Poções e Cachoeiras de Visconde de Mauá
08/01/2016

Poções e Cachoeiras de Visconde de Mauá

Por: Isabela Rios

Região é conhecida pela abundância de água com mais de cem cachoeiras catalogadas

Antes de sair explorando e pular em uma cachoeira é preciso entender a região e o destino. Visconde de Mauá é um distrito do município de Resende, no Rio de Janeiro. Mas, na verdade, esse nome é atribuído ao conjunto das vilas de Mauá, Maromba e Maringá, que fica parte no Rio e parte no estado de Minas Gerais, além de seus vales como Vale das Cruzes, Alcantilado, Pavão e Grama.

Antigamente essa região era conhecida pela presença de hippies que faziam da Serra da Mantiqueira seu lugar de hospedagem. Hoje em dia, a principal atividade econômica do lugar é o turismo com centenas de hotéis, pousadas e restaurantes.

Mas o que chama a atenção e atrai tantos viajantes, principalmente paulistas e cariocas, é a abundância de águas limpas e cristalinas. Essa área de preservação ambiental localizada a 1.200 metros de altitude concentra mais de 100 cachoeiras catalogadas, com elas rios e piscinas naturais.

Entre as muitas cachoeiras e poções de Visconde de Mauá, existem as mais famosas, seja pela beleza ou pelas opções de entretenimento que oferecem. Na região é possível nadar, fazer um piquenique na natureza ou até mesmo escorregar em uma das quedas d’água.

Saiba quais são as cachoeiras de Visconde de Mauá mais disputadas e que valem a pena a visita:

1. Cachoeira do Escorrega

Foto: Rafael Brunhosa

Esse é um lugar quase que obrigatório para quem visita Visconde de Mauá. Além de ser um dos cartões postais da região, é considerada a cachoeira mais divertida, pois nela é possível escorregar em um tobogã natural de 30 metros formado por uma pedra bem lisa. A cachoeira fica três quilômetros acima da Vila do Maromba.

2. Poção da Maromba

Foto: Marcus Morais

A apenas um quilômetro da vila de mesmo nome, o poção é formado por uma queda de seis metros. No fim da queda está o poço de sete metros de profundidade, um dos preferidos para quem não dispensa um mergulho.

3. Cachoeira de Santa Clara

Foto: Sergio Morel

Uma das cachoeiras de Visconde de Mauá mais conhecidas, a Santa Clara é uma das mais altas da região. A queda de 50 metros de altura forma uma piscina natural ideal para banho.

4. Cachoeiras do Alcantilado

Foto: Cachoos

Uma sequência de nove cachoeiras fica dentro de um sítio no Vale do Alcantilado. Por uma trilha é possível chegar a todas elas tendo a última e mais alta 50 metros.

5. Cachoeira Véu da Noiva

Foto: Cesar Manieri


A cachoeira chama atenção pela sua beleza. São 15 metros de queda d’água e uma piscina natural com água bem fria, pois fica escondida em meio às árvores.

6. Cachoeira Toca da Raposa

Foto: Marcelo Vilhena

Duas quedas formam a cachoeira que está localizada a 10 quilômetros de Visconde de Mauá. Para chegar ao local é preciso estacionar o carro e andar em uma trilha fácil por cerca de cinco minutos.

7. Poço do Marimbondo

Foto: Roberta Rodovalho

Além do nome assustador, para chegar ao poço do Marimbondo é preciso caminhar por cerca de três horas em uma trilha íngreme pela mata. O acesso é difícil, mas quem vence o desafio é recompensado com uma piscina natural de águas tão verdes que antes era conhecida como Poço das Esmeraldas.

8. Cachoeira da Saudade

Foto: Filipe Machado

Seguindo por uma trilha de dois quilômetros, os viajantes passam por 12 quedas d’água e piscinas naturais. O recanto fica a cerca de 15 quilômetros da vila. Apesar de serem quedas modestas, é a maior sequência de quedas e cachoeiras de Visconde de Mauá.

Isabela Rios

Jornalista com experiência em matérias sobre turismo e esportes no Brasil e no exterior. Apaixonada por aventura, pratica escalada, mergulho, snowboard e qualquer outro esporte que seja na natureza. Entre seus hobbies estão a meditação e a fotografia. Devido a sua profissão e a vontade de conhecer o mundo visitou nove países em 2015.