O que fazer na Chapada dos Veadeiros
12/04/2021

O que fazer na Chapada dos Veadeiros

A Chapada dos Veadeiros, também conhecida como o Berço das Águas devido à quantidade de nascentes de águas cristalinas, é uma região de cerrado localizada no nordeste de Goiás e encravada no coração do Brasil. Abrigando o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, considerado pela UNESCO como patrimônio natural mundial, e outras oito cidades (Alto Paraíso, Cavalcante, Campos Belos, Colinas do Sul, Monte Alegre de Goiás, Nova Roma, São João D’Aliança e Teresina), possui uma área total de 15.267 km² repleta de cachoeiras, piscinas naturais, cânions, trilhas e uma rica biodiversidade de fauna e flora.

A região oferece um amplo leque de opções para ver e fazer, desde explorar parques e cachoeiras paradisíacas ou relaxar nas águas termais e nos mirantes com incríveis paisagens até aventuras mais radicais como trilhas, rafting, rapel e até passeios de balão. As opções de pontos turísticos são muitas.

Os pacotes de viagem para a Chapada dos Veadeiros tem duração entre 4 e 8 dias e levam os turistas principalmente para conhecer as lindíssimas cachoeiras da região. Sempre há uma mais bela que as anteriores. As opções de hotéis e pousadas complementam a viagem, da simplicidade ao luxo, as hospedagens são todas muito autênticas e carregam o estilo natural da região.

  

TRILHAS NA CHAPADA DOS VEADEIROS

 A maioria das trilhas levam às mais belas cachoeiras sendo as mais famosas localizadas no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. O nível de dificuldade dos percursos varia, com opções de trilhas mais fáceis (podendo até levar crianças) até algumas mais intensas (podem demorar até dois ou três dias para completar, dependendo se decidir acampar).

Decidimos trazer algumas das trilhas localizadas na Região da Chapada para mostrar a você visitante que é possível fazer diversas viagens diferentes indo a um único destino. A Trilha dos Cânions, primeira que trazemos hoje, é um percurso “três em um”, uma trilha pedregosa de 12km em que você pode conhecer dentro de cinco ou seis quilômetros de caminhada a Cachoeira da Carioca e os Cânions I II, já outra trilha, a Trilha da Seriema, é um dos mais fáceis percursos, perfeita para crianças e idosos, sendo apenas 800m de ida e volta e levando ao Córrego Rodoviarinha, um pequeno riacho temporário ótimo para banhos nas épocas das chuvas.

A Trilha dos Saltos um percurso de 11km (ida e volta) e pode ser bem difícil se optar por fazer os saltos e as corredeiras, mas oferece uma vista espetacular da chapada. Após uma caminhada de 4km, você encontrará o Mirante do Salto, uma cachoeira magnífica de 120m de altura do Rio Preto, e as piscinas naturais do Salto de 80m. Já nas Corredeiras do Rio Preto, a 1,5km de distância dos saltos, você verá quedas d’água que formam hidromassagens.

Uma das mais difíceis da região a Travessia das Sete Quedas é para os verdadeiros aventureiros, pois possui um percurso de 23,5km que é melhor se for percorrido por completo em dois ou três dias. Se decidir completá-la, você passará pelos mesmos caminhos das trilhas acima, e, mais a frente, poderá ver também as Fiandeiras e, principalmente, a Cachoeira Sete Quedas.

Localizada fora do Parque Nacional a trilha da Janela oferece uma vista incrível do Mirante da Janela, que é o cartão postal da Chapada dos Veadeiros. O percurso tem 8km de ida e volta, começando a um nível fácil e sendo mais difícil após alcançar a Cachoeira do Abismo.


ATIVIDADES DE AVENTURA NA CHAPADA DOS VEADEIROS

 

Foto: Thiago Roots

 Além das trilhas, há muitas outras atividades para fazer na Chapada dos Veadeiros, tornando-a um verdadeiro parque de diversões para aqueles que preferem uma pitada extra de emoção. Há possibilidade de fazer rafting e elegemos como o melhor lugar da região para rafting o Rio Tocantinzinho, considerado um dos rios mais bonitos do Brasil para a prática deste esporte radical, pois oferece uma das melhores paisagens da beleza cênica da Chapada.

Rapel também é uma opção possível, com o auxílio de cordas para descer pelas cachoeiras, cânions ou cavernas, o rapel é muito popular na região. As cachoeiras onde o esporte é mais praticado são as Almécega I e da Água Fria. Aventura próximo a água, a tirolesa mais famosa é a “Voo do Gavião” que está localizada na Fazenda São Bento, o desafio consiste em deslizar sob dois cabos de aço paralelos, tencionados entre a Serra Almécegas com 1265m de altitude e o morro do Mirante da Fazenda São Bento com 1210m de altitude.

Os passeios de balão ocorrem próximo ao Alto Paraíso, e o voo dura em torno de uma hora. A paisagem, vista de uma altura de até 1500 metros acima do nível do solo, é deslumbrante.
Canionismo é uma atividade que consiste em percorrer um rio, no sentido da correnteza, e driblar todos os seus obstáculos, como cachoeiras, cânions, corredeiras e poços e é super possível praticá-lo na Região das Chapadas dos Veadeiros. O canionismo do Raizama é o primeiro e mais famoso roteiro da Chapada dos Veadeiros, com um percurso de 1km a ser percorrido, mas também há outros 14 cânions para expedições.

 

RELAXAR NA CHAPADA DOS VEADEIROS

 

Foto: Itakama

Já para quem prefere atividades mais relaxantes e acessíveis, a Chapada dos Veadeiros ainda oferece muitas opções para descansar e apreciar as mais belas paisagens, além de trilhas mais curtas e fáceis, ou que podem ser feitas de carro.

Um dos atrativos mais visitados e magníficos entre as opções do que fazer na Chapada é o Vale da Lua, este lugar é um conjunto de formações rochosas que se parecem com as crateras lunares (daí a origem do nome). A trilha até as piscinas naturais é extremamente leve, devendo levar cerca de apenas 15 minutos, e então você poderá relaxar nas pedras, dentro das águas transparentes.
Já as Águas Termais é um passeio altamente indicado após um dia de muita caminhada, as famosas águas termais são piscinas aquecidas que podem chegar a até 33 graus, por isso devem ser aproveitadas à noite. A Pousada Éden Águas Termais e a Águas Termais do Morro Vermelho são as únicas opções.
Enquanto isso temos o Jardim de Maytreia, cartão postal da Chapada dos Veadeiros, este local oferece uma das mais deslumbrantes vistas panorâmicas, e é considerado sagrado pelos místicos. Na paisagem, pode-se observar belos campos de flores, veredas e montanhas, como o  Morro da Baleia.

MISTISCISMO

 Além de suas belezas naturais, a Chapada dos Veadeiros é uma fonte de fortificação e curas espirituais. Muitos grupos, situados nas cidades ao redor do Parque Nacional, dedicam-se a tratamentos de cura, meditações, palestras, fitoterapia, entre outros. Há também resorts de ioga e outras opções de locais onde é possível experimentar massagens terapêuticas e saunas sagradas.

Foto: Cecilia Heinen

Equipe Desviantes
O Desviantes é um portal de turismo de aventura e ecoturismo que surgiu para estimular o contato com a natureza através do turismo e dos esportes de aventura.