Natureza na Argentina – O que fazer?
28/10/2020

Natureza na Argentina – O que fazer?

Viagens para a Argentina já se tornaram bastante tradicionais entre os brasileiros, principalmente para destinos como Buenos Aires, nosso grande “queridinho”, e Bariloche. E não é à toa – a proximidade entre ambos os países, juntamente com os preços baixos e um Peso barato, fazem com que se torne uma opção irresistível para viajar. Mas, apesar de serem lugares realmente muito charmosos e que valem a pena conhecer, ainda mais para quem nunca foi, eles podem acabar ficando um tanto repetitivos no caso de quem já os visitou algumas vezes.

Pensando nisso, nós selecionamos algumas atrações e lugares na Argentina que, mesmo não sendo tão populares ou conhecidos como Buenos Aires ou Bariloche, merecem destaque especial, pois não só irão lhe tirar da mesmice na hora de viajar para lá, mas definitivamente irão lhe deixar fascinado e boquiaberto com tanta beleza natural!

Confira aqui o que fazer na Argentina com muita natureza envolvida!


1. Parque Nacional Tierra del Fuego

De longe, uma das atrações mais impressionantes da Argentina. Situado em um arquipélago de mesmo nome – Terra de Fogo, ou “Tierra del Fuego”, em espanhol –, trata-se do Parque Nacional mais austral do mundo, o que significa que está totalmente ao sul do continente. Mas apesar dessa localização isolada e extrema, o local é lar de uma natureza surpreendente, com lagos de cores estonteantes, montanhas e picos nevados, bosques e até mesmo um trem e um correio do “fim do mundo”, como são chamados por causa do apelido que a cidade de Ushuaia (onde se encontra o Parque) é chamada. Inclusive, apesar do Parque Nacional Terra de Fogo fazer parte da Patagônia Argentina, uma das regiões mais geladas do mundo, ele abriga uma diversidade incrível de diferentes elementos da natureza, como montanhas, mar, lagos e bosques – e é um dos pouquíssimos destinos no país onde é possível encontrar isso!



Para saber mais não só sobre o Parque Nacional Terra de Fogo, mas principalmente sobre a espetacular cidade em que ele se encontra, não deixe de conferir o texto sobre o que fazer em Ushuaia!

2. Monte Fitz Roy

Conhecido também como Cerro Fitz Roy no idioma local, trata-se de uma montanha de mais de três mil metros de altura que não só serve como uma das principais e mais dominantes paisagens de uma pequena vila situada na Patagônia Argentina, mas que também apresenta um desafio e verdadeira aventura para os fãs de trekking. Aliás, é bastante apropriado que essa pequena vila em que o Monte Fitz Roy está situado é El Chaltén, a autodenominada “capital” do trekking na Argentina, pois a trilha que sobe ao topo dessa imponente montanha é uma das mais famosas da região. O trekking possui cerca de 24 quilômetros de extensão no total (ida e volta) e, apesar de muito bem sinalizada e de ser permitido fazer o percurso sem o acompanhamento de guias, ele pode ser bem cansativo principalmente por causa das subidas íngremes. No entanto, a vista panorâmica do topo e até mesmo as paisagens naturais ao longo do trajeto fazem todo esforço físico valer a pena!



Para conhecer um pouco mais sobre a cidadezinha argentina de El Chaltén e outras atrações patagônicas impressionantes, tanto do lado da Argentina como do Chile, confira aqui o texto sobre o que fazer na Patagônia!

3. Parque Nacional Los Glaciares

A terra das grandes geleiras, também conhecidas como glaciares, é a pequena e extremamente charmosa El Calafate, onde as paisagens naturais são tão encantadoras quanto sua infraestrutura turística. E apesar de contar com excelentes restaurantes, hotéis de luxo, um centrinho que lembra até Campos do Jordão e muitas atrações de tirar o fôlego, como picos nevados, lagos de cores azuladas e colinas áridas, as grandes estrelas ainda são e sempre serão as geleiras – tanto que ganharam um Parque Nacional dedicado a elas! São tantas geleiras e de proporções tão impressionantes que, além de abrigar a maior geleira em extensão horizontal do mundo, o Glaciar Perito Moreno, ainda abrange quase metade do Campo de Gelo Patagônico, considerada a segunda maior área de gelo do mundo. E sem contar que é lar de inúmeras outras famosas geleiras, como o Glaciar Upsala, o Glaciar Spegazzini e muito mais.



Se quiser saber mais sobre a “terra dos glaciares”, confira aqui o texto sobre o que fazer em El Calafate!

4. Puerto Madryn

Assim como os outros atrativos e destinos dessa lista, Puerto Madryn também conta com muita natureza e cenários que impressionam, mas possui um detalhe mais especial que o diferencia de todos os outros – a cidade abriga ainda uma das mais ricas e belíssimas faunas marinhas da Argentina, que incluem baleias francas austrais, golfinhos, leões-marinhos e uma verdadeira colônia de diferentes espécies de pinguins. Inclusive, essa região, situada em uma província argentina chamada de Chubut, que também fica na Patagônia Argentina, é lar de diversas reservas naturais que protegem esses animais maravilhosos, como a Peninsula Valdés, um Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO e uma das mais importantes reservas naturais de toda a América do Sul, com mais de 1.500 espécies de animais marinhos. É um local simplesmente imperdível para todos os amantes da natureza e dos animais!


Foto: Olá Argentina

5. Cataratas do Iguaçu

Todos nós já conhecemos ou pelo menos ouvimos falar das Cataratas do Iguaçu, o majestoso e imponente conjunto de 275 quedas d’água que podemos visitar pela cidade Foz do Iguaçu, no Paraná, aqui mesmo em território brasileiro. No entanto, a grandeza das Cataratas é tamanha que chega a abranger até três países, sendo eles o Brasil, o Paraguai e, é claro, a Argentina – inclusive, dois terços das Cataratas ficam, na verdade, no lado argentino, fazendo parte do Parque Nacional Iguazú. Por lá, a natureza é completamente dominante e muito exuberante, de modo que os turistas tenham uma experiência mais “selvagem” do que a do lado brasileiro, sendo possível fazer trilhas para chegar à Garganta do Diabo (um imenso abismo de onde cai a maior parte das águas das Cataratas do Iguaçu), praticar rafting em um nível muito emocionante, observar de perto os animais que habitam a região e, de quebra, ter diversos outros tipos de ângulos privilegiados dessas famosas quedas.


ATENÇÃO: POR MOTIVOS DE FORÇA MAIOR (COVID-19), OS DESTINOS INTERNACIONAIS DO DESVIANTES ESTÃO SUSPENSOS, NÃO TENDO UMA PREVISÃO DE RETORNO. NOS SIGA NO INSTAGRAM PARA FICAR POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES!

Equipe Desviantes
O Desviantes é um portal de turismo de aventura e ecoturismo que surgiu para estimular o contato com a natureza através do turismo e dos esportes de aventura.