Os incríveis fervedouros do Jalapão
07/04/2016

Os incríveis fervedouros do Jalapão

Por: Isabela Rios

Continuando com a saga Jalapão, conheça os fevedouros, uma das atrações mais divertidas e exóticas do Tocantins.

Selvagem, essa é a palavra que melhor descreve a região do Jalapão, no Tocantins. O local, repleto de belezas naturais, é recheado de rios, cachoeiras, dunas e oásis. A natureza única e pouca explorada forma um dos melhores destinos brasileiros para o ecoturismo.

Além das paisagens de serrado e de paredões de tirar o fôlego, existe um outro atrativo na região que surpreende e diverte quem se aventura por lá: os fervedouros do Jalapão.

Mas o que é um fervedouro? Fervedouros são piscinas naturais que não deixam as pessoas afundarem. O motivo de ser praticamente impossível afundar, por mais que os visitantes tentem, é uma rocha impermeável que não oferece vazão para o lençol freático logo abaixo. Quando a água nasce, a pressão é tão grande que empurra a areia para cima. A água fica com alta densidade e as pessoas quando entram nos poços flutuam em partículas de areia. A sensação é semelhante à de boiar no Mar Morto, em Israel.

 

Fervedouro Buritizinho - Foto: Destino Jalapão

No Jalapão não faltam fervedouros. Por onde vamos sempre há um e boa parte ainda não foi explorada, nem está aberta ao público. São aproximadamente 120 fervedouros catalogados. Os cenários formam oásis em meio à vegetação fechada com poços de água azul ou verde transparente e fundos com areia branquíssima.

  Conheça os pacotes do Desviantes para o Jalapão

Alguns fervedouros da região do Jalapão são o Fervedouro da Glorinha, o Fervedouro do Lino ou Ceiça, o Fervedouro do Buritizinho, o Fervedouro Alecrim e Fervedouro do Soninho. O mais famoso, o Fervedouro da Glorinha, tem um poço pequeno com água esverdeada e capacidade máxima de seis pessoas, a piscina é rodeada por uma vegetação fechada com bananeiras por todos os lados, criando um cenário único. Existe também o Fervedouro Bela Vista, que tem até fanpage: www.facebook.com/fervedourobelavista/

Fervedouro Bela Vista - Foto: Facebook do Fervedouro

Além de refrescar, a diversão nos fervedouros é garantida pois é impossível entrar na água e não brincar de ser arremessado para trás ou tentar afundar a todo custo. Além disso, ao esfregar a areia do fundo com as mãos, é possível ouvir um som como se a areia estivesse cantando.

Apenas uma dica para quando visitar os fervedouros: fique preparado para muita areia acumulada em biquínis, sungas e cabelo. Mas relaxe, porque um mergulho em um dos rios de águas cristalinas que normalmente existem lado a lado dos fervedouros resolve todo o problema.

Foto: Lucas Flávio

  Gostou dos Fervedouros? Conheça os pacotes do Desviantes para o Jalapão

Isabela Rios

Jornalista com experiência em matérias sobre turismo e esportes no Brasil e no exterior. Apaixonada por aventura, pratica escalada, mergulho, snowboard e qualquer outro esporte que seja na natureza. Entre seus hobbies estão a meditação e a fotografia. Devido a sua profissão e a vontade de conhecer o mundo visitou nove países em 2015.