Lifesaver - Purificação de água outdoor
16/01/2014

Lifesaver - Purificação de água outdoor

Uma inovação para quem gosta de se aventurar, principalmente, onde há pouca estrutura. O equipamento da vez atende a uma necessidade enquanto exploramos todos os cantos da natureza, inclusive, onde a disponibilidade de água não é a ideal.

Como um purificador portátil, a Garrafa Lifesaver não necessita de adição de substâncias químicas, como iodo ou cloro, nem de energia elétrica para funcionar. No formato e nas dimensões de um squeeze, a Lifesaver Bottle é para ser levada em viagens outdoor onde há água disponível, como no rio, açude e poça, mas ao mesmo tempo é imprópria para o consumo direto.

Ela serve exatamente para essas situações. Foi desenvolvida com uma tecnologia que permite atender momentos em que não há água potável; lugares com infraestrutura precária ou que sofre com a escassez de água própria para o consumo, causados, por exemplo, após desastres naturais. Pelas suas funcionalidades, a Lifesaver foi adotada por militares e praticantes de atividades outdoor. Exatamente como nós Desviantes.

Como a Lifesaver funciona?

A garrafa contém um cartucho substituível com capacidade para filtrar até 6.000 litros de água sem troca. O filtro remove bactérias, vírus, cistos, parasitas, fungos e todos os outros agentes patogênicos que podem existir na água. A Lifesaver também vem com um filtro de carbono ativável. Ela retira da água um amplo espectro de resíduos químicos, incluindo pesticidas, resíduos médicos e metais pesados como chumbo e cobre.

Existe uma tampa no fundo da garrafa que você remove para colocar a água que deve ser filtrada. Depois de encher a garrafa, é preciso bombear a água até o filtro. O funcionamento é parecido com o de uma arma de água de pressão; basta agitar a bomba que fica no fundo algumas vezes para a água ser filtrada e pronta para beber. A garrafa possui a capacidade de armazenar 750ml de água.

Vantagens do uso da Lifesaver em atividades outdoor

Diminuição do peso: Se o local da aventura possuir pontos de água, não é preciso carregar água em todo o caminho. Você pode se reabastecer a cada ponto, sem se preocupar com a qualidade da água.

Capacidade de filtragem: Um cartucho dura até a filtragem de 6.000 litros.

Purificação instantânea: Não é preciso esperar que substâncias reajam. A filtragem é instantânea.

Desvantagens do uso da Lifesaver em atividades outdoor

Necessidade de planejamento: É preciso conhecer e planejar bem os pontos de abastecimento. Se por um lado a Lifesaver reduz a necessidade de transporte de água, por outro ela é totalmente dependente da existência de água no local. Quem pratica esportes de altitude, por exemplo, sabe que após certa altitude é muito raro encontrar pontos de água e por isso um bom e velho camelback poder ser mais eficiente, por permitir maior capacidade de armazenamento.

Dificuldade de transporte: Apesar de ter o formato e as dimensões de um squeeze grande, o transporte da Lifesaver pode ser um pouco desajeitado. A Lifesaver é feita de material rígido e por isso não se ajeita ao formato da mochila.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Onde comprar

A marca ainda parece não atuar no Brasil, já que o site está off-line. Mas encontramos o twitter brasileiro da empresa: https://twitter.com/lifesaverbrasil

O produto está disponível no site internacional:
Valor do produto: £134.99 – em torno de R$ 455

Valor do frete: £30.00 – em torno de R$ 100

Não achamos onde comprar no Brasil. Quem conhecer uma loja ou site que venda esse produto por aqui, deixe a indicação aqui no Desviantes, para compartilhar com quem tem interesse em comprar.

Silas Barbi

Praticante de trekking, escalada, mergulho livre e profissional de marketing por formação. Acredita em mundo com menos rotina e mais aventura. Suas duas paixões são o Brasil e a Natureza e não é por acaso que o seu principal objetivo de vida é levar as pessoas para conhecer as belezas naturais do Brasil.