O que fazer no Jalapão
08/04/2021

O que fazer no Jalapão

Unidades de conservação são aquelas regiões que tem como objetivo a proteção integral da fauna e flora daquele local. A Região do Jalapão que é centralizada no estado do Tocantins possui nada menos que 5 unidades de preservação sendo elas o Parque Estadual do Jalapão, o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, a APA Serra da Tabatinga, a Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins e por último a APA Estadual do Jalapão. Juntas essas cinco completam um cenário irresistível para os amantes da natureza com 34 mil quilômetros quadrados, tamanho maior que os estados de Sergipe e Alagoas.

O Jalapão, por ainda ser pouco conhecido e muito afastado, é um dos únicos locais do país onde a natureza ainda se encontra quase intocável e por isso é possível encontrar paisagens realmente exuberantes por lá. A região é conhecida como o Deserto de Água brasileiro pois se trata de uma região com dunas douradas, porém rica em rios, cachoeiras e fervedouros.

Como é uma região muito vasta há muitos passeios para fazer e você poderá optar tanto por atividades mais tranquilas ou então por aquelas com uma carga maior de emoção, dependendo de seu gosto e preferência pessoais. No entanto, o Jalapão ainda está se abrindo para o turismo de forma sustentável e por isso oferece uma experiência simples e autêntica, não existem hotéis de luxo ou resorts, todas as acomodações são simples, porém aconchegantes. Isso vale também para os restaurantes, são cheios de simplicidade e acolhimento com uma comida caseira incrível.

 SERRA DO ESPÍRITO SANTO

  

A Serra do Espírito Santo é um lindo, longo e reto platô de arenito que ao longo dos anos sofreu erosão e com seus resquícios gerou o que hoje são chamadas de Dunas do Jalapão. Lado a lado a Serra do Espírito Santo e as Dunas são partes importantes do que é o Jalapão atualmente e são as duas das atrações mais famosas da região.

A Serra em si possui um grande paredão e muitos turistas se aventuram no que hoje é a trilha mais bonita da Região, o trajeto dura em torno de 3 a 4h ida e volta e é um caminho complicado não sendo recomendado para pessoas com dificuldades de locomoção, nele você terá acesso a dois mirantes, um mais alto e outro mais baixo, porém ambos os mirantes com vistas lindas, e ao longo do caminho terá acesso a lugares de descanso.

O local é quente e boa parte das pessoas acabam optando por começar a trilha de madrugada para ver o nascer do sol e evitar muito desgaste pelo calor excessivo.

DUNAS

 

Herança da Serra de Espírito Santo e cortada pelo Córrego Brejão da Areia e pela Lagoa Azul, estes bancos de areia dourados atingem até 40 metros de altura e são um dos principais cartões-postais da região. Ficando ainda mais bonita no pôr do sol o final de tarde se torna o melhor horário para visitar as dunas.

O vento junto a alguns outros fatores fazem com que a areia presente nas dunas seja depositada no mesmo local e da mesma forma, recomendamos aos turistas que quiserem visitar a região a não perder a trilha até a duna mais alta do Jalapão. A trilha até o topo é extremamente fácil, e muitos visitantes param para deslumbrar e tirar fotos da bela paisagem.

 FERVEDOUROS

  

Fervedouros são verdadeiras artes da natureza, um fenômeno incrível que forma piscinas onde ninguém afunda. É difícil de acreditar, mas qualquer pessoa que entre em um fervedouro fica apenas na superfície pois a pressão da água é muito grande, essa água presente vem de lençóis freáticos e sobem até as nascentes – que são os fervedouros – com grande pressão impedindo que os visitantes afundem.

Esses locais são rodeados pela natureza e são em sua maioria bem preservados, por isso a quantidade de pessoas é limitada a 6 ou 10 pessoas por vez. Para visitá-los o turista necessita pagar uma pequena taxa de entrada.

RIO NOVO

Rio que abastece a região do Jalapão, o Rio Novo é um dos rios de maior quantidade de água potável do mundo e é bem importante para o Deserto de Água brasileiro. Turistas que visitam a região tem o prazer de cruzar o Rio Novo em vários pontos do mesmo e cada encontro fornece uma paisagem e atividade diferente, trechos com mais pedras fornecem aos mais radicais fazer rafting ou caiaque enquanto grandes quedas fazem os turistas admirarem as lindas cachoeiras e trechos mais calmos formam junto a areia diversas praias de água doce.

 CACHOEIRAS


Dentro da Região do Jalapão existem diversas cachoeiras que conquistam a atenção dos turistas, cada uma delas com suas peculiaridades, mas todas juntas representam uma parte bem importante do Jalapão. A maior e mais famosa é a Cachoeira da Velha com uma queda d’água de 20 metros enquanto a Cachoeira do Lajeado possui algumas pequenas quedas que juntas formam uma linda piscina natural. Já a Cachoeira Talha do Brejo do Boi são duas cachoeiras em uma e a Cachoeira da Fumaça possui duas grandes quedas que juntas formam uma nuvem de vapor d’água que pode ser vista da estrada. Essas são algumas das Cachoeiras localizadas na região, mas ainda tem várias para conhecer melhor.

 PRAIAS DE ÁGUA DOCE

 

Há alguns anos caso alguém perguntasse de praia o brasileiro diria a respeito de Fernando de Noronha, ou Ilhabela, Florianópolis, Maceió ou Salvador. A verdade é que o conceito de praia estava muito atrelado ao mar e a água salgada, para ter praia precisava ter oceano. Recentemente, no entanto, o ecoturismo está crescendo muito e com isso abrindo os horizontes dos viajantes, hoje praia pode ser de água doce ou salgada, basta ter água e sossego.

O Jalapão tem o privilégio de ter diversas praias em seu território e essas praias são variadas, algumas com extensão de 600m e outras menores, algumas com sombras e outras sem, mas todas com águas cristalinas e um visual de tirar o folego.  

Poderíamos indicar a todos os viajantes amantes de natureza diversos motivos para viajar ao Jalapão, mas no final das contas apenas uma visita ao nosso Deserto de Água para de fato entender a magia desse local.

 

 

Equipe Desviantes
O Desviantes é um portal de turismo de aventura e ecoturismo que surgiu para estimular o contato com a natureza através do turismo e dos esportes de aventura.