O que fazer em Atibaia - SP

Atibaia é a morada da Pedra Grande, uma montanha de 1418 metros em forma de maciço. A área foi decretada como unidade de conservação e muito do que fazer em Atibaia está ligado a existência desse monumento natural. O acesso a Pedra Grande pode ser feito por carro, em estrada de terra, mas sem muitas dificuldades. O fácil acesso, a posição, a altura e uma grande superfície, fizeram do local uma ótima rampa de decolagem, o que despontou Atibaia como um ícone internacional no voo livre, tanto de asa delta, como de parapente.

Ao redor da Pedra Grande, também se desenvolveram outras atividades ao ar livre, como passeios de quadriciclo, caminhadas pelas trilhas da região, passeios de bike ou simplesmente a contemplação de uma bela paisagem. Mesmo tão próximo de São Paulo, Atibaia guarda um clima de cidade serrana, relaxamento e contato com a natureza. A cidade está entre a Serra da Cantareira e a Serra do Itapetinga e é a origem do Rio Atibaia, que corta as suas terras e forma a represa da Usina, ideal para esportes náuticos, como jet ski e passeios de barco.

  • Fazer Voo Duplo de Parapente em Atibaia

    O parapente funciona como um grande paraquedas, que não utiliza motores e depende de correntes termais para sustentar seu voo. A sensação de voo é incrível. Sem o barulho dos motores, resta escutar os sons do vento e da natureza. Em Atibaia, você pode voar de parapente fazendo um voo duplo de instrução. O voo tem duração média de 30 minutos, você vai juntamente com um instrutor, que será responsável pela condução, e só lhe restará curtir o visual. (Foto: Henrique Alex)

  • Fazer um Passeio de Quadriciclo em Atibaia

    O que fazer em Atibaia não se resume apenas em atividades aéreas, há muito o que fazer em terra. Um exemplo são os passeios de quadriciclo, que acontecem em trilhas exclusivas, sem acesso de outros veículos. O roteiro mais tradicional é a Trilha da Fazenda, com saída do Hotel Village Eldorado. O percurso é indicado para iniciantes e intermediários e tem 1 hora de duração. Uma curiosidade é que em certas épocas do ano, a trilha fica repleta de borboletas de todas as cores. Esse é um passeio para toda a família, inclusive as crianças podem ir na garupa e curtir a natureza.

  • Fazer Voo Duplo de Asa Delta em Atibaia

    A Asa Delta, assim como o parapente, não utiliza motores e depende de correntes termais para sustentar seu voo. Voar de asa delta é a pura sensação de voar livre, muito semelhante ao voo de um pássaro. A rampa de decolagem é na Pedra Grande, certeza de um ótimo visual. Em Atibaia, você pode voar de asa delta fazendo um voo duplo de instrução. O voo tem duração média de 30 minutos, você vai juntamente com um instrutor, que será responsável pela condução, e só lhe restará curtir o visual.

  • Fazer caminhadas em Atibaia

    Caminhar é ótimo para poder observar a natureza bem de perto. Em Atibaia, somente para se chegar a Pedra Grande existem 3 opções de trilhas: Minha Deusa, Mangueira e Monges, todas com aproximadamente 3KM de percurso, sendo a trilha Minha Deusa a mais conhecida. As trilhas da Grota Funda, são outra opção para quem gosta de andar. O passeio tem duração de 2 a 4 horas e você poderá visitar uma capela com quase 200 anos de construção. Empresas especializadas organizam caminhadas e saídas de trekking. (Foto: Exploradores)

  • Fazer Rapel em Atibaia

    A Pedra Grande proporciona um ambiente ideal para quem quer experimentar ou iniciar nesse esporte. A descida de rapel tem cerca de 37 metros de altura, sendo de até 20 metros em negativo. O Rapel ainda é completado com uma trilha pelas encostas da Pedra Grande para se chegar e voltar do ponto de descida. Essa atividade pode ser feita por pessoas totalmente sem experiência. Em todo o percurso, você é acompanhado de instrutores e tem à disposição o uso de todos os equipamentos de segurança. Empresas especializadas organizam o Rapel da Pedra Grande. (Foto: Rapel SP - Aventura e Terapia para a Alma)

  • Fazer Passeio de Bike em Atibaia

    Andar de bicicleta é ótimo para exercitar o corpo e a mente. Você irá pedalar por estradas e trilhas rurais em contato com a natureza e tendo as serras de Atibaia como cenário. Os passeios têm duração de 3 a 4 horas e você tem a opção de alugar a bicicleta e os equipamentos. Essa é uma opção inusitada para você fazer em Atibaia. (Foto: maisaventura.com.br)