já subiram o Everest (dados 2013).
  • A pessoa mais jovem a subir foi Jordan Romero com 13 anos e a pessoa mais velha foi Yuichiro Miura com 80 anos. Em 2013, Karina Oliani é a brasileira mais jovem a subir o Everest com 31 anos.

 

ica Desviantes:

Gosta de Natureza e Aventura?

Tirolesa Desviantes Confira os roteiros e atividades oferecidos pelo Desviantes

Flavio Nodomi

Praticante de mergulho autônomo, trekking e escalada. Amante de fotografia, viagem e natureza, já viajou para diversos países e cidades brasileiras registrando em fotos alguns dos cenários naturais mais bonitos do mundo.