Conheça a Cachoeira Raizama na Chapada dos Veadeiros
09/05/2017

Conheça a Cachoeira Raizama na Chapada dos Veadeiros

Foto de Capa: Bruno Lenharo

A Chapada dos Veadeiros ficou conhecida como o “Berço das Águas”, tamanha a quantidade de rios e nascentes que existem por lá. E as inúmeras cachoeiras que se encontram por lá se tornaram um de seus principais atrativos. Conheça a Cachoeira Raizama, um dos principais atrativos da Chapada dos Veadeiros, um passeio ideal para todos.



Transformada em Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), categoria de unidade de conservação criada em área privada pela vontade do proprietário rural, a Raizama fica a poucos quilômetros da vila de São Jorge, uma das portas de entrada para a Chapada dos Veadeiros. É uma ótima opção para quem não tem o dia inteiro disponível para fazer trilhas ou para quem está viajando com crianças ou idosos, pois sua caminhada é curta e tranquila, feita em um trecho pouco acidentado e bem demarcada, e não é necessário qualquer tipo de preparo físico para completá-la. A única parte do percurso que pode ser considerada um tanto complicada é as descidas em escadarias naturais cravadas nas pedras, e, mesmo assim, é muito fácil e seguro.



Como a cachoeira é formada pelo encontro das águas das corredeiras do rio Raizama e do rio São Miguel, é possível fazer paradas durante a caminhada para se banhar nos trechos desses rios, que formam piscinas e hidromassagens naturais de água corrente entre as pedras. Além disso, a trilha é feita sobre plataformas de madeira, que dão acesso a pequenos mirantes “pendurados” nas rochas, e, a partir deles, você poderá tanto avistar a queda da Raizama e o cânion do rio São Miguel como também ouvir o barulho desse mesmo rio descendo pelos cânions, um espetáculo que torna toda essa experiência ainda mais incrível.


Foto: Ion David

Os rios também formam belíssimas cascatas que despencam de cânions de aproximadamente cem metros de extensão e de até cinquenta metros de profundidade em alguns pontos, considerados atrativos à parte desse passeio. Eles seguem margeando o rio até finalmente chegar na Cachoeira Raizama, com uma queda de cerca de 40 metros de altura escondida entre os paredões de pedra, o que faz dela um excelente ponto para a prática de canionismo (canyoning) e rapel.


Foto: Luma Poletti Dutra

Para visitar a Cachoeira Raizama e a Chapada dos Veadeiros sem erro ou preocupações, nós aconselhamos que você viaje entre os meses de Abril a Outubro, quando chove menos. Além disso, durante esse período, você também encontrará os campos mais floridos e as cachoeiras com um bom volume de água.

  Gostou? Conheça nossos pacotes de viagem para a Chapada e conheça esse e outros atrativos incríveis.

Silas Barbi

Praticante de trekking, escalada, mergulho livre e profissional de marketing por formação. Acredita em mundo com menos rotina e mais aventura. Suas duas paixões são o Brasil e a Natureza e não é por acaso que o seu principal objetivo de vida é levar as pessoas para conhecer as belezas naturais do Brasil.