Grutas e Cachoeiras em São Tomé - MG
06/01/2015

Grutas e Cachoeiras em São Tomé - MG

Pingou no Desviantes mais um relato de aventura. Dessa vez a convidada é a Andrea Schmidt, blogueira, conservacionista e acima de tudo fotógrafa da vida selvagem. Alguns de seus trabalhos de fotografia já fizeram parte do Daily Dozen da National Geographic e do Photo of the Day da Earth Shots, duas mídias muito fortes quando o assunto é fotografia. Ela também já venceu e teve fotos finalistas em concursos de fotografia de vida selvagem. Nesse post a Andrea vai relatar a sua viagem para São Tomé das Letras, um destino clássico para quem gosta de natureza e boas energias. E adivinha só, ela encontrou uma boa amostra de vida selvagem por lá.

Andrea Schmidt

Por: Andrea Shmidt

Cachoeiras, grutas, trilhas, natureza e muita energia positiva fazem parte da viagem pra São Thomé das Letras.

Localizada em Minas Gerais, aproximadamente 400 km de SP, São Thomé é um ótimo destino para ir em um feriado. Não recomendo passar apenas um final de semana, pois são muitos lugares para conhecer.

Aproveitei um feriado prolongado, peguei minha mochila, meu saco de dormir e enfim fui viajar para um dos lugares mais lindos e que a tempos fazia parte dos meus planos de viagem.

A cidade de São Thomé das Letras é toda construída de pedras, que foram extraídas das pedreiras locais, e ao chegar você já percebe o charme e o clima místico que tornam essa cidade única.

Logo no primeiro dia, depois de passar uma das noites mais estreladas da minha vida em um camping, acordei cedo para fazer trilhas e conhecer algumas das muitas cachoeiras que São Thomé oferece.

Mas, antes de sair do camping recebi a ilustre visita de dois tucanos do bico verde, que passaram voando por cima da minha cabeça. Deu tempo de correr até a barraca e pegar minha câmera para fazer algumas fotos. O que eu mais gostei de São Thomé foi perceber a conexão que os moradores têm com a natureza, então aproveitei para procurar mais alguns bichos pelo camping mesmo.

Tucano em Sao Thome das Letras

Esquilo em Sao Thome das Letras

Sabia Laranjeira em Sao Tome das Letras MG

Aves em Sao Tome das Letras MG

Tucano em Sao Tome das Letras

Escolhi conhecer as cachoeiras do Flávio, Véu das Noivas, Paraíso, Eubiose e Cachoeira da Lua. Todas ficam na estrada sentido Baependi e são de fácil acesso. A dica de ouro é sair cedo para ter a chance de encontrar os lugares vazios. Depois das 10 da manhã encontrei fila em algumas cachoeiras.

Cachoeira em Sao Tome das Letras

Cachoeira do Flávio

Cachoeira Paraiso em Sao Thome das Letras MG

Cachoeira Paraíso

Cachoeira da Lua em Sao Thome das Letras MG

Cachoeira da Lua

Cachoeira da Eubiose Sao Tome das Letras MG

Cachoeira Eubiose

No segundo dia eu queria conhecer algum lugar novo e principalmente isolado, então pegamos o carro e saímos pelas estradas de terra. Pelo caminho, várias placas indicavam a gruta da bruxa, mas muitos km depois sem encontrar nada, demos de cara com a Gruta do Labirinto.

O lugar estava vazio, não tinha nenhum carro e a única coisa curiosa foi que um menino de uns 9 anos veio correndo em nossa direção com três lanternas na mão. Todo tímido ele perguntou se gostaríamos que ele nos guiasse na gruta e logo após o nosso sim ele nos entregou as lanternas e lá fomos nós.

Não demorou muito pra ele perder a timidez e começar a conversar. Exploramos a gruta, fazendo brincadeiras e procurando morcegos.

Gruta do Labirinto em Sao Thome das Letras MG

Gruta do Labirinto em Sao Tome das Letras MG

Quando chegamos na saída da gruta ele disse que tinha um lugar para mostrar e depois de uma pequena caminhada chegamos em uma enorme lagoa. De águas verdes, com paredes rochosas em volta, essa era a Lagoa da Esmeralda, o lugar mais lindo de São Thomé na minha opinião.

Com a lagoa vazia, à nossa disposição, fomos direto nadar e pular das rochas. Durante a semana inteira, depois de conhecer outros lugares e mais cachoeiras, voltávamos para ficar nadando na lagoa com o menininho.

Lagoa da Esmeralda Sao Thome das Letras

Lagoa da Esmeralda em Sao Tome das Letras MG

Lagoa Azul em Sao Tome das Letras MG

Em um dos dias, acordei bem cedo, junto com o sol e fui até a cachoeira que eu mais queria conhecer; a cachoeira Vale das Borboletas. Ela possui duas quedas d’água e uma pequena piscina natural em volta. Dependendo da época do ano é possível encontrar muitas borboletas na região. E foi o que eu fiz, passei o dia inteiro procurando borboletas, nadando e fazendo picnic.

Borboletas em Sao Tome das Letras

Uma das coisas que eu não gostei e que é muito comum de encontrar em vários outros lugares, foi a quantidade de lixo espalhada. Não é proibido fazer churrasco nas cachoeiras e por isso é muito comum encontrar grandes grupos de pessoas fazendo festas, o que não seria problema se todos recolhessem o lixo e deixassem o lugar do mesmo jeito que encontraram, sem vestígios artificiais. Encontrei garrafas de cerveja e embalagens de plástico por todos os cantos e joguei fora o que eu consegui. Na natureza só deixamos pegadas e é dever de todo viajante respeitar os lugares por onde passa, assim como dos moradores respeitar o paraíso em que vivem.

Para finalizar, um passeio imperdível e muito conhecido é a Gruta do Carimbado. Um dos lugares mais misteriosos de São Thomé. Existem várias lendas sobre essa gruta, mas a principal delas é que o final da gruta liga a civilização Inca no Peru com São Thomé das Letras. Já tentaram mapear a gruta do carimbado para tentar encontrar a saída, mas nenhuma expedição foi bem sucedida e a história continua um mistério.

Nós entramos na Gruta do Carimbado sem guia e seguimos dentro dela por uns 20 minutos, até o caminho começar a ficar cada vez mais estreito. Lembrei de todas as lendas que eu já li e confesso que fiquei com medo de seguir nessa aventura. Decidi voltar, até mesmo por motivos de segurança.

Pouco depois da minha viagem para São Thomé, fiquei sabendo que a Gruta do Carimbado foi interditada e ficou proibida a visitação, a não ser por expedição científica. Uma pena, pois conhecer o lendário caminho escondido até Machu Picchu faz parte da magia de São Thomé.

Sem dúvidas, foi uma das melhores viagens que eu já fiz no Brasil e eu voltaria sem nem pensar duas vezes. E meu conselho final é: Viaje, aproveite e recolha seu lixo!!! ;)

Conheça melhor o trabalho da Andrea Schmidt

Cume do Pico PrateleirasFacebook da Andrea Schmidt

Andrea Schmidt

Site da Andrea Schmidt

 

 

ica Desviantes:

Você gosta de natureza e aventura?

Atividades em Minas Gerais  Confira aqui os nossos pacotes e viagens e Minas Gerais

Silas Barbi

Praticante de trekking, escalada, mergulho livre e profissional de marketing por formação. Acredita em mundo com menos rotina e mais aventura. Suas duas paixões são o Brasil e a Natureza e não é por acaso que o seu principal objetivo de vida é levar as pessoas para conhecer as belezas naturais do Brasil.