Ilha do Cardoso o que fazer e passeios
Pertencendo ao Parque Estadual da Ilha do Cardoso, com mais de quinze mil hectares, essa ilha é um paraíso escondido no município de Cananéia, ao extremo sul do estado de São Paulo e na divisa com o Paraná. Por ser ainda pouco explorada devido ao seu difícil acesso, é extremamente bem preservada, tendo 90% de sua área total coberta por mata atlântica intocada e abrigando um dos maiores criadouros de espécies marinhas do mundo, e, por isso, foi tombada pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade. Além disso, você poderá encontrar praias desertas, piscinas naturais, costões, dunas, trilhas que levam a belíssimas cachoeiras e poços cristalinos e uma rica flora e fauna, que incluem algumas espécies em extinção.
Como é um ambiente ainda muito rústico e selvagem, a Ilha do Cardoso não possui energia elétrica (alguns lugares usam geradores, que são desligados durante a madrugada, mas a maioria usa apenas energia solar), telefones celulares não funcionam e apenas 5% de toda sua área é povoada por comunidades caiçaras. No entanto, tudo isso vale a pena por causa de suas incríveis paisagens e pela paz e tranquilidade que reina na região. Por isso, a maior parte do que fazer na Ilha do Cardoso gira em torno de passeios para seus atrativos naturais ou contato com a cultura local, através da culinária, música e boa conversa que se pode encontrar nos bares e restaurantes da Ilha do Cardoso.
-
1. Trilhas: A maioria das trilhas da região são feitas em meio à floresta nativa, onde você poderá ver toda a beleza ao seu redor, como diversas espécies de animais e plantas, e irá lhe levar até praias escondidas, rios ou cachoeiras. As de maior destaque são as trilhas para as Piscinas da Laje, Trilha do Morro das Almas, do Morro de São João, da Aldeia e do Mangue.
2. Cachoeira Ipanema: Após passar a Praia de Ipanema e percorrer aproximadamente onze quilômetros de uma trilha de dificuldade média, você irá encontrar uma queda d’água que, apesar de pequena, com apenas cinco metros, forma um belo poço de águas cristalinas, ideal para banhos.
3. Pontal da Praia: Esse é um dos principais pontos turísticos da Ilha do Cardoso, você pode ir até caminhando, quinze quilômetros a partir da Vila do Marujá, ou de barco, também saindo do portinho do Marujá. É um passeio que vale muito a pena por causa do visual incrível das águas do canal se encontrando com as águas do mar.
4. Poço das Antas: São cerca de três quilômetros de uma trilha pela encosta dos rios que pode durar até três horas e leva até esse famoso e belíssimo poço, cercado por mata atlântica e por diversos animais da fauna local, composta por pequenas aves e mamíferos.
5. Ilha do Sambaqui e do Costão Rochoso: Apesar de ter apenas um quilômetro de extensão, a trilha até esse incrível lugar pode durar até uma hora e meia e é feita em meio à mata virgem, mas todo o esforço vale a pena. É uma verdadeira aventura arqueológica, abrigando fragmentos milenares de objetos e ossos dos antigos nativos, como os sambaquis. -
1. Praias e piscinas naturais: A maioria delas são desertas e ladeadas por costões e morros cobertos de mata atlântica, o que torna seu cenário ainda mais rústico e deslumbrante, como é o caso das praias da Laje, Cambriú, Foles e Fole Pequeno. A praia do Marujá é bastante extensa e concentra a maior parte da infraestrutura turística da ilha, contando com restarantes e até um centro de visitantes. Todas elas levam a suas piscinas naturais, algumas formadas na maré baixa e outras formadas pelas águas doces dos rios.
2. Cachoeira Grande: O acesso até essa cachoeira é feito primeiramente de barco e então por uma curta e tranquila caminhada em meio à mata de encosta. Ao contrário do que seu nome sugere, sua queda d’água não é muito grande, com apenas onze metros de altura, mas forma um belo poço de águas claras para banhos.
3. Museus: É possível visitar dois museus na Ilha do Cardoso – o primeiro é o Museu de História Natural, que fica na Praia de Itacuruçá, dentro do núcleo Perequê, a “sede” da ilha; já o segundo é o Museu Marinho, que abriga várias espécies de animais e aves empalhados e lhe permite conhecer lugares como alojamentos e casas dos pesquisadores.
4. Vila do Marujá: Principal vila de pescadores da ilha, concentra a maior parte das pousadas da Ilha do Cardoso, com a melhor infraestrutura de toda a região, restaurantes e até mesmo casas de forró para curtir durante a noite.
5. Passeio de barco: Feito nas águas calmas da Praia de Itacuruçá, são quatro horas de passeio que inclui paradas na praia para mergulhos e para refeição, e onde você poderá observar os golfinhos e botos-cinza, que fazem parte da fauna marinha da região.
Veja também
- O que fazer em Socorro - SP
- O que fazer em Ilhabela - SP
- O que fazer em Piracaia - SP
- O que fazer em Juquitiba - SP
- O que fazer em Atibaia - SP
- Águas da Prata
- O que fazer em Campos do Jordão - SP
- Biritiba Mirim
- O que fazer no Petar (Parque das Cavernas) - SP
- São Bernardo do Campo
- Serra da Mantiqueira
- O que fazer em Ubatuba - SP
- Pedro de Toledo
- Serra da Bocaina o que fazer e pontos turísticos
- Jundiaí
- Vale do Ribeira
- Guaratingueta