O cume do Prateleiras em Itatiaia
02/12/2014

O cume do Prateleiras em Itatiaia

Durante os próximos meses, aparecerão no Desviantes histórias de aventuras e viagens pela natureza de blogueiros viajantes que compartilharam suas aventuras com a nossa equipe. Com as suas próprias palavras eles nos mostrarão como foram as suas aventuras. Nesta primeira postagem, deixamos vocês com o Carlos Roberto e Gleidys, do blog Nas Estradas do Planeta. Eles vão contar como foi atingir o cume do Pico das Prateleiras em Itatiaia - RJ.

Dica: Você pode subir o Prateleiras e o Agulhas Negras na expedição Desviantes que acontece no dia 24 de junho com saída de São Paulo. Clique e confira!

Cume do Pico Prateleiras

Por: Carlos Roberto e Gleidys

Nossa paixão pelo montanhismo, faz muito, nos cobrava a ascensão ao cume das Prateleiras em Itatiaia, tendo como vista privilegiada as Agulhas Negras. Planejamos muito, mas a janela de tempo ideal sempre nos aprontava uma surpresa.

A caminho de Florianópolis, fizemos uma parada estratégica em Engenheiro Passos, para aproveitar o tempo bom. Com a ajuda de amigos da ONG Anjos da Montanha, conseguimos nos encaixar num grupo de turistas alemães, já para o dia seguinte.

Prateleiras em Itatiaia

As Prateleiras, junto com as Agulhas Negras, é um dos principais atrativos do PNI-Parque Nacional de Itatiaia, na sua parte alta e, sem dúvida, um dos mais bonitos. O PNI é o 1º Parque Nacional do Brasil, datado de 1937.

A trilha até o cume é ampla e bem exposta ao sol. Pode ser cumprida em até 3 horas.

Trilha para o Pico do Prateleiras em Itatiaia

 

Durante a caminhada, passamos pela sutil nascente do rio Campo Belo, que alimenta muitas das quedas d´água da parte baixa do parque. 

Nascente na Trilha Agulhas Negras e Prateleiras

Passamos também pela linda Cachoeira das Flores, certeza de um mergulho refrescante ao fim do dia.

Cachoeira das Flores em Itatiaia - RJ

Para quem deseja permanecer no parque e pernoitar acampado, existe o abrigo Rebouças (último ponto de apoio), com área de camping, banheiros e uma deliciosa represa para banhos. A casa principal, em obras no momento, pode ser usada como refúgio, com camas e cozinha comunitária. Neste ponto são iniciadas as trilhas para Agulhas Negras, Prateleiras, Cachoeira de Aiuruoca e Travessia da Serra Negra.

Abrigo Rebolsas Parque Nacional do Itatiaia

Represa no abrigo rebouças Parque Nacional do Itatiaia

Um mar de formações rochosas se descortina a cada trecho de trilha, lembrando as formas que você possa imaginar. Que tal uma tartaruga e...

Pedra com Formato de Tartagura

... um tubarão fossilizado, já que toda esta área foi fundo do mar?...

Pedra com formato de Tubarao

...ou uma cabeça de índio?

Pedra com formato de cabeca de indio

Vocês podem imaginar como o vento e a água da chuva podem ter moldado estas pedras, por tantos milhares de anos?  Que tal uma poltrona para namorados?

Pedra da poltrona Prateleiras Itatiaia

Com a imponência das Agulhas Negras ao fundo, chegamos a base das Prateleiras, para iniciar a “escalaminhada” final para o cume.

Vista do Agulhas Negras na Trilha em Itatiaia

Base da escalaminhada para o Pico do Prateleiras

Alguns trechos devem ser vencidos com o auxílio de cordas. Considere seriamente a contratação de um guia experiente, para que seu passeio seja aproveitado da melhor forma possível e sem contratempos.

Nesta investida, fomos guiados pelo guia credenciado Levy é que eu acho que nao via ter m, bombeiro de profissão e voluntário da ONG da Anjos da Montanha, que atua na área de Itatiaia, incluindo combate a incêndios e resgates.

Escalada Prateleiras Itatiaia

Subida com cordas no Prateleiras Itatiaia

Subido do Pico do Prateleiras Itatiaia

Fazer o cume e olhar para baixo transmite a todos a agradável sensação de limites superados, com diferentes intensidades para cada um, mas sempre plenos de concentração. Desafio aquele que lembrou de algum compromisso ou problema recente!! Venha para a montanha!!!!

Vista da subida do Prateleiras no Parque Nacional de Itatiaia

Registrada a nossa presença no livro de cume, hora de fazer as clássicas fotos e confraternizar com o simpático grupo de turistas alemães que nos acompanharam neste passeio.

Cume do Pico das Prateleiras

Cume do Pico Prateleiras

Como dissemos no início deste relato, mais um desejo realizado. Quase como uma regra, incluímos em nossas viagens alguma atividade intensa e sempre conectada com a natureza exuberante deste nosso planeta.

Agradecemos muito o Desviantes pela oportunidade de poder falar ao seu público e, já que está por aqui, convido-os a conhecer outras de nossas aventuras.

Escalavrado – Serra dos Órgãos – RJ

Março

2014

Pedra do Baú – São Bento do Sapucaí – SP

Julho

2013

Pedra da Gávea – Passagem dos Olhos - RJ

Outubro

2012

Cachoeira do Garrafão – Guapimirim - RJ

Fevereiro

2012

Dedo de Deus – Serra dos Órgãos – RJ

Agosto

2011

Rafting Ribeirão das Lages – RJ

Setembro

2010

Pedra do Sino – Serra dos Órgãos – RJ

Setembro

2010

 

Conheça as redes sociais do Nas Estradas do Planeta

 

Cume do Pico Prateleiras

Cume do Pico PrateleirasFacebook Nas Estradas do Planeta  Cume do Pico Prateleiras Twitter Nas Estradas do Planeta

Cume do Pico PrateleirasYoutube Nas Estradas do Planeta   Cume do Pico PrateleirasInstagram Nas Estradas do Planeta

 

ica Desviantes:

  Confira o pacote de viagem do Desviantes que te leva para subir o Agulhas Negras

Silas Barbi

Praticante de trekking, escalada, mergulho livre e profissional de marketing por formação. Acredita em mundo com menos rotina e mais aventura. Suas duas paixões são o Brasil e a Natureza e não é por acaso que o seu principal objetivo de vida é levar as pessoas para conhecer as belezas naturais do Brasil.