A Chapada dos Veadeiros e a melhor época para ir
27/09/2016

A Chapada dos Veadeiros e a melhor época para ir

A Chapada dos Veadeiros é um complexo turístico que envolve o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e todo o seu entorno, região recheado de atrativos, ela fica localizada na região centro-oeste do Brasil e o aeroporto mais próximo é o de Brasília, local de chegada de quase todos os turistas que visitam a região.

Por via de regra acreditamos que o visitante da Chapada dos Veadeiros deve ficar no mínimo 4 dias para conhecer seus atrativos imperdíveis como o Vale da Lua; Saltos do Rio Preto; Cataratas dos Couros; e Cachoeira Almécegas, mas para realmente aproveitar a beleza desse lugar tão especial, o ideal é passar 8 dias. Vamos entender melhor o destino?

A Chapada dos Veadeiros é composta por 8 munícipios, sendo que os de maior importância turística são Alto Paraíso, Vila de São Jorge e Cavalcante, no extremo norte do parque. Alto Paraíso é a cidade mais estruturada da região, fica localizada entre Vila de São Jorge e Cavalcante e é ponto de entrada e saída para quem vem de Brasília, são ao todo 240 km entre as duas cidades o que dá aproximadamente 3 horas de viagem.

Enquanto isso, Vila de São Jorge é mais simples em infraestrutura, com ruas de chão, porém oferece boas opções de hospedagem e principalmente de bares. São Jorge concentra a maior parte dos atrativos, possui em suas proximidades a entrada do parque e atrai boa parte dos mochileiros que visitam a região.

Já Cavalcante normalmente não é utilizada como base, diferente das duas anteriores, por ficar mais distante da maior parte dos atrativos. A cidade está a aproximadamente 90 km de Alto Paraíso, mas é muito visitada em bate-voltas por ser o principal ponto de acesso para as Cachoeiras Santa Bárbara e Capivara, que têm ganhado cada vez mais fama entre os turistas.


Mapa da Região Turística da Chapada dos Veadeiros – Foto por: Camping PachaMama

Existem 3 (três) possíveis opções de roteiro quando a decisão é escolher em qual cidade se hospedar:

1) Ficar apenas em Alto Paraíso;

2) Ficar apenas em São Jorge;

3) Dividir os dias entre São Jorge e Alto Paraíso.

Todas as escolhas são interessantes para ficar 4 ou 8 dias de acordo com a vontade do turista já que o Parque conta com uma variedade grande de atrativos próximos as duas cidades. A diferença será em questão de conforto, enquanto optar por apenas uma cidade te dará mais tempo de transporte, escolher ficar nas duas cidades tirará um pouco de conforto já que São Jorge é uma cidade simples, principalmente comparada a vizinha Alto Paraíso.

 
  Conheça os pacotes do Desviantes para a Chapada dos Veadeiros


Vila de São Jorge - Foto: Daniel Poletti

Caso você tenha apenas 4 a 5 dias para viajar, a dica é ficar estabelecido em somente um local e explorar a fundo os atrativos daquela região, para que você não perca muito tempo nos traslados entre os atrativos. Se a ideia for conhecer a Cachoeira Santa Bárbara, uma das cachoeiras mais deslumbrantes da região, é uma boa ideia ficar em Alto Paraíso. Neste caso, você fará passeios até os principais atrativos ao redor de Alto Paraíso (Cataratas dos Couros, Cachoeira Loquinhas, Almécegas) e poderá fazer um ou dois dias de bate-voltas até Cavalcante e São Jorge.

Agora, se a ideia for caminhar e conhecer os Saltos do Rio Preto, duas quedas d’água (uma de 120 metros e a outra de 80) que criam um grande poço de 200 metros de diâmetro, ficar em São Jorge é uma boa. Mas neste caso, será complicado conhecer a região de Cavalcante, onde está a Cachoeira Santa Bárbara, considerada uma das mais bonitas da região.

   Sugestão de Pacote de 5 dias na Chapada dos Veadeiros

Caso você tenha os 8 dias para viajar, realmente não faz muita diferença o local de base, mas pode ser interessante dividir as estadias entre São Jorge e Alto Paraíso, assim você também perde menos tempo de transporte. Nesse caso, você pode escolher um pacote que comece em São Jorge e depois siga para Alto Paraíso, assim você fica mais próximo de Cavalcante quando for esticar até a Cachoeira Santa Bárbara.

Entendemos, no entanto que algumas pessoas não se sentem confortável em mudar de pousada durante a viagem e aí nesse caso recomendamos ficar todos os dias em Alto Paraíso e aproveitar da mesma forma, mas lembre-se que neste caso você terá que fazer o percurso até São Jorge pelo menos três vezes durante a estadia para conseguir conhecer os principais atrativos daquela região.

  Sugestão de Pacote de 8 dias na Chapada dos Veadeiros


Principais Atrativos próximos de São Jorge

 O atrativo mais excêntrico da região próxima a Vila São Jorge é o Vale da Lua onde está um conjunto de formações rochosas esculpidas pelas águas do rio São Miguel por mais de 600 milhões de anos e que hoje se parecem com crateras lunares (daí a origem do nome); nas redondezas encontramos ainda cachoeiras e as mais famosas são a Cachoeira Raizama, com uma queda de cerca de 40 metros de altura e ideal para a prática de atividades de aventura como canoismo e rapel; a Cachoeira do Segredo, outra bela queda d’água de cem metros de altura que fica em uma parte “escondida” da região (por isso ganhou seu nome) e que forma um profundo poço de águas cristalinas; os Saltos do Rio Preto, duas quedas d’água (uma de 120 metros e a outra de 80) que criam um grande poço de 200 metros de diâmetro; e a 
Morada do Sol, uma sequência de cascatas que formam piscinas naturais perfeitas para banhos.



Saltos do Rio Preto - Foto: Ion David

 

Principais Atrativos próximos de Alto Paraíso

Nesse ponto você já deve ter percebido que o ponto alto da Chapada dos Veadeiros são suas cachoeiras e a região mais próxima a Alto Paraíso apenas fortifica isto já que tem como atrativos principais 4 lindas cachoeiras, a Cachoeira Almécegas I é a primeira, com uma queda de 45 metros que jorra em forma de um véu de noiva; em segundo e terceiro citamos a cachoeira de mesmo nome Almécegas II e a vizinha São Bento, cujas quedas, apesar de pequenas, com oito metros de altura, formam excelentes poços para mergulho e natação; por último há a Cachoeira das Loquinhas, um complexo de sete poços de águas extremamente cristalinas e tons verde-esmeralda.

Além de lindas cachoeiras a região possui também as Cataratas dos Couros, uma sequência de cascatas que podem chegar a quinze metros de queda.


Cataratas dos Couros - Foto: Pedro Siracusa

 

Próximo a região na cidade de Cavalcante há duas cachoeiras também amadas pelos turistas, as Cachoeiras Santa Bárbara e Capivara, muito próximas uma da outra sendo a Santa Bárbara famosa por ser uma das mais deslumbrantes cachoeiras da Chapada e do Brasil.


Cachoeira Santa Bárbara - Foto: Ion David

Normalmente os passeios diários acabam no meio da tarde e ao final o visitante pode complementar sua viagem com atividades opcionais, como o batismo de rapel na Cachoeira Almécegas I, que consiste em uma descida de 45 metros pela queda com ajuda de instrutores; a tirolesa do Voo do Gavião, um voo com 850 metros de extensão e cem metros de altura; e visitas às piscinas de água quente presentes na região.


Tirolesa Voo do Gavião

 

Equipe Desviantes
O Desviantes é um portal de turismo de aventura e ecoturismo que surgiu para estimular o contato com a natureza através do turismo e dos esportes de aventura.