Melhor época para ir ao Peru
09/04/2018

Melhor época para ir ao Peru

O Peru é um país extremamente rico quando se trata de atrações naturais, históricas e culturais, abrigando um cenário mais fascinante e impressionante que o outro, mas que ficam bem espalhados através de todo seu território e, por isso, requerem um certo planejamento para serem visitados e aproveitados. Para isso, nós dividimos os principais atrativos e passeios por área para que você saiba qual a melhor época de visitar o país dependendo das atividades que quer fazer.

Começando pela região serrana, que é a mais popular pelo fato de reunir as montanhas e trilhas cobiçadas pela maioria dos turistas, como Cusco, Machu Picchu, Lago Titicaca, entre muitos outros. Por ser uma área montanhosa de grande altitude – atinge quase sete mil metros em seu ponto mais alto (o cume de Huascarán) – que é formada pela Cordilheira dos Andes, o clima oscila bastante entre os dias e as noites, pois até mesmo em meses quentes, as temperaturas podem cair drasticamente durante as noites e chegar próxima ao zero ou ao negativo, mesmo que, durante os dias, elas estejam altas. No entanto, vale ressaltar que, ainda assim, deve-se evitar visitar essa região durante o período úmido, principalmente entre Janeiro a Abril, pois além de chover muito e deixar as trilhas lamacentas e difíceis de percorrer, o principal trekking dessa área, a Trilha Inca, que leva à Machu Picchu, está fechado no mês de Fevereiro para manutenção.


Fonte: Weather Spark

Outro ponto importante sobre a Trilha Inca é que, por ser o trekking clássico que leva a Machu Picchu, um dos atrativos mais famosos do Peru, é necessário reservar com antecedência de pelo menos quatro meses, já que as vagas para fazer seu percurso são bastante disputadas. Durante os meses de poucas chuvas, que vão de Maio a Setembro, nós aconselhamos ainda agendar com até seis meses de antecedência (fica ainda mais concorrido), mas também aconselhamos evitar os meses entre Junho a Agosto, pois é a época de férias e alta temporada e, com isso, além dos preços subirem bastante, pode também haver superlotação na trilha – o que não é ideal para quem quer fazer o trekking com um pouco mais de sossego.


Machu Picchu - Foto: Rocco Lucia

Portanto, para evitar as chuvas, preços altos e superlotação de turistas, a melhor época para fazer trekkings e visitar a região serrana do Peru é em Maio ou Setembro. Mas não se esqueça de fazer suas reservas com bastante antecedência para garantir os melhores passeios e poder aproveitar tudo ao máximo!

A segunda principal área do Peru é a região costeira, que é composta por desertos, vales e praias banhadas pelo oceano Pacífico e, por isso, acaba sendo bastante procurada por surfistas ou por quem quer conhecer o Deserto do Atacama pelo lado peruano. Como o clima nessa região é seco e árido, o inverno acaba sendo mais rígido, pois apesar de chover pouco na costa do país, pode ocorrer chuviscos frequentes e névoa que dão sensação de estar mais frio (mesmo que a temperatura não baixe de 10ºC), inclusive deixando a água do mar extremamente gelada. Por isso, a melhor época para visitar a região costeira – lugares exuberantes como Ica, Arequipa, Mancora, Ilhas Ballestas e, é claro, a capital Lima – é durante os meses quentes (entre Dezembro a Março), quando as temperaturas chegam a 30ºC e o céu está limpo para você curtir dias belos e ensolarados seja na praia, na capital ou explorando seus desertos.


Ilhas Ballestas - Foto: lokoperucho


Deserto de Sechura - Foto: A. Duarte

Finalmente, a última área – mas certamente não menos importante ou impressionante – do país é a região de selva amazônica, que faz fronteira com o Brasil, banhada pela bacia do rio Amazonas, e é a mais extensa das três áreas, abrigando algumas das maiores reservas naturais da América do Sul. Assim como é na selva amazônica brasileira, a peruana também tem clima tropical e extremamente úmido durante o ano inteiro, mas as chuvas são bem mais abundantes nos meses mais quentes, de Dezembro a Março – por isso, o ideal seria evitar esse período se quiser explorar e aproveitar o melhor que essa região tem a oferecer. Ao invés, opte por ir na época seca, entre Abril a Outubro, quando o risco de chuva é mínimo e, com isso, o volume dos rios está baixo, facilitando os passeios para observar a riquíssima fauna e flora da selva.


Iquitos - Foto: Carlos Daniel Gomero Correa


Mapa do Peru - Foto: Douglas Fernandes

Flavio Nodomi

Praticante de mergulho autônomo, trekking e escalada. Amante de fotografia, viagem e natureza, já viajou para diversos países e cidades brasileiras registrando em fotos alguns dos cenários naturais mais bonitos do mundo.