Voo de parapente pela Serra da Moeda
04/02/2015

Voo de parapente pela Serra da Moeda

Voar sem motores, somente ao som do vento e a uma altitude de 1450 metros. Esse foi um desejo realizado pelo André Morato do Blog Meu Destino. Ele foi até o Topo do Mundo, local situado no alto da Serra da Moeda, pertinho de Belo Horizonte, na cidade de Brumadinho - MG e fez um voo duplo de Parapente. Neste "Conte sua Aventura no Brasil" o André vai explicar como foi a sua expectativa antes do voo e seus sentimentos e sensações durante o voo. Confira!

Por: André Morato - Blog Meu Destino

O Blog Meu Destino montou em 2013 um projeto de nome “Nos Caminhos de Minas” com o objetivo de divulgar atrações turísticas em todo o estado de Minas Gerais. O projeto foi um sucesso e um dos locais visitados foi a Serra da Moeda, que fica à aproximadamente 25Km de Belo Horizonte.

Com 1.450 metros de altitude e várias rampas naturais com boa inclinação, a Serra da Moeda é procurada por turistas do Brasil e do mundo para a prática do voo livre. Os praticantes do esporte saltam de um local conhecido como Topo do Mundo, um local ideal para saltar e também para curiosos, que sobem até o topo para acompanhar os saltos, almoçar no restaurante Topo do Mundo e curtir o local, bastante agradável e com uma vista maravilhosa.

Vista da Serra da Moeda Minas Gerais

Parapentes Decolando na Serra da Moeda - MG

Vista do Topo do Mundo Voo de Parapente

Logo quando fechei a parceria com a Base da Nuvem – Escola de Parapente, já deu aquele friozinho na barriga só de imaginar a altura do local, que é de 1.450 metros de altitude da Serra e também pela ansiedade e expectativa de praticar este tipo de voo pela primeira vez. Eu já havia praticado outro tipo de voo, o de parasail na Praia do Forte, porém uma modalidade bem diferente.

Para praticar o voo duplo de parapente, não é necessário um curso para voar, pois o voo é feito pelo instrutor, que mostra como funciona o voo livre de parapente. Só pratique o esporte com as empresas certificadas e instrutores habilitados pela Associação Brasileira de Voo Livre. A Base da Nuvem, empresa na qual eu voei, possui vários anos de experiência no esporte e instrutores certificados.

Voo de Parapente Topo do Mundo

Chegado o dia do voo livre, a adrenalina já estava a mil. Dúvidas foram tomando conta da minha cabeça mas eu tinha uma certeza, não iria deixar de fazer este voo. Segui para o Topo do Mundo e a vista panorâmica de lá é incrível. O pôr do sol visto de lá, também é maravilhoso e rende belas fotos. Com uma visão de 360 graus, se você estiver em um dia de sorte e o tempo estiver seco, dá pra avistar Belo Horizonte, e algumas vezes até o Pico do Itacolomi, que fica na cidade de Ouro Preto à quase 90km da Serra. De acordo com a direção do vento, é possível fazer o voo pro lado da rodovia BR-040, chamado de “Moedinha”, ou pro lado em que fica o vale, conhecido como “Moedão”.

A realização do voo depende sempre das condições meteorológicas do dia e a previsão para o dia em que agendamos estava ótima. O meu voo estava marcado para às 14h, porém já eram 16:30h e ainda não havia saído do chão e eu já estava achando que não ia rolar, pois a pressão do vento ainda não estava ideal para um voo duplo. Mas a natureza deu uma forcinha e os ventos colaboraram para que eu pudesse ter o prazer de praticar o voo livre. O instrutor do Voo foi o Guilherme Peixoto (Gui) que passou todas as instruções de antes, durante e o pouso do voo.

Treinamento para voo de Parapente

 Enfim, saí do chão e pude desfrutar desse esporte, que já virei fã. É praticamente impossível descrever como é um voo livre, talvez uma mistura de sensações, liberdade em voar como um pássaro, ansiedade, adrenalina de estar a mais de 1450 metros de altitude, satisfação de mais um desejo realizado, enfim, pensei em tudo isso enquanto voava pela Serra da Moeda. O que eu posso descrever para os leitores do blog é que é muito mais tranquilo do que todos imaginam, pois não tem queda livre como paraquedas, o momento de decolagem é tranquilo e o pouso mais tranquilo ainda.

Decolando de Parapente na Serra da Moeda Minas Gerais

Andre Voando de Parapente em Minas

Andre Voando de Parapente na Serra da Moeda

Aterrissagem de Parapente na Serra da Moeda

Por do Sol na Serra da Moeda

 

Conheça melhor o trabalho do "Blog Meu Destino"

CONHEÇA O BLOG: blogmeudestino.com
CURTA facebook.com/meudestino
SIGA twitter.com/blogmeudestino
VEJA instagram.com/blogmeudestino

Silas Barbi

Praticante de trekking, escalada, mergulho livre e profissional de marketing por formação. Acredita em mundo com menos rotina e mais aventura. Suas duas paixões são o Brasil e a Natureza e não é por acaso que o seu principal objetivo de vida é levar as pessoas para conhecer as belezas naturais do Brasil.