Outsiders BR - O casal em viagem ao Mundo
20/05/2014

Outsiders BR - O casal em viagem ao Mundo

O dia 1 de novembro de 2013 foi a data escolhida por Paula e Renan, criadores do projeto Outsiders Brazil, para começar a jornada de 1080 dias (3 anos) ao redor do mundo em busca de lugares e pessoas que expressem o real sentido de felicidade. A expedição pretende passar por 77 países em todos os continentes, inclusive a Antártida. Esse número de países pode aumentar ou diminuir já que o roteiro não está 100% fechado, os dois preferem viajar de forma livre e estão totalmente abertos para receber dicas de outros viajantes.

O carro escolhido para a expedição foi um Troller, modelo 2011, que foi apelidado de Brasileirinho. Ele é um carro que foi adaptado para atender as principais necessidades: como forma de abrigo, foi instalada uma barraca Camping World no sobre teto do carro e para um pouco de conforto, um chuveiro aquecido.

Confira a entrevista para os Desviantes em que Paula e Renan nos contam o que aconteceu nesses 25.000 KM já percorridos e o que eles esperam para os próximos 175.000 KM.

Outsiders Volta ao Mundo Chile

1. DESVIANTES: Achamos o nome Outsiders Brazil sensacional, já que o significado da palavra em português pode ser traduzido livremente para Desviantes, ou seja, vocês são basicamente nossos “xarás”. O que levou a vocês escolherem esse nome? Qual o significado que Outsider/Desviantes tem para vocês?

OUTSIDERS: Fora do seu habitat natural, fora dos padrões tradicionais, livre para conhecer novos mundos e fronteiras inexploradas. Traduzir Outsiders é o mesmo que elencar qualquer atitude que não seja ficar parado no mesmo lugar. Um Outsider é classificado pelos seus padrões de pensar, sentir e ver o mundo de uma forma diferente.

2. Muitos que partem para esse tipo de expedição que vocês estão fazendo, geralmente o fazem por estarem cansados da vida rotineira que levamos na cidade. A rotina vai nos cansando e tem um momento de nossas vidas em resolvemos virar a “chavinha” e de fato mudar o rumo das coisas. Gostaríamos de saber quando isso aconteceu? E como aconteceu para vocês?

Acreditamos muito que isso já estava dentro de nós, pela nossa essência e pelo modo que vivíamos quando crianças. Começou a se tornar realidade depois de uma volta de férias curta e um pouco frustrada. Fomos a praia e choveu todos os dias. Mas tivemos a oportunidade de pensar e discutir mais sobre a vida e mais profundamente sobre o estilo dela. Voltando para SP dentro do carro, olhamos um para o outro e nos questionamos: “Seria um sonho se não precisássemos parar em SP e parássemos somente quando a gasolina do carro acabar! ”. Hoje estamos aqui depois de 25.000km.

 3. Não fizemos nenhuma reportagem em que os entrevistados ainda estão fazendo a expedição. Por isso gostaríamos de saber qual foi o local que até agora vocês mais gostaram e por que? É difícil escolher, mas quais locais vocês estão mais ansiosos em conhecer?

É muito difícil porque conhecemos lugares maravilhosos e pessoas excepcionais. Se unirmos essas duas coisas podemos escolher dois lugares não só pela paisagem, mas também pelos amigos que fizemos. Seria no Uruguai em Punta de Este pela natureza e pelos amigos Gaúchos e o Chile pelos amigos chilenos e por um casal que mudou um pouco nosso estilo de pensar.

Estamos ansiosos para conhecer o Butão, Indonésia, Quênia e Vietnã.

4. Talvez uma das partes mais difíceis em se fazer uma viagem longa como essa são os preparativos. Em quanto tempo vocês planejaram a viagem? Qual parte do planejamento foi mais complicado e por que? Vocês fizeram algum tipo de curso antes da viagem?

Fomos rápidos e em 6 meses já estávamos andando pelas florestas do Pantanal. Adotamos o estilo de ser o mais simples e objetivo possível, nosso carro é um lego com caixas encaixadas, adotamos esse estilo e levamos o suficiente. Construir alguma coisa dentro do carro ia tomar mais tempo, peso e espaço. Nosso lema sempre é reduzir e nunca aumentar. Durante a viagem fomos eliminando coisas desnecessárias e adquirindo poucas coisas fundamentais. Fizemos somente o treinamento que o sistema de saúde fornece para tirarmos a carteira de vacinação internacional. 

Nenhuma parte foi muito complicada, seguimos mais nossos instintos e fomos montando roteiro, planejamento, carro, finanças, e etc, durante o nosso percurso. Por enquanto estamos indo bem. O Maior desafio dessa viagem é a convivência e isso só se aprende durante a jornada diária.

Não fizemos nenhum curso de direção 4x4 ou sobrevivência na selva. Estamos aprendendo na pratica e adquirindo experiência com outros Overlanders.

5. Durante esse tempo viajando, tem alguma coisa que vocês sentem falta da vida de antes da expedição? Qual mensagem que vocês deixariam para as pessoas que tem esse espirito Outsider/Desviantes e que gostariam de fazer uma expedição como essa?

 No início sentimos falta da comida, hoje sentimos mais falta da família, nesse último ponto usamos a tecnologia a nosso favor para matar um pouco a saudade. Na comida, adotamos sempre o critério de fazer a nossa própria, com ingredientes mais próximos da culinária brasileira. 

A principal mensagem é bem simples. Atitude e desapego. Vai fundo que vocês não irão se arrepender de nada.

 

Perfil dos Viajantes

Renan Baptista OutsidersPaula Guimarães Otusiders Brazil

Renan Baptista: Formado em Ciências da Computação e MBA em Gestão estratégica e Econômica de Negócios; trabalhou em empresas como SulAmérica e IBM. Tem como paixão acampar e viajar com amigos e família. Nas palavras de Renan:Dar a volta ao mundo é um grande marco na minha vida, é o meu maior desafio.

Paula Guimarães: Formada em relações públicas; trabalhou na área de marketing e produção de eventos de algumas empresas de São Paulo. Já morou na Irlanda trabalhando como garçonete, viajou pela Europa e visitou Austrália e Nova Zelândia.  Nas palavras de Paula:Meus últimos três anos em São Paulo passei tentando me encaixar nos padrões que a cidade tanto exige, mas percebi que estes padrões não são para mim e, de novo, economizei para partir.”

 

Mais fotos da Viagem

Outsiders Brazil

 

Quer conhecer mais sobre o Outsiders Brasil e acompanhar a viagem da Paula e do Renan?

Website: https://www.outsidersbrazil.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/OutsidersBrazil?fref=ts

Instagram: https://instagram.com/Outsidersbr @outsidersbr

Twitter: https://twitter.com/outsidersbrazil

Flavio Nodomi

Praticante de mergulho autônomo, trekking e escalada. Amante de fotografia, viagem e natureza, já viajou para diversos países e cidades brasileiras registrando em fotos alguns dos cenários naturais mais bonitos do mundo.