Conheça o Vale do Alcantilado em Visconde de Mauá
09/01/2016

Conheça o Vale do Alcantilado em Visconde de Mauá

Por: Isabela Rios

Destino é ideal para quem ama ecoturismo e lindas paisagens

Imagine um paraíso em meio à floresta com tantas quedas d’água que parecem infinitas, árvores com copas grandes e altas lotadas de passarinhos que não permitem que se escute o silêncio.

O Vale do Alcantilado, em Visconde de Mauá é assim. Uma sequência de nove cachoeiras terminando com a mais alta de todas, para dar o toque final.

Teremos uma saída de São Paulo no dia 22 de Janeiro para lá, em um roteiro de 4 dias por Visconde de Mauá. Confira aqui o descritivo e valor.

Visconde de Mauá é um distrito do município de Resende, no estado do Rio de Janeiro, a 210 quilômetros da capital.

O Vale do Alcantilado é uma propriedade particular localizada dentro do Sítio Cachoeiras do Alcantilado. Em 1992, o local foi adaptado à visitação, lazer e entretenimento, contribuindo para o desenvolvimento social e turístico da região.

Portaria do Sítio - Foto: Ricardo Faillace

Para explorar o Vale do Alcantilado é preciso pagar uma taxa de entrada. O visitante então caminha um quilômetro e meio (cerca de uma hora e meia de ida) por uma trilha em meio à beleza da fauna e flora da Mata Atlântica.

A trilha é bem demarcada, sinalizada e conservada, com degraus e corrimões para auxiliar a subida. O caminho inicia a 1.215 metros de altitude e termina a 1.500 metros, sendo um desnível de 300 metros.

Percorrendo o íngreme trajeto as cachoeiras vão aparecendo em sequência. São elas: a Cachoeirinha, que tem um poço tranquilo e espaço amplo para piquenique; a Poço da Areia, com queda pequena e piscina rasa; a Poço das Raízes, com poço e queda um pouco maiores; a Cachoeira do Açude, uma das mais bonitas; a Cachoeira da Muralha, com várias quedas que descem pelas pedras; a Cachoeira do Lajeado, mais fina e comprida; a Cachoeira da Toca, que fica escondida por pedras, a Cachoeira da Gruta do Granito, a segunda mais alta e finalmente, a Cachoeira do Alcantilado.

Alcantilado quer dizer escarpado. Uma escarpa é um decline muito íngreme, o que explica o nome da última e maior cachoeira do vale com 50 metros de altura.

Das nove cachoeiras, oito são permitidas para banho, menos a do Alcantilado. A escolha sobre qual o poço para melhor “batismo” varia de acordo com os exploradores. Alguns são maiores e com água mais quente e outros bem gelados e pequenos. O que é garantido é que existem piscinas para todos os gostos. Conheça algumas delas:

Cachoeirinha - Vale do Alcantilado

Foto: Jairo Magalhães

Poço da Areia - Vale do Alcantilado

Foto: Paulo Santos

Cachoeira do Açude - Vale do Alcantilado

Foto: Ricardo Faillace

Cachoeira do Alcantilado - Vale do Alcantilado

Foto: Danielle Maia

Mas não é só de cachoeiras que vivem os viajantes que exploram o lugar. O Vale do Alcantilado também é famoso por suas grutas e mirantes, como o Mirante da Candeia que está praticamente na metade do caminho e apresenta uma linda vista do vale. Uma ótima dica é aproveitar o local para assistir o pôr do sol no caminho de volta no fim da tarde.

Paisagem de Montanhas vista do Alcantilado - Foto: Rajiva

Quando a fome chegar, o Sítio Cachoeiras do Alcantilado também possui um restaurante com bebidas e porções para repor as energias gastas na caminhada.

O lugar é isolado das luzes da cidade e as estrelas dão um show durante a noite. A propriedade oferece o aluguel de casas e chalés para quem gostou do parque e quer aproveitar a noite nas montanhas.

Foto de exposição do céu no Vale do Alcantilado - Foto: Marcel Weichert

Gostou? Confira aqui nossa viagem para lá com saída de São Paulo que acontece no dia 22 de Janeiro: 4 dias por Visconde de Mauá com Vale do Alcantilado \o/

Isabela Rios

Jornalista com experiência em matérias sobre turismo e esportes no Brasil e no exterior. Apaixonada por aventura, pratica escalada, mergulho, snowboard e qualquer outro esporte que seja na natureza. Entre seus hobbies estão a meditação e a fotografia. Devido a sua profissão e a vontade de conhecer o mundo visitou nove países em 2015.