Ilha do Bananal - A Maior Ilha Fluvial do Mundo
02/12/2016

Ilha do Bananal - A Maior Ilha Fluvial do Mundo

A Ilha do Bananal, com uma área de aproximadamente 25 mil quilômetros quadrados, é a maior ilha fluvial do mundo, sendo cercada por dois grandes rios, o Javaés e o Araguaia. Está situada na divisão do Tocantins com os estados de Goiás e Mato Grosso, abrangendo alguns municípios tocantinenses, sendo os principais e mais turísticos deles Pium, Caseara, Lagoa da Confusão e Formoso do Araguaia (os outros incluem Peixe, Gurupi e Marianópolis). Outro ponto de extrema importância da ilha é que é considerada um dos maiores santuários ecológicos e possui grande relevância ambiental e cultural para o país devido à sua diversificada flora e fauna (fato que se deve à região estar na faixa de transição entre a Floresta Amazônica e o cerrado) e também por ser uma importante área de habitação indígena.



Por ser um lugar privilegiado com diversas belezas naturais e por estar rodeado de água, as duas principais atividades turísticas da ilha são a pesca esportiva e o ecoturismo. No município de Lagoa da Confusão, por exemplo, é possível nadar e praticar esportes aquáticos na lagoa que lhe deu esse nome, pescar, conhecer o Projeto Quelônio (que protege filhotes de tartarugas ameaçadas de extinção) e fazer passeios pelos rios, lagos, morros e pântanos através de barcos, a pé ou a cavalo. Já em Formoso do Araguaia, maior município da região da Ilha do Bananal, a observação de pássaros é uma atividade muito popular, mas outras opções de passeios ainda incluem fazer trilhas, relaxar nas praias e lagos naturais e artificiais, conhecer as reservas indígenas e o maior projeto de irrigação em terras contínuas da América Latina, entre outras.



Outra famosa cidade da ilha é Caseara, conhecida por suas belas praias, como as do Sol, do Avião, Paredão, Travessão, do Fogoió e do Gado, que se formam ao longo dos rios Caiapó, Coco e Araguaia. Além disso, é porta de entrada para o Parque Estadual do Cantão, um santuário de vida silvestre situado no entorno da ilha que abriga três ecossistemas diferentes (cerrado, floresta amazônica e pantanal) e cerca de 800 lagos, onde você pode fazer passeios de barcos para explorar essa exuberante área e toda sua biodiversidade, e também praticar esportes de aventura como arvorismo e trekking e ainda pernoitar na floresta do Parque e jantar com famílias de ribeirinhos (moradores tradicionais) para aprender sobre a história dos habitantes da maior ilha fluvial do mundo, que têm suas vidas moldadas pelos ciclos dos rios da região.





Pium, um antigo centro de garimpo de cristal de rocha muito importante de Tocantins, é hoje considerado uma das cidades mais historicamente relevantes do estado, cujas exposições de sua estrutura de pirâmide coberta de cristais relembra os tempos de exploração mineral na região. Já os outros municípios – Gurupi, Peixe e Marianópolis – possuem menor quantidade de atrativos turísticos, mas pode-se achar belas praias, como em Peixe, que ficam às margens do rio Tocantins; já em Gurupi, o turismo de negócios é seu principal destaque e reúne ainda bons hotéis e restaurantes.

Silas Barbi

Praticante de trekking, escalada, mergulho livre e profissional de marketing por formação. Acredita em mundo com menos rotina e mais aventura. Suas duas paixões são o Brasil e a Natureza e não é por acaso que o seu principal objetivo de vida é levar as pessoas para conhecer as belezas naturais do Brasil.