O que fazer em Campos do Jordão - SP
Campos do Jordão está localizada no maciço da Serra da Mantiqueira, uma das mais altas cadeias de montanhas do Brasil e fica à altitude de 1628 metros, sendo o mais alto município brasileiro, seguido pela cidade de Senador Amaral, em Minas Gerais, que está à 1500 metros do nível do mar. A maior altitude é responsável por um clima mais frio que a média brasileira, criando um verdadeiro clima de montanha, que atrai turistas de todo o Brasil para gozar do clima de inverno.
A cidade tem uma ótima infraestrutura de comércios e hotéis, com arquitetura inspirada em construções europeias, que dão um toque de glamour e transmitem a sensação de se estar em uma “Suíça Brasileira”. Além do clima de sofisticação, as opções do que fazer em Campos do Jordão envolvem muita natureza e passeios cheios de adrenalina, como Passeios de Jipe até a Pedra do Baú, Passeios de Quadriciclo até cachoeiras, descidas de Tirolesa, circuitos de Arvorismo, percursos de Montanhismo e Bike.
Quem é que não gosta de unir aventura com momentos de tranquilidade e sofisticação? Essa é a cidade de Campos do Jordão. Inclusive, a 15 km do centro de Campos, você pode subir, de carro, a mais de 2.000 metros no Pico do Itapeva e ter a visão panorâmica de mais de 15 cidades. Confira em detalhe o que fazer em Campos do Jordão.
-
Esse é um dos passeios mais tradicionais e irados de Campos do Jordão. A cidade tem o relevo bastante acidentado. Para se ter uma ideia, em uma das trilhas, você chegará a mais de 2.000 metros de altitude com visão para 7 cidades. Em Campos do Jordão, você pode optar por passeios com diferentes durações, desde 30 minutos até mais de 5 horas pilotando. No roteiro de maior duração, um dos destinos é o Horto Florestal, uma das maiores áreas de preservação de araucárias e coníferas do Brasil. Se você procura mais emoção, pagando um valor adicional, os passeios também podem ser feitos à noite! (Foto: Quad Mania)
-
No arvorismo você andará pelas copas das árvores através da superação de obstáculos e sempre amparado por instrutores e equipamentos de segurança. Campos do Jordão guarda um dos mais belos locais de prática de arvorismo, com 5 opções de circuitos, oferecidos por duas propriedades. No Altus são 4 opções de circuitos somando 2.000 metros de percurso nas alturas. O maior dos percursos soma 28 atividades e tem duração de 2h:30 a 3h. O circuito “Macaco Aranha”, por exemplo, é composto apenas de tirolesas. A maior das tirolesas tem 200 metros. No Tarandu, o arvorismo é para os pequenos, são 5 estações a 8 metros de altura. (Foto: Ingrid Ortiz)
-
Descer uma tirolesa de 780 metros de extensão é uma das atividades exóticas para se fazer em Campos do Jordão. E lá você tem a sofisticação de chegar até a base da tirolesa com o transporte de um carrinho de golfe. A tirolesa Hi Fly tem o ponto de partida em uma plataforma de 50 metros e termina dentro da mata nativa. (Foto: Boulevard Geneve)
-
Esse passeio acontece somente no verão, para que você tenha coragem de entrar nas águas e se divertir. A água é gelada, mas só até a adrenalina tomar conta de você. O Boia Cross é feito no Ribeirão dos Marmelos e tem a duração média de 1 hora dentro do rio. O roteiro foi pensado para quem quer ter o primeiro contato com o Boia Cross, as corredeiras são leves e a descida se dá entre bosques e pequenas fazendas. (Foto: Altus)
-
Com um cenário de tamanha beleza, vale explorar as trihas de Campos do Jordão a pé, e elas não são poucas. No Horto Florestal, existem opções de trilhas para todos os gostos e níveis de preparo. A Trilha da Cachoeira Celestina, por exemplo, tem 5 horas de duração e necessita do acompanhamento de um guia. Fora do Horto, a Trilha da Onça é uma das mais conhecidas, que sai no nível da cidade e termina no Pico do Itapeva. A trilha segue pela crista da Serra da Mantiqueira, com belíssimas paisagens e duração média de 5 horas. Se o seu negócio é conhecer montanhas, em São Bento do Sapucaí, a 40 km de Campos do Jordão, você encontrará a Pedra do Baú. Essa formação rochosa tem o seu cume a 1950 metros de altitude e você pode chegar até lá por trilha e por uma escada de mais de 200 grampos. O percurso deve ser feito com o acompanhamento de um guia. É uma experiência sensacional.
-
Que tal um passeio de bicicleta nas alturas? Há um grande número de trilhas apropriadas para bike, com diversos níveis de dificuldade. E se você não tem uma bike ou não puder trazê-la, não se preocupe, você poderá alugar uma Mountain Bike para não perder a oportunidade. (Foto: Zoom Aventura)
-
A Serra da Mantiqueira é um verdadeiro paraíso para quem gosta de se aventurar em trilhas de 4x4 e Campos do Jordão é a cidade base para boa parte das trilhas da região. Você pode optar por reservar um tour de 4x4 e ir como carona com os seus familiares e amigos ou dirigir seu próprio 4x4 com o acompanhamento de um guia local. Um trajeto bem legal é o “Campos do Jordão – Pedra do Bau”. O caminho é feito em estradas tranquilas e a vista é sensacional.
Veja também
- O que fazer em Socorro - SP
- O que fazer em Ilhabela - SP
- O que fazer em Piracaia - SP
- O que fazer em Juquitiba - SP
- O que fazer em Atibaia - SP
- Águas da Prata
- Biritiba Mirim
- O que fazer no Petar (Parque das Cavernas) - SP
- São Bernardo do Campo
- Ilha do Cardoso o que fazer e passeios
- Serra da Mantiqueira
- O que fazer em Ubatuba - SP
- Pedro de Toledo
- Serra da Bocaina o que fazer e pontos turísticos
- Jundiaí
- Vale do Ribeira
- Guaratingueta